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Custo da construção civil em Mato Grosso cresce em 2024

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ECONOMIA

Foto: Divulgação

O custo médio da construção civil em Mato Grosso encerrou dezembro de 2024 em R$ 1.853,08 por metro quadrado, já considerando a desoneração da folha de pagamento. O estado teve uma variação anual de 2,85%, inferior à média nacional de 3,98%, conforme dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), do IBGE.

Na região Centro-Oeste, Mato Grosso ficou atrás de Goiás, que teve variação de 2,92%, e à frente de Mato Grosso do Sul, onde o crescimento foi de 2,18%. Nacionalmente, Rondônia registrou a maior alta no custo da construção, com variação acumulada de 8,80%, enquanto o Distrito Federal teve a menor, com 1,95%.

Apesar da variação moderada, Mato Grosso apresenta o custo mais elevado da região em valor absoluto, embora abaixo da média nacional. Em dezembro, o estado registrou aumento mensal de 0,39%, superando a média nacional de 0,21%, devido ao impacto dos custos de materiais e mão de obra.

O custo médio nacional por metro quadrado subiu de R$ 1.786,82 em novembro para R$ 1.790,66 em dezembro, sendo R$ 1.034,95 referentes aos materiais e R$ 755,71 à mão de obra.

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De acordo com o gerente da pesquisa, Augusto Oliveira, “a parcela dos materiais apresentou variação de 0,33%, com queda de 0,08 ponto percentual em relação ao mês anterior, enquanto a mão de obra registrou taxa de 0,06%, um aumento de 0,05 ponto percentual em comparação a novembro”.

Os acumulados do ano foram de 3,32% para os materiais e 4,90% para a mão de obra. Em 2023, as taxas foram de 0,06% para materiais e 6,22% para mão de obra. “A diferença de 3,26 pontos percentuais na variação dos materiais entre 2023 e 2024 foi influenciada pelas flutuações no segundo semestre de 2024, quando comparadas ao mesmo período de 2023, que apresentou deflação em alguns meses”, explicou Oliveira.

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ECONOMIA

ANTT realiza sessão pública em Cuiabá para tratar do projeto de concessão das ferrovias FICO e FIOL

O empreendimento abrange 34 municípios em três estados brasileiros

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Foto: Assessoria ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará, nesta sexta-feira (14/3), em Cuiabá (MT), a última audiência pública da semana para apresentar e debater com a sociedade o projeto de concessão das ferrovias Integração Centro-Oeste (FICO) e Integração Leste-Oeste (FIOL). O empreendimento ferroviário visa impulsionar o escoamento da produção agrícola da Bahia, Goiás e Mato Grosso em direção ao Porto Sul, na Bahia.

Durante a sessão, a ANTT apresentará detalhes da concessão, que prevê investimentos de R$ 28,7 bilhões e um prazo de operação de 35 anos. “Os investimentos previstos para a concessão das ferrovias FIOL e FICO representam um grande avanço para a infraestrutura de transportes do país, beneficiando diretamente quatro estados brasileiros. Esse corredor ferroviário terá um impacto significativo no escoamento da produção agrícola dessas regiões, proporcionando maior eficiência logística e competitividade no mercado internacional”, ressalta o diretor-geral em exercício da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

Os encontros anteriores ocorreram em Brasília na segunda-feira (10/3) e em Salvador na quarta-feira (13/3).

 

Investimentos e impactos

O projeto prevê a concessão da infraestrutura ferroviária nos seguintes trechos: FIOL 2, que liga Caetité (BA) a Correntina (BA), com um ramal até Barreiras (BA); FIOL 3, conectando Barreiras (BA) a Mara Rosa (GO), cuja construção ficará a cargo da futura concessionária; e FICO 1, entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT).

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A concessão também poderá incluir o trecho FICO 2, garantindo equilíbrio econômico-financeiro ao contrato. Apenas a construção da FIOL 3 demandará um investimento de aproximadamente R$ 12,3 bilhões, com a criação de 93 mil empregos diretos e indiretos no pico das obras. Na fase de operação, estima-se a geração de até 56 mil postos de trabalho.

Além disso, a operação das ferrovias permitirá uma redução de custos logísticos de cerca de R$ 500 milhões ao ano, beneficiando a exportação de soja, milho, farelo de soja e o transporte de fertilizantes.

 

Consulta pública e participação da sociedade

As audiências públicas são fundamentais para garantir transparência e participação da sociedade na modelagem da concessão ferroviária. “A participação da sociedade é fundamental para que possamos construir um projeto sólido, alinhado às necessidades do setor e ao desenvolvimento econômico do país. As audiências públicas são uma oportunidade para que diferentes segmentos apresentem sugestões e questionamentos, contribuindo diretamente para a modernização da malha ferroviária e a eficiência logística do Brasil”, destaca o superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Cardoso da Fonseca.

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Os interessados em participar presencialmente devem comparecer ao local da sessão com 30 minutos de antecedência para credenciamento. Já as contribuições por escrito podem ser enviadas até as 18h de 24 de março pelo Sistema de Participação Pública da ANTT – ParticipANTT, onde também estão disponíveis os documentos do processo.

Serviço:

Cuiabá (MT)

Data: 14 de março (sessão presencial);

Horário: 9h;

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso – Sala Martins Pescador – Rua Antônio Dorileo, 1100 – Coxipó;

Capacidade: 300 lugares.

A primeira sessão da AP nº 1/2025 foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da ANTT no YouTube. Assista: https://youtu.be/DHB8xmn8xec

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