Comércio
Páscoa deve movimentar R$ 640,6 milhões na economia local
ECONOMIA

Expectativa dos comerciantes cresce a pouco mais de três semanas para a Páscoa. Pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 80% da população ativa planejam festejar a data religiosa, que, neste ano, será celebrada em 20 de abril. A estimativa é que a comemoração movimente R$ 640,6 milhões na economia local, influenciada pela demanda aquecida nos setores de confeitaria, supermercados e artesanato.
Um dos principais símbolos da data, o chocolate terá presença garantida nos festejos dos consumidores mato-grossenses. A intenção de compra do produto oriundo do cacau saltou 26% em comparação ao ano anterior, passando de 36% para 62%. O ticket médio de gastos é de R$ 405,70 e uma parte considerável dos entrevistados disse que deve investir cerca de R$ 250. Produtos industrializados como ovos de chocolate (69%) e caixas de bombons (48%) estão no topo das preferências dos clientes – especialmente entre aqueles que recebem entre dois e cinco salários mínimos.
Produtos da categoria “premium” também têm participação expressiva nas vendas da Páscoa, segundo a pesquisa. Isso porque entre os grupos socioeconômicos mais elevados (que ganham acima de cinco salários mínimos), as principais escolhas são itens artesanais como ovos caseiros recheados (22%), barras de chocolate (18%) e cestas personalizadas com produtos diversos (8%). Especialistas destacam que o forte apelo afetivo e comercial da data também abre oportunidades para o empreendedorismo.
Segundo a analista técnica do Sebrae/MT, Beatriz Jardim, muitas empresas dos segmentos de confeitaria surgiram na Páscoa como uma alternativa para profissionais com vocação para o artesanato e que estavam desempregados ou em busca de renda extra. “O grande destaque da confecção caseira é o toque de customização, que torna o produto mais elaborado. Apostar em sabores sofisticados, receitas saudáveis, embalagens atrativas e edições limitadas pode atrair um público disposto a gastar mais por uma experiência diferenciada”, pontua.
Apesar do interesse em aproveitar a Páscoa, a aquisição de produtos para presentear amigos e familiares tem uma série de desafios. O levantamento do Sebrae/MT revela que a situação financeira e a disponibilidade imediata de produtos em meio à alta demanda são fatores que influenciam o consumo. Para a maioria (60%) dos entrevistados, o preço ainda é determinante na decisão de compra da mercadoria.
“Praticar valores competitivos é importante, mas não é tudo. Nos últimos anos, o perfil do consumidor mudou muito e a exigência por melhores custos-benefícios só aumentou”, comenta Beatriz. Ainda conforme a analista, a pesquisa ressalta a necessidade de se investir em um bom atendimento, qualidade dos produtos, promoções ou descontos atrativos e oferta de condições vantajosas de pagamento. “Essa combinação contribui não só para fidelizar como também para conquistar novos clientes que, eventualmente, não tenham interesse de consumir na data”.
Para auxiliar empreendedores em suas empreitadas durante a Páscoa, o Sebrae Mato Grosso oferece uma gama de serviços voltados ao desenvolvimento de micro e pequenos negócios. A instituição traz soluções de design de embalagens para empresas de pequeno porte, bem como consultorias para a edificação de novos produtos e precificação. “Preparar-se de forma eficaz e antecipada é o primeiro grande passo para fabricar bons produtos e ter sucesso em vendas”, finaliza a analista Beatriz Jardim.
Dados da Pesquisa
O levantamento foi realizado por meio de entrevistas telefônicas entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março de 2025 em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 1.089 residentes maiores de 18 anos. Para a sondagem, utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% e índice de confiança de 95%.

ECONOMIA
ANTT realiza sessão pública em Cuiabá para tratar do projeto de concessão das ferrovias FICO e FIOL
O empreendimento abrange 34 municípios em três estados brasileiros

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará, nesta sexta-feira (14/3), em Cuiabá (MT), a última audiência pública da semana para apresentar e debater com a sociedade o projeto de concessão das ferrovias Integração Centro-Oeste (FICO) e Integração Leste-Oeste (FIOL). O empreendimento ferroviário visa impulsionar o escoamento da produção agrícola da Bahia, Goiás e Mato Grosso em direção ao Porto Sul, na Bahia.
Durante a sessão, a ANTT apresentará detalhes da concessão, que prevê investimentos de R$ 28,7 bilhões e um prazo de operação de 35 anos. “Os investimentos previstos para a concessão das ferrovias FIOL e FICO representam um grande avanço para a infraestrutura de transportes do país, beneficiando diretamente quatro estados brasileiros. Esse corredor ferroviário terá um impacto significativo no escoamento da produção agrícola dessas regiões, proporcionando maior eficiência logística e competitividade no mercado internacional”, ressalta o diretor-geral em exercício da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
Os encontros anteriores ocorreram em Brasília na segunda-feira (10/3) e em Salvador na quarta-feira (13/3).
Investimentos e impactos
O projeto prevê a concessão da infraestrutura ferroviária nos seguintes trechos: FIOL 2, que liga Caetité (BA) a Correntina (BA), com um ramal até Barreiras (BA); FIOL 3, conectando Barreiras (BA) a Mara Rosa (GO), cuja construção ficará a cargo da futura concessionária; e FICO 1, entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT).
A concessão também poderá incluir o trecho FICO 2, garantindo equilíbrio econômico-financeiro ao contrato. Apenas a construção da FIOL 3 demandará um investimento de aproximadamente R$ 12,3 bilhões, com a criação de 93 mil empregos diretos e indiretos no pico das obras. Na fase de operação, estima-se a geração de até 56 mil postos de trabalho.
Além disso, a operação das ferrovias permitirá uma redução de custos logísticos de cerca de R$ 500 milhões ao ano, beneficiando a exportação de soja, milho, farelo de soja e o transporte de fertilizantes.
Consulta pública e participação da sociedade
As audiências públicas são fundamentais para garantir transparência e participação da sociedade na modelagem da concessão ferroviária. “A participação da sociedade é fundamental para que possamos construir um projeto sólido, alinhado às necessidades do setor e ao desenvolvimento econômico do país. As audiências públicas são uma oportunidade para que diferentes segmentos apresentem sugestões e questionamentos, contribuindo diretamente para a modernização da malha ferroviária e a eficiência logística do Brasil”, destaca o superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Cardoso da Fonseca.
Os interessados em participar presencialmente devem comparecer ao local da sessão com 30 minutos de antecedência para credenciamento. Já as contribuições por escrito podem ser enviadas até as 18h de 24 de março pelo Sistema de Participação Pública da ANTT – ParticipANTT, onde também estão disponíveis os documentos do processo.
Serviço:
Cuiabá (MT)
Data: 14 de março (sessão presencial);
Horário: 9h;
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso – Sala Martins Pescador – Rua Antônio Dorileo, 1100 – Coxipó;
Capacidade: 300 lugares.
A primeira sessão da AP nº 1/2025 foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da ANTT no YouTube. Assista: https://youtu.be/DHB8xmn8xec
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