Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Alterar limites

ALMT discute proposta que pode mudar até 24 mil moradores de endereço em município de MT

Publicado em

GERAL

Um projeto em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) poderá alterar os limites entre os municípios de Poxoréu (MT) e Primavera do Leste (MT) e mudar até 24 mil moradores de endereço. A proposta prevê a realização de um plebiscito para que os eleitores decidam se o distrito de Nova Poxoréu deixará de pertencer a Poxoréu e será incorporado por Primavera do Leste.

O projeto de decreto legislativo foi apresentado pela Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades. Segundo o texto, embora Nova Poxoréu faça parte oficialmente de Poxoréu, a maior parte da população utiliza os serviços públicos, o comércio e as oportunidades de trabalho em Primavera do Leste.

Em nota, a Prefeitura de Poxoréu informou que é contrária ao projeto que prevê o desmembramento do distrito de Nova Poxoréu para incorporação a Primavera do Leste. A administração municipal afirma que o estudo de viabilidade apresentado não retrata a realidade da região, destaca que mantém serviços públicos e investimentos permanentes no distrito e questiona os dados populacionais usados na proposta, alegando que diferem dos números oficiais do IBGE. O município também demonstra preocupação com a inclusão de uma extensa área rural no projeto e informou que acompanhará a tramitação da matéria, adotando medidas para defender a integridade territorial de Poxoréu.

Leia Também:  Preso por matar homem com tiro na cabeça acusa erro em decisão do STJ

A proposta foi lida em plenário durante a sessão do dia 1º de julho. Desde o dia seguinte, passou a cumprir o prazo regimental de cinco sessões ordinárias antes de seguir para as próximas etapas de análise na Assembleia.

Se o texto avançar, a Justiça Eleitoral será responsável por organizar o plebiscito em uma data que ainda será definida. A comissão sugeriu que a consulta ocorra no mesmo dia das eleições deste ano, como forma de reduzir custos.

Mesmo que a maioria dos eleitores aprove a mudança, a transferência do distrito não acontecerá de forma imediata. Depois do plebiscito, a Assembleia Legislativa ainda precisará analisar e votar um projeto de lei estadual para oficializar a alteração dos limites territoriais e concluir a incorporação de Nova Poxoréu a Primavera do Leste.

A consulta será realizada por voto secreto. Os eleitores responderão à pergunta sobre serem favoráveis ou não ao desmembramento do distrito de Nova Poxoréu de Poxoréu e à sua incorporação ao município de Primavera do Leste. As únicas opções de resposta serão “Sim” ou “Não”.

Mesmo sendo aprovado, a Assembleia Legislativa ainda terá de analisar e votar um projeto de lei estadual para oficializar o desmembramento. — Foto: Prefeitura de Poxoréu

Entenda o caso

O distrito de Nova Poxoréu foi criado por volta de 2011. A medida tinha como objetivo regularizar ocupações existentes na região, formadas principalmente por famílias ligadas a Primavera do Leste.

Leia Também:  TRE-MT e MPT firmam acordo para fortalecer combate ao assédio nas Eleições de 2026

Durante um processo de atualização das divisas municipais, a área chegou a ser incorporada a Primavera do Leste. No entanto, a decisão teve os efeitos suspensos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, mantendo o distrito sob administração de Poxoréu.

Na justificativa do projeto apresentado à Assembleia, a comissão afirma que os moradores de Nova Poxoréu dependem, na prática, de Primavera do Leste para acesso a empregos, atendimento de saúde, educação, comércio e outros serviços essenciais.

O documento também cita um Estudo de Viabilidade Municipal, que concluiu que a mudança não provocaria prejuízos financeiros nem comprometeria a prestação de serviços em nenhum dos dois municípios. Segundo a comissão, Primavera do Leste já atende boa parte das necessidades da população local, o que reduziria os impactos de uma eventual transferência administrativa.

Outro ponto destacado no estudo é o sentimento de pertencimento dos moradores em relação a Primavera do Leste. A comissão afirma ainda que a mudança só poderá ser efetivada com a aprovação dos eleitores de Nova Poxoréu, de Primavera do Leste e de Poxoréu, já que a decisão envolve direitos e responsabilidades dos três grupos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Técnicos-administrativos da UFMT aprovam fim de greve e retorno é marcado para o dia 13

Publicados

em

Foto: Divulgação

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovaram, em assembleia geral realizada nesta quarta-feira (8), o encerramento da greve por tempo indeterminado na instituição. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da universidade, que estipulou o retorno integral das atividades da categoria para a próxima segunda-feira, dia 13 de julho.

O movimento grevista havia sido deflagrado em adesão à paralisação nacional coordenada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).

Conduzida regionalmente pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (SINTUF-MT), a categoria cobrava o cumprimento integral dos acordos de reestruturação de carreira firmados com o governo federal ao término da greve do ano de 2024, além de outras pendências trabalhistas.

Com a aprovação do fim do movimento, a rotina institucional nos campus da UFMT deve ser normalizada de forma gradativa. Durante o período de paralisação, serviços de apoio acadêmico foram diretamente afetados, resultando no fechamento de bibliotecas, lentidão na tramitação de processos administrativos internos, suspensão no atendimento de secretarias e na emissão de documentos como diplomas e certificados acadêmicos.

Leia Também:  TRE-MT e MPT firmam acordo para fortalecer combate ao assédio nas Eleições de 2026

As unidades de saúde vinculadas à instituição, como o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) e o Hospital Veterinário, que operaram sob regime de escala mínima de 30% para garantir os atendimentos essenciais e de urgência, voltarão a funcionar com capacidade total a partir da data de retorno.

Os comandos local e nacional de greve devem oficializar os termos finais da negociação junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nas próximas horas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA