Risco a saúde
Governador manda reforçar fiscalização contra bebidas adulteradas em MT
GERAL
O governador Mauro Mendes determinou, nesta quinta-feira (02/10), que as forças de Segurança intensifiquem a fiscalização em todo o estado para combater a falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas.
A ordem foi dada como resposta preventiva aos casos registrados recentemente em outras regiões do país, especialmente em São Paulo, que registrou mortes por bebidas adulteradas com o uso da substância metanol.
“Emitimos um alerta para todas as forças de segurança. Esse é um crime grave, que coloca vidas em risco. Aqui em Mato Grosso, a resposta está sendo rápida e firme”, afirmou o governador.
Mauro registrou que ainda nesta semana a Polícia Civil e a Polícia Militar desarticularam um galpão clandestino em Nova Mutum, onde funcionava um esquema de falsificação de bebidas.
No local, foram apreendidas garrafas adulteradas, tampas, rótulos e apetrechos usados para enganar o consumidor, além da prisão em flagrante de três envolvidos. A Politec realizou perícia no material apreendido e colabora com a apuração.
De acordo com o governador, a população também pode ajudar a combater esse crime por meio do disque-denúncia 181, com a garantia do sigilo absoluto.
“Se você souber de algo parecido, denuncie. Ligue 181. É anônimo, não precisa se identificar. Não só para crime de falsificação de bebidas, mas para qualquer crime. O programa Tolerância Zero está atuando com firmeza em todo o estado e não vamos dar moleza para essa bandidagem”, finalizou.
GERAL
Bombeiros qualificam militares para suporte em combate aéreo a incêndios
Seis aeronaves e um helicóptero serão utilizados pela corporação durante o período de estiagem no Estado
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) iniciou, nesta quarta-feira (17.6), uma capacitação voltada à requalificação de militares que atuarão no apoio às operações aéreas de combate aos incêndios florestais. A iniciativa integra as ações preparatórias para o período de estiagem no Estado, que, neste ano, deverá ser mais severo em comparação aos anos anteriores.
Ao todo, 17 militares participam do treinamento, representando regiões com maior probabilidade de ocorrência de incêndios florestais que demandem o emprego das aeronaves do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM). O objetivo é reforçar os protocolos operacionais e garantir mais segurança e eficiência durante o período crítico de enfrentamento aos incêndios florestais no Estado.
Para este ano, o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) prevê a utilização de duas aeronaves Air Tractor do GAvBM, além de outras quatro aeronaves da Defesa Civil Estadual e um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ampliando significativamente a capacidade de resposta às ocorrências.
“Nosso objetivo é garantir que as equipes estejam plenamente preparadas para prestar o suporte necessário às operações aéreas. O abastecimento das aeronaves e o cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança são fundamentais para que os recursos aéreos permaneçam operando com eficiência durante toda a temporada de incêndios florestais”, explicou o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza.
A requalificação possui carga horária de 20 horas e é realizada nas instalações do BEA pelos integrantes do GAvBM. Ao longo da semana, os participantes revisam os principais aspectos relacionados às operações aéreas de combate aos incêndios florestais, atualizando conhecimentos e aperfeiçoando técnicas essenciais para uma atuação segura, conforme o tenente-coronel BM Weber Dionísio Batista Júnior.
“Os militares em treinamento pertencem a unidades operacionais de todo o Estado, entre uma temporada de incêndios florestais e outra, podem passar um período sem executar esse tipo de atividade. A requalificação é essencial para reforçar protocolos, atualizar procedimentos e assegurar que todos estejam aptos a atuar com segurança e eficiência durante as operações”, destacou.
Entre os conteúdos abordados estão a segurança operacional, os protocolos de abastecimento, os procedimentos para avaliação correta da qualidade do combustível e a operação dos sistemas de caminhão de abastecimento, chamado Auto Tanque Combustível (ATC), equipado com sistemas específicos para a execução das atividades.
Também serão reforçados os cuidados com a viatura, os procedimentos de deslocamento e as rotinas administrativas e operacionais que garantem a segurança e a qualidade do abastecimento das aeronaves. Além disso, os participantes recebem instruções relacionadas às operações com helicópteros pelo Ciopaer, ampliando o conhecimento necessário para uma atuação integrada em diferentes cenários de combate aos incêndios.
Ao final da capacitação, os militares participarão de um simulado operacional com aeronave, oportunidade em que poderão executar, na prática, os procedimentos de abastecimento e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o treinamento. Após a requalificação, estarão aptos a atuar nas atividades previstas no planejamento da corporação.
Nova aquisição
Além das aeronaves já utilizadas pela corporação, o Governo de Mato Grosso investe R$ 32 milhões na aquisição de um helicóptero monomotor de grande porte para reforçar as ações de combate aos incêndios florestais, fiscalização ambiental e resgate aeromédico.
Com capacidade para transportar até sete pessoas, a aeronave permitirá o deslocamento ágil de equipes operacionais e a realização de resgates em áreas de difícil acesso, especialmente no Pantanal e em regiões remotas do Estado. O helicóptero também contará com maior autonomia de voo, ampliando a cobertura operacional e a capacidade de atendimento aeromédico. O contrato de aquisição já foi assinado, e a previsão é de que a aeronave entre em operação em 2027.
Período proibitivo do uso do fogo
O Governo do Estado estabeleceu o período proibitivo para o uso do fogo em atividades de limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. A utilização irregular do fogo nesse período pode configurar crime ambiental, sujeito às penalidades previstas em lei.
Além de ilegal, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Em casos de flagrante de uso indevido do fogo, inclusive em áreas urbanas, a população pode acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.
-
GERAL7 dias atrásVazio sanitário da soja já está em vigência em Mato Grosso
-
OPINIÃO7 dias atrásQuem poderá disputar as eleições de 2026? As novas regras da inelegibilidade e o RDE
-
GERAL6 dias atrásJustiça mantém reintegração em fazenda de R$ 123 milhões em MT
-
GERAL4 dias atrásIBGE abre seleção com 166 vagas em Mato Grosso e salários de até R$ 4 mil
-
OPINIÃO3 dias atrásSafras recordes e preços de alimentos
-
GERAL3 dias atrásConferência nacional debate implantação da rastreabilidade bovina obrigatória até 2032
-
OPINIÃO7 dias atrásReceita Federal na mira: seus dados estão à venda e o gestor público ainda não percebeu a urgência disso
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil institui protocolo de atendimento e investigação de pessoas desaparecidas



