Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Seleção

Prova do IFMT será neste domingo (19)

Confira horários e orientações para os candidatos

Publicado em

EDUCAÇÃO

Foto: Divulgação

Neste domingo (19/10), aproximadamente 5 mil estudantes mato-grossenses que atualmente estudam no 9º ano do Ensino Fundamental devem participar da prova de seleção para vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. A participação é exclusiva para quem já se inscreveu para o Processo Seletivo previsto pelo edital 090/2025 do IFMT, que oferta 1.790 vagas distribuídas em 11 campi.

O IFMT reforça que o Processo Seletivo segue regras estritas, assim como vestibulares e concursos públicos. Nesse sentido, os candidatos que farão a prova precisam se atentar a pontos cruciais como o horário de abertura e fechamento dos portões, a necessidade de apresentação de documento oficial com foto e a necessidade de levarem consigo uma caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente para preenchimento do cartão-resposta.

Neste ano, a entrada nos locais de prova será permitida entre às 13h e 13h45 do domingo (horário oficial de Cuiabá). A organização do Processo Seletivo também destaca que não serão aceitos documentos em versão digital. Em caso de extravio do documento, o candidato deverá comparecer ao local de provas com uma foto 3×4 e boletim de ocorrência sobre a perda do documento.

Leia Também:  MT tem 2.705 obras paralisadas e prejuízo perto de R$ 4 bilhões

As questões da avaliação abordarão conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. A aplicação da prova terá início às 14h e duração de até três horas e meia. Os primeiros candidatos a concluir a avaliação somente poderão sair do recinto depois de transcorridos 90 minutos de prova. Caso saiam antes desse período mínimo, serão desclassificados do processo.

O gabarito oficial da prova será divulgado no site do IFMT na segunda-feira (20/10). Já o resultado final, com a lista de aprovados, está previsto para ser publicado em dezembro. Todas as informações e atualizações sobre o Processo Seletivo podem ser acompanhadas no portal seletivo.ifmt.edu.br/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EDUCAÇÃO

Mural científico celebra 20 anos da UFMT Sinop

UFMT Campus Sinop terá mural inspirado na ciência e biodiversidade em comemoração aos 20 anos

Publicados

em

Foto: Assessoria UFMT

O artista plástico e muralista, Marcos Andruchak, está esculpindo o mural monumental “Conhecimento que Transforma” na entrada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Sinop. A obra faz parte das comemorações dos 20 anos do Campus, que será em agosto, e tem como tema a relação entre ciência, educação, biodiversidade e desenvolvimento regional.

Com aproximadamente 156 m², o mural terá quatro metros de altura por 39 metros de comprimento. A obra será produzida em cimento esculpido, com elementos em alto e baixo-relevo, e receberá acabamento nas cores azul e cinza, em referência à identidade visual da Universidade.

A composição reunirá referências à fauna e à flora amazônicas, à biodiversidade de Mato Grosso, às ciências agrárias, às ciências da saúde, às ciências naturais, à medicina veterinária, à pesquisa científica e à extensão universitária. A proposta também destaca a relação entre natureza, conhecimento e sociedade, além da contribuição da UFMT para a formação profissional, a produção científica e o desenvolvimento da região.

O mural será integrado à arquitetura do Campus e passará a compor o patrimônio artístico e cultural permanente da UFMT. A expectativa é que a obra se torne um espaço de memória, identidade e valorização da educação pública, da ciência e da cultura.

Leia Também:  Homicídios caem 19,3% em Mato Grosso, aponta Anuário da Segurança Pública

Andruchak desenvolve murais monumentais integrados a espaços públicos e institucionais há mais de duas décadas. Seu trabalho combina escultura em cimento, geometria e policromia para criar narrativas visuais relacionadas à história, à cultura e às características de cada local. Ao longo da carreira, o artista realizou mais de 120 murais em universidades, instituições públicas, centros culturais e espaços urbanos no Brasil e no exterior. Também desenvolveu projetos em países como Itália, Portugal e México.

O mural da UFMT Campus Sinop integra o Projeto Arte Brasil, criado em 2009 por Marcos Andruchak, professor titular e doutor do Curso de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA