PROJEÇÃO
MT deve converter mais de 15 mi de hectares de pastagens em áreas agrícolas até 2034
AGRONEGÓCIO
Projeções do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que, até 2034, cerca de 15,62 milhões de hectares de pastagens plantadas em Mato Grosso estarão aptos para conversão em áreas de agricultura. A transição vai impulsionar ainda mais a produção agrícola do estado, que já lidera as principais culturas no Brasil.
Mesmo com a conversão, a pecuária bovina não deixará de crescer. A projeção é que a produção de carne bovina cresça, alcançando 1,90 milhão de toneladas em 2034. O aumento é atribuído pelo Imea ao investimento em tecnologias e melhorias genéticas, que continuarão potencializando tanto a agricultura quanto a pecuária em Mato Grosso.
As previsões fazem parte do Outlook 2034 do Imea, divulgado nesta quarta-feira (09.10). O estudo traça um panorama do que se espera para a produção agropecuária de Mato Grosso nos próximos 10 anos. A estimativa é que, em 2034, o estado produza 148,94 milhões de toneladas de grãos e pluma de algodão, além de 2,80 milhões de toneladas de carne, somando as proteínas bovinas, suínas e de aves.
(Fonte: Imea)
O estudo aponta uma expansão considerável na produção de soja, milho e algodão em Mato Grosso. Entre as safras de 2023/24 e 2033/34, a área dedicada ao cultivo de algodão deve crescer 40,62%, a de milho 60,20% e a de soja 33,18%. Para a soja, por exemplo, o estado deverá contar com 16,62 milhões de hectares até 2034, representando um crescimento de 33,18% em relação à safra atual.
Haverá, no entanto, uma desaceleração na a taxa de crescimento anual para essa em relação à última década. Entre 2013 e 2023 o crescimento foi de 3,99% ao ano, mas deve cair para 2,91%. A queda no ritmo é atribuída à saturação de áreas disponíveis para expansão.
O milho, por sua vez, deverá ocupar 10,90 milhões de hectares até 2034, um aumento de 60,20% em relação à safra de 2023/24. De acordo com o Imea, o crescimento está fortemente relacionado à maior demanda por milho tanto no mercado interno quanto externo, impulsionada pelas indústrias de etanol e pela exportação.
O instituto explica que a conversão de pastagens para áreas agrícolas é parte de um movimento maior de modernização da agropecuária no estado, que busca equilibrar a produção de grãos com a de carne, sem comprometer a liderança de Mato Grosso na produção bovina. De acordo com as projeções do Imea, o estado deverá abater 6,41 milhões de cabeças de gado em 2034, mantendo-se como o maior produtor de carne bovina do Brasil, com uma taxa de crescimento anual de 0,72% até lá.
Desafios à expansão
Apesar das expectativas de crescimento, o Outlook 2034 também alerta para os desafios que a agropecuária mato-grossense enfrentará nos próximos anos. Fatores como tensões geopolíticas, mudanças nas dinâmicas comerciais, eventos climáticos extremos e taxas de juros elevadas são apontados como possíveis riscos ao ritmo de expansão previsto.
O desenvolvimento do Outlook 2034 contou com a colaboração da Faculdade de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Instituições como o Instituto Mato-grossense do Agronegócio (IAGRO) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) também participaram do estudo.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
AGRONEGÓCIO
Norte Show lança aplicativo exclusivo com IA para orientar visitantes
Ferramenta desenvolvida pela startup paulista Br Hub Tecnologia integra programação, mapa de expositores e assistente virtual Mariana Bittencourt
A Norte Show lança aplicativo exclusivo para aprimorar a experiência dos visitantes durante a edição de 2026, que acontece entre os dias 21 e 24 de abril, no Parque Tecnológico da ACRINORTE. Desenvolvida pela Br Hub Tecnologia & Software, de São Paulo, a ferramenta funciona como uma central de serviços que oferecem, de forma gratuita, a programação completa, mapas interativos e um sistema de alertas em tempo real.
Para baixar o app é muito simples, basta acessar o link http://www.norteshow.app.br, ou escanear o QR Code oficial da imagem, e seguir as instruções de configuração diretamente no navegador do smartphone. Ao ativar as notificações nas configurações do aparelho, o sistema permite o recebimento de alertas push sobre o início de leilões e painéis técnicos.
O diferencial tecnológico é a incorporação da Mariana Bittencourt, assistente virtual de inteligência artificial que atua como concierge do evento. Disponível via chat 24 horas, a IA está programada para interagir com os usuários, sanar dúvidas sobre horários de palestras e localizar estandes específicos entre os expositores.
Focado na experiência do usuário, o aplicativo oferece um feed exclusivo para a postagem de fotos e atualizações, além de coordenar serviços de logística, como o transfer entre o Shopping Sinop, o parque e o aeroporto.
Para os fundadores da Br Hub, Victor Valenzuela e Rodney Bonifácio, a ferramenta une alta tecnologia com a praticidade exigida pelo setor. “Nosso foco foi eliminar a barreira do download pesado e entregar uma interface intuitiva que funcione como um companheiro de jornada. Com o app, o visitante tem o controle total do evento na palma da mão, garantindo que não perca nenhuma oportunidade de negócio ou conhecimento”, afirmam
Novidades
A chegada do dispositivo marca a expansão da Br Hub no Centro-Oeste e serve de vitrine para o lançamento do Sinop Concierge. A nova plataforma oferecerá benefícios exclusivos, como descontos e condições especiais, fortalecendo a relação entre empresas locais e clientes.
O modelo de negócio da Sinop Concierge é baseado em parcerias com estabelecimentos locais, comissões sobre vendas, planos para hotéis e um clube de benefícios para usuários. Com isso, a plataforma busca não apenas melhorar a experiência do consumidor, mas impulsionar o comércio regional, gerando visibilidade e aumento de faturamento para as empresas de Sinop e entorno.
-
GERAL6 dias atrásMato Grosso lidera produção agropecuária do país com projeção de R$ 206 bilhões em 2026
-
GERAL5 dias atrásMPT articula ação para prevenir acidentes em silos
-
OPINIÃO5 dias atrásO Ministério de Jesus
-
OPINIÃO5 dias atrásDinheiro ganha eleição?
-
GERAL4 dias atrásJustiça nega tentativa de ‘acordão’ para quitar as dívidas com terrenos
-
GERAL6 dias atrásMato Grosso registra 328 vítimas de estupro de vulnerável em três meses
-
GERAL4 dias atrásDelegação chinesa mira carne sustentável e novos negócios em MT
-
GERAL5 dias atrásSemana começa quente, mas frio deve chegar no Estado




