Indústria
Fiesp diz ser vexatória tentativa do governo de aumentar impostos
Projeto enviado ao Congresso quer elevar a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) em até 2 pontos percentuais
ECONOMIA

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) enviou à imprensa nota se manifestando nesta segunda-feira (02/9) contra a proposta do governo federal de subir alíquotas de impostos que recaem sobre o lucro de empresas e acionistas, alegando que a medida agravaria a já “insustentável” carga tributária, sendo prejudicial à produção e ao emprego.
O Projeto de Lei, enviado ao Congresso na última sexta-feira (30/8), eleva a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) em até 2 pontos percentuais, além de aumentar de 15% para 20% a alíquota do imposto sobre a renda retido na fonte incidente sobre os juros sobre capital próprio (JCP). As duas medidas, somadas, vão gerar arrecadação de R$ 20,94 bilhões em 2025, sendo R$ 14,93 bilhões provenientes das alterações na CSLL e R$ 6,01 bilhões das mudanças no IRRF.
Na nota, a Fiesp reafirma sua posição de que o Brasil já possui uma das maiores cargas tributárias do mundo “e a maior dentre os países emergentes relevantes, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)” e classifica como “vexatória” a posição do governo.
“Quanto mais União, Estados e Municípios arrecadam, mais retiram do setor privado, muito mais eficiente, recursos para a promoção do investimento e do crescimento econômico sustentável. Sugerir aumento da carga tributária por meio do PL 3.394/2024 que propõe alterações na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e no Juros sobre Capital Próprio (JCP) é prejudicial à produção e ao emprego. Tal medida apenas agravaria a já insustentável carga tributária e contribuiria para resultado diametralmente oposto ao que se deseja alcançar, que é uma solução para as contas públicas. Essa somente virá com o crescimento econômico”, afirma o documento.
A nota diz, ainda, que a entidade confia e acredita que o Congresso Nacional vai rejeitar mais um aumento de impostos, e que já passou da hora de os poderes da República dialogarem com os setores econômicos.
O aumento dessas alíquotas em complemento ao Orçamento já havia sido adiantado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada. O objetivo é ampliar a arrecadação e ajudar no cumprimento da meta de resultado primário do próximo ano, que é de déficit zero (receitas iguais às despesas).

ECONOMIA
Páscoa deve movimentar R$ 640,6 milhões na economia local

Expectativa dos comerciantes cresce a pouco mais de três semanas para a Páscoa. Pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 80% da população ativa planejam festejar a data religiosa, que, neste ano, será celebrada em 20 de abril. A estimativa é que a comemoração movimente R$ 640,6 milhões na economia local, influenciada pela demanda aquecida nos setores de confeitaria, supermercados e artesanato.
Um dos principais símbolos da data, o chocolate terá presença garantida nos festejos dos consumidores mato-grossenses. A intenção de compra do produto oriundo do cacau saltou 26% em comparação ao ano anterior, passando de 36% para 62%. O ticket médio de gastos é de R$ 405,70 e uma parte considerável dos entrevistados disse que deve investir cerca de R$ 250. Produtos industrializados como ovos de chocolate (69%) e caixas de bombons (48%) estão no topo das preferências dos clientes – especialmente entre aqueles que recebem entre dois e cinco salários mínimos.
Produtos da categoria “premium” também têm participação expressiva nas vendas da Páscoa, segundo a pesquisa. Isso porque entre os grupos socioeconômicos mais elevados (que ganham acima de cinco salários mínimos), as principais escolhas são itens artesanais como ovos caseiros recheados (22%), barras de chocolate (18%) e cestas personalizadas com produtos diversos (8%). Especialistas destacam que o forte apelo afetivo e comercial da data também abre oportunidades para o empreendedorismo.
Segundo a analista técnica do Sebrae/MT, Beatriz Jardim, muitas empresas dos segmentos de confeitaria surgiram na Páscoa como uma alternativa para profissionais com vocação para o artesanato e que estavam desempregados ou em busca de renda extra. “O grande destaque da confecção caseira é o toque de customização, que torna o produto mais elaborado. Apostar em sabores sofisticados, receitas saudáveis, embalagens atrativas e edições limitadas pode atrair um público disposto a gastar mais por uma experiência diferenciada”, pontua.
Apesar do interesse em aproveitar a Páscoa, a aquisição de produtos para presentear amigos e familiares tem uma série de desafios. O levantamento do Sebrae/MT revela que a situação financeira e a disponibilidade imediata de produtos em meio à alta demanda são fatores que influenciam o consumo. Para a maioria (60%) dos entrevistados, o preço ainda é determinante na decisão de compra da mercadoria.
“Praticar valores competitivos é importante, mas não é tudo. Nos últimos anos, o perfil do consumidor mudou muito e a exigência por melhores custos-benefícios só aumentou”, comenta Beatriz. Ainda conforme a analista, a pesquisa ressalta a necessidade de se investir em um bom atendimento, qualidade dos produtos, promoções ou descontos atrativos e oferta de condições vantajosas de pagamento. “Essa combinação contribui não só para fidelizar como também para conquistar novos clientes que, eventualmente, não tenham interesse de consumir na data”.
Para auxiliar empreendedores em suas empreitadas durante a Páscoa, o Sebrae Mato Grosso oferece uma gama de serviços voltados ao desenvolvimento de micro e pequenos negócios. A instituição traz soluções de design de embalagens para empresas de pequeno porte, bem como consultorias para a edificação de novos produtos e precificação. “Preparar-se de forma eficaz e antecipada é o primeiro grande passo para fabricar bons produtos e ter sucesso em vendas”, finaliza a analista Beatriz Jardim.
Dados da Pesquisa
O levantamento foi realizado por meio de entrevistas telefônicas entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março de 2025 em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 1.089 residentes maiores de 18 anos. Para a sondagem, utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% e índice de confiança de 95%.
-
POLÍTICA5 dias atrás
Ministério Público de Mato Grosso instaura procedimento para apurar pagamentos de R$ 308 milhões
-
AGRICULTURA7 dias atrás
MT lidera produção agrícola e puxa novo recorde da safra de grãos no país
-
GERAL6 dias atrás
Sérgio Ricardo orienta prefeitos sobre gestão de precatórios durante seminário promovido pelo TJMT
-
GERAL4 dias atrás
Motorista morre afogado após carro invadir a Orla do Porto e cair no Rio Cuiabá
-
GERAL3 dias atrás
Instituto pede afastamento de corregedor da OAB-MT após denúncia envolvendo patrocínio simultâneo
-
AGRICULTURA6 dias atrás
MT será o estado que mais vai crescer no país em 2025, diz BB
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Em MT mais de 101 mil pessoas ficaram sem energia por causa de batidas em poste neste ano
-
GERAL3 dias atrás
Teste para gripe aviária em Mato Grosso dá negativo