Criatividade
Teatro de caixa evidencia talentos artísticos de alunos do Sesi Escola
Turma do 2º ano do ensino fundamental da unidade de Várzea Grande usaram toda criatividade ao criar cenários, personagens e narrativas das histórias
EDUCAÇÃO
Os alunos do 2º ano do ensino fundamental do Sesi Escola Várzea Grande protagonizaram um momento mágico de aprendizagem. Eles demonstraram suas habilidades artísticas ao criar cenários, personagens e narrativas originais dentro de caixas decoradas.
O público, formado pela professora, coordenadora pedagógica e colegas de sala, foi convidado a mergulhar nos mundos únicos que cada caixa representava. As histórias refletiam temas importantes e estimularam a imaginação de todos.
Ágnes Bertozzi adorou a atividade e apresentou a história A menina e o arco-íris. “Foi muito legal a experiência”, conta. Já Eduardo Wolf interpretou um menino que queria ser astronauta, mas foi impedido pelo pai. “Eu criei a história e adorei!”, afirma.
Apesar da timidez, Tiffany Coutinho conseguiu concluir sua apresentação sobre o Bom Jesus. “Fizemos as bonequinhas e decoramos as caixinhas. Fomos bem criativas”, comenta.
Segundo a coordenadora pedagógica do ensino fundamental, Raélita Marques, a atividade destacou o potencial do trabalho artístico como ferramenta educativa. “Promovemos não apenas o aprendizado, mas também o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Foi um verdadeiro espetáculo de criatividade e expressão”, pontua.

EDUCAÇÃO
Mural científico celebra 20 anos da UFMT Sinop
UFMT Campus Sinop terá mural inspirado na ciência e biodiversidade em comemoração aos 20 anos
O artista plástico e muralista, Marcos Andruchak, está esculpindo o mural monumental “Conhecimento que Transforma” na entrada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Sinop. A obra faz parte das comemorações dos 20 anos do Campus, que será em agosto, e tem como tema a relação entre ciência, educação, biodiversidade e desenvolvimento regional.
Com aproximadamente 156 m², o mural terá quatro metros de altura por 39 metros de comprimento. A obra será produzida em cimento esculpido, com elementos em alto e baixo-relevo, e receberá acabamento nas cores azul e cinza, em referência à identidade visual da Universidade.
A composição reunirá referências à fauna e à flora amazônicas, à biodiversidade de Mato Grosso, às ciências agrárias, às ciências da saúde, às ciências naturais, à medicina veterinária, à pesquisa científica e à extensão universitária. A proposta também destaca a relação entre natureza, conhecimento e sociedade, além da contribuição da UFMT para a formação profissional, a produção científica e o desenvolvimento da região.
O mural será integrado à arquitetura do Campus e passará a compor o patrimônio artístico e cultural permanente da UFMT. A expectativa é que a obra se torne um espaço de memória, identidade e valorização da educação pública, da ciência e da cultura.
Andruchak desenvolve murais monumentais integrados a espaços públicos e institucionais há mais de duas décadas. Seu trabalho combina escultura em cimento, geometria e policromia para criar narrativas visuais relacionadas à história, à cultura e às características de cada local. Ao longo da carreira, o artista realizou mais de 120 murais em universidades, instituições públicas, centros culturais e espaços urbanos no Brasil e no exterior. Também desenvolveu projetos em países como Itália, Portugal e México.
O mural da UFMT Campus Sinop integra o Projeto Arte Brasil, criado em 2009 por Marcos Andruchak, professor titular e doutor do Curso de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
-
OPINIÃO5 dias atrásCorrente de comércio com a China
-
GERAL5 dias atrásCalorão volta a Mato Grosso e temperaturas chegam aos 36°C nesta semana
-
OPINIÃO5 dias atrásExplore a emoção
-
GERAL4 dias atrásTangará da Serra (MT) é o 1º município de MT a exigir curso para uso de bicicletas e patinetes elétricos; veja como participar
-
OPINIÃO4 dias atrásA hipertensão não espera pelos sintomas e prevenção também não deve esperar
-
GERAL4 dias atrásGoverno se nega a pagar R$ 172 mi por estudos da Ferrogrão
-
GERAL5 dias atrásPresidente de clube é denunciado por manipulação de resultados e vai a julgamento no TJD-MT
-
GERAL4 dias atrásTJ escolhe dois desembargadores na 5ª; veja quem pode assumir



