Última Ratio
Operação contra venda de sentenças cumpre mandado no Alphaville, em Cuiabá
Investigação teve início em 2021
POLÍCIA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (24) a Operação Ultima Ratio, com o objetivo de investigar possíveis crimes de corrupção em vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Um dos alvos da ação policial é de Cuiabá e uma mansão de luxo no condomínio de luxo Alphaville recebeu a visita dos agentes, que cumpriram mandados de busca e apreensão.
No entanto, o nome do investigado ainda não foi revelado pela Polícia Federal. A ação é mais um desdobramento da Operação Mineração de Ouro, deflagrada em 2021, e que levou ao afastamento dos conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Waldir Neves, Iran Coelho e Ronaldo Chadid.
Estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça em Campo Grande/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP e Cuiabá/MT. A ação teve o apoio da Receita Federal e é um desdobramento da Operação Mineração de Ouro, deflagrada em 2021, na qual foram apreendidos materiais com indícios da prática dos referidos crimes.
O STJ determinou o afastamento do exercício das funções públicas de servidores, a proibição de acesso às dependências de órgão público, a vedação de comunicação com pessoas investigadas e a colocação de equipamento de monitoramento eletrônico.
Cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul foram afastados. Entre os afastados, está o presidente do TJ-MS, Sérgio Fernandes Martins.
Os afastamentos foram determinados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também autorizou a Polícia Federal a cumprir, com apoio da Receita Federal, 44 mandados de buscas contra eles, outros servidores públicos, 9 advogados, além de empresários suspeitos de se beneficiarem do esquema.
Foram afastados pelo STJ, pelo prazo inicial de 180 dias, os desembargadores:
Vladimir Abreu da Silva;
Alexandre Aguiar Bastos;
Sideni Soncini Pimentel;
Marco José de Brito Rodrigues.
Também foram afastados o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de MS, Osmar Domingues Jeronymo, e seu sobrinho, também servidor do TJ-MS, Danillo Moya Jeronymo.
Ainda são investigados um juiz de primeira instância, dois desembargadores aposentados e um procurador de Justiça. As ordens são cumpridas em Campo Grande, Brasília, São Paulo e Cuiabá.
Os 5 magistrados terão que usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de acessarem as dependências dos órgãos públicos e de se comunicarem com outras pessoas investigadas. Segundo as investigações, entre os crimes cometidos pelo grupo estão lavagem de dinheiro, extorsão, falsificação e organização criminosa.
A operação é fruto de três anos de investigação da Polícia Federal e foi batizada de “Ultima Ratio”, um princípio do Direito segundo o qual a Justiça é o último recurso do Poder Público para parar a criminalidade. A ação teve o apoio da Receita Federal e é um desdobramento da Operação Mineração de Ouro, deflagrada em 2021, na qual foram apreendidos materiais com indícios da prática dos referidos crimes. O STJ determinou o afastamento do exercício das funções públicas de servidores, a proibição de acesso às dependências de órgão público, a vedação de comunicação com pessoas investigadas e a colocação de equipamento de monitoramento eletrônico.
GERAL
Venezuelano de 13 anos é suspeito de estuprar menino de 4 anos em Cuiabá
Um garoto venezuelano de 13 anos é suspeito de estuprar um menino de 4 anos, em uma quitinete no bairro Jardim Eldorado, em Cuiabá. O crime teria ocorrido no sábado (11), mas foi registrado somente no domingo (12) pela mãe da criança.
A mulher procurou a delegacia para relatar sobre os fatos. Segundo ela, o menino teria passado o final de semana com o pai, que mora em uma quitinete.
Após o filho retornar para casa, ela notou que havia algumas marcas no corpo da criança e imediatamente ligou para o pai do garoto. O homem explicou que havia batido no filho, após o pequeno ter “sumido” dentro da quitinete.
Ainda segundo o pai, o menino estava dentro de um quartinho no imóvel e foi encontrado por um vizinho venezuelano de 13 anos.
Depois de realizar a ligação, a mãe foi até a criança e a questionou sobre o porquê de estar naquele local. Inicialmente, o garoto ficou com medo e não disse o motivo. Porém, a mãe o convenceu de que nada aconteceria se ele falasse.
Na sequência, o menor disse que foi para o quartinho com o vizinho do pai e lá o menor teria abusado dele.
Por se tratar de crime de violência sexual envolvendo vítima menor de idade, a Polícia Civil não divulgou detalhes sobre o abuso.
O boletim de ocorrência foi confeccionado e o caso está sob investigação.
-
ECONOMIA5 dias atrás
Custo da construção civil em Mato Grosso cresce em 2024
-
AGRICULTURA4 dias atrás
Produção de grãos 2024/25 é estimada em 322,3 milhões de toneladas com clima favorável para as culturas de 1ª safra
-
ECONOMIA5 dias atrás
Governo de MT libera volume recorde de crédito em 2024 para empreendedores mato-grossenses
-
GERAL6 dias atrás
Governo licita R$ 1,59 bilhão em obras de infraestrutura em 2024
-
GERAL4 dias atrás
Cuiabá ocupa 7ª posição entre as capitais com aluguel mais barato; veja o ranking e o custo médio do m²
-
GERAL5 dias atrás
Venezuelano de 13 anos é suspeito de estuprar menino de 4 anos em Cuiabá
-
AGRICULTURA5 dias atrás
Preço da soja tem forte queda em Mato Grosso no início de 2025
-
GERAL5 dias atrás
Ministério de Fávaro autorizou compra de R$ 479 milhões em tratores com emendas suspensas