Protagonismo Estudantil
Inscrições para o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis terminam no dia 15
Cerca de 1.200 estudantes e gestores participam do encontro que vai discutir o papel dos grêmios na educação pública
EDUCAÇÃO
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) encerra, na sexta-feira (15.8), o período de inscrição para participação no 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis, que será realizado no dia 25 desse mês, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O objetivo é reunir cerca de 1.200 representantes de 508 grêmios da rede estadual de ensino, que conta com 628 escolas nos 142 municípios de Mato Grosso.
O cadastro dos participantes deverá ser feito exclusivamente por um representante da unidade escolar, professor interlocutor, diretor ou coordenador pedagógico, por meio do formulário de inscrição disponível na página oficial do evento.
Para garantir a vaga, é necessário preencher corretamente todos os dados do estudante, incluindo a autorização autenticada em cartório para menores de 18 anos.
Cada escola poderá inscrever até três representantes, sendo dois estudantes do Grêmio Estudantil e um responsável da instituição, que acompanhará o grupo durante a programação.
Como prévia para o evento, a secretaria realizou 13 encontros regionais com foco central na discussão sobre o papel fundamental dos grêmios estudantis nos processos educacionais.
“As discussões levantadas servirão de base para o congresso estadual, onde serão definidas estratégias e propostas para aprimorar a atuação dos grêmios em todo o estado”, avalia o secretário de Educação, Alan Porto.
Segundo ele, a participação ativa dos alunos, por meio de seus representantes, sinaliza um futuro promissor para a educação, com jovens cada vez mais engajados e conscientes de seu papel na sociedade.
O coordenador do projeto de fortalecimento dos grêmios estudantis da Seduc, Matheus Silva, reforça que é fundamental que os estudantes tenham voz ativa na construção da escola que desejam.
“Nossos grêmios são espaços de aprendizado, de debate e de luta por uma educação de qualidade. E o congresso, será o espaço de troca e de construção coletiva entre os jovens líderes estudantis”, concluiu Matheus.
A Seduc vai custear todas as despesas de participação dos estudantes selecionados, como transporte, alimentação e hospedagem.
Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial do evento.
EDUCAÇÃO
Mural científico celebra 20 anos da UFMT Sinop
UFMT Campus Sinop terá mural inspirado na ciência e biodiversidade em comemoração aos 20 anos
O artista plástico e muralista, Marcos Andruchak, está esculpindo o mural monumental “Conhecimento que Transforma” na entrada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Sinop. A obra faz parte das comemorações dos 20 anos do Campus, que será em agosto, e tem como tema a relação entre ciência, educação, biodiversidade e desenvolvimento regional.
Com aproximadamente 156 m², o mural terá quatro metros de altura por 39 metros de comprimento. A obra será produzida em cimento esculpido, com elementos em alto e baixo-relevo, e receberá acabamento nas cores azul e cinza, em referência à identidade visual da Universidade.
A composição reunirá referências à fauna e à flora amazônicas, à biodiversidade de Mato Grosso, às ciências agrárias, às ciências da saúde, às ciências naturais, à medicina veterinária, à pesquisa científica e à extensão universitária. A proposta também destaca a relação entre natureza, conhecimento e sociedade, além da contribuição da UFMT para a formação profissional, a produção científica e o desenvolvimento da região.
O mural será integrado à arquitetura do Campus e passará a compor o patrimônio artístico e cultural permanente da UFMT. A expectativa é que a obra se torne um espaço de memória, identidade e valorização da educação pública, da ciência e da cultura.
Andruchak desenvolve murais monumentais integrados a espaços públicos e institucionais há mais de duas décadas. Seu trabalho combina escultura em cimento, geometria e policromia para criar narrativas visuais relacionadas à história, à cultura e às características de cada local. Ao longo da carreira, o artista realizou mais de 120 murais em universidades, instituições públicas, centros culturais e espaços urbanos no Brasil e no exterior. Também desenvolveu projetos em países como Itália, Portugal e México.
O mural da UFMT Campus Sinop integra o Projeto Arte Brasil, criado em 2009 por Marcos Andruchak, professor titular e doutor do Curso de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
-
OPINIÃO5 dias atrásCorrente de comércio com a China
-
GERAL5 dias atrásCalorão volta a Mato Grosso e temperaturas chegam aos 36°C nesta semana
-
OPINIÃO5 dias atrásExplore a emoção
-
GERAL3 dias atrásTangará da Serra (MT) é o 1º município de MT a exigir curso para uso de bicicletas e patinetes elétricos; veja como participar
-
OPINIÃO3 dias atrásA hipertensão não espera pelos sintomas e prevenção também não deve esperar
-
GERAL3 dias atrásGoverno se nega a pagar R$ 172 mi por estudos da Ferrogrão
-
GERAL4 dias atrásPresidente de clube é denunciado por manipulação de resultados e vai a julgamento no TJD-MT
-
GERAL4 dias atrásTJMT publica edital para escolher nova desembargadora por merecimento



