Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Alta significativa

Destaque do mês fica para a categoria de ‘comerciais leves’, que aumentou 21,92% no acumulado do ano

Publicado em

CARROS E MOTOS

Foto: Gilberto Leite- Estadão

Após um início de ano ‘tímido’, a venda de veículos novos voltou a apresentar alta significativa no mês de março, apontam os dados a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em Mato Grosso, houve aumento de 24,89% no emplacamento de novos veículos em março, em comparação com fevereiro deste ano.

Já na comparação dos três primeiros meses de 2023 com os mesmos meses de 2022, houve um aumento de 16,31%. Nesse ano, já foram emplacados 24.486 novos veículos em Mato Grosso, contra 21.052 em 2022. O destaque do mês fica para a categoria de ‘comerciais leves’, que aumentou 21,92% no acumulado do ano.

Quando comparado o emplacamento deste tipo de veículo em março com fevereiro desse ano, houve um aumento de 53,79%, o que aponta uma aceleração nas vendas de veículos em março. Nesse ano, 3.866 novas picapes e caminhonetes foram emplacadas, contra 3.171 nos primeiros meses de 2022.

Nesse segmento, a Fiat Strada lidera as vendas, com 1.028 unidades, na frente da Toyota Hilux, que emplacou 803. Em seguida, aparecem a Chevrolet S10, com 396 unidades, Fiat Toro (336) e Mitsubishi L200 (188). Porém, as quatro caminhonetes são de um patamar superior. As duas únicas que concorrem com a Strada no mesmo patamar, GM Montana e VW Saveiro, emplacaram apenas 140 e 114 unidades, respectivamente.

Leia Também:  Homem se recusa a pagar R$ 10 mil para prostituta trans e leva surra em motel

Outro segmento que se destaca é o de motos, que teve um aumento de 38,99% nos emplacamentos esse ano, em comparação com o ano anterior. Em 2023, foram 10.752 novas motocicletas que entraram em circulação. Já no mesmo período de 2022, foram apenas 7.736. Conforme já noticiado pelo Estadão Mato Grosso, esse aumento é resultado de três fatores: alta procura de motos para serviços de delivery, combustível caro e alta taxa de juros, que fazem os motoristas buscarem alternativas mais baratas para locomoção.

O segmento de ônibus também teve alta expressiva. Nesse ano, foram 58,54% a mais de veículos emplacados, saindo de 123 nos três primeiros meses de 2022 para 195 em 2023. Entretanto, esse segmento representa apenas 0,80% do total de mercado de veículos de Mato Grosso, sendo praticamente inexpressivo diante dos demais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CARROS E MOTOS

Senado aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) proposta de emenda constitucional, em dois turnos, que isenta veículos com mais de 20 anos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O texto vai para análise da Câmara dos Deputados.

A regra irá atingir cinco estados, onde a isenção ainda não vigora – Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina. Em estados onde já existe algum tipo de isenção, como Rondônia, não terá nenhuma mudança.

“A regra valerá para todo o território nacional. No caso daqueles estados onde já há isenção, a partir de dez ou 15 anos, a regra atual não muda, continua como está. A regra vai vincular seus efeitos a partir dos 20 anos, porque é uma proteção contra tributar”, disse o relator, senador Marcos Rogério (PL-RO). Segundo o relator, a medida beneficia população com menor poder aquisitivo, que acaba por comprometer parte significativa da renda para custear o imposto.

A norma não incide para microônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

Pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) aponta que a frota de veículos em circulação no Brasil é a mais velha desde 1995. De 2020 a 2021, o número de veículos com mais de 20 anos de uso cresceu de 2,5 milhões para 3,6 milhões.

Leia Também:  Mato Grosso lidera casos de hanseníase no Brasil; saiba como prevenir

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA