MODELO DAF XF
Economizando até 14% de combustível, caminhão da DAF atrai agronegócio de MT
Redução de custos impactam positivamente na manutenção da cadeia de transporte de grãos
CARROS E MOTOS
Design diferenciado, segurança e tecnologias avançadas, além de menor desgaste de uso. Esses itens fazem parte do checklist básico da agroindústria para um transporte de carga e safra mais otimizado. Por esse motivo, as montadoras estão investindo em tecnologia para alcançar um diferencial e aumentar o mercado, principalmente no agronegócio.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1 e no Grupo 2!
Serão 265,7 milhões de toneladas de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “O modelo do veículo é de extrema importância para dimensionar a frota e sua gestão no agronegócio, pois é preciso avaliar o melhor custo x benefício no transporte”, pontua o diretor da Caramori DAF no estado, Sandro Caramori.
O mais novo modelo da concessionária, o XF, desenvolveu uma aerodinâmica que impacta sobre toda a sua capacidade operacional. O veículo é equipado com motor PACCAR MX-13 e tem um visual robusto, o que o torna preparado para aguentar as longas distâncias e estradas brasileiros. Ainda assim é luxuoso, característica que garante mais comodidade e conforto para quem o dirige.
Os caminhões podem circular a 900 rpm, o que resulta em níveis de ruído equiparáveis a automóveis de luxo. Além disso, inovações diminuíram os custos por conta de desgaste, como o controle de embreagem. Agora a peça está dentro da própria carcaça e protegido contra danos causados por água e sujeira.
“Os gastos de manutenção e reparo impactam de forma significativa nos resultados da produção agrícola. E tudo isso foi planejado”, diz Caramori. Em 2021, a empresa teve recorde de vendas e um total de 5.600 veículos emplacados.
O número representa um crescimento de 46,2% sobre as 3.381 unidades alcançadas no anterior, ainda em 2020. Até o momento, já são quase 19 mil caminhões das linhas XF além de outro modelo da marca, a CF, rondando pelas estradas do país. “É uma marca que consegue atender de forma peculiar as necessidades para o transporte de cargas do nosso agronegócio”, finaliza Sandro Caramori.
Setor em crescimento
Com as safras atingindo recordes em comercialização, o setor de caminhões tem bastante a comemorar. Em 2021, o setor cresceu 48,6%. E em janeiro deste ano, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o aumento foi de 17,33% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Caramori
A Caramori DAF atua em pontos estratégicos no estado de Mato Grosso desde 2013, com concessionárias DAF e lojas de peças multimarcas TRP. Atualmente, possui sede administrativa em Cuiabá e filiais em Sinop, Rondonópolis e Água Boa. Para saber mais sobre a marca acesse o www.caramoridaf.com.br
CARROS E MOTOS
Senado aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos
O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) proposta de emenda constitucional, em dois turnos, que isenta veículos com mais de 20 anos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O texto vai para análise da Câmara dos Deputados.

A regra irá atingir cinco estados, onde a isenção ainda não vigora – Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina. Em estados onde já existe algum tipo de isenção, como Rondônia, não terá nenhuma mudança.
“A regra valerá para todo o território nacional. No caso daqueles estados onde já há isenção, a partir de dez ou 15 anos, a regra atual não muda, continua como está. A regra vai vincular seus efeitos a partir dos 20 anos, porque é uma proteção contra tributar”, disse o relator, senador Marcos Rogério (PL-RO). Segundo o relator, a medida beneficia população com menor poder aquisitivo, que acaba por comprometer parte significativa da renda para custear o imposto.
A norma não incide para microônibus, ônibus, reboques e semirreboques.
Pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) aponta que a frota de veículos em circulação no Brasil é a mais velha desde 1995. De 2020 a 2021, o número de veículos com mais de 20 anos de uso cresceu de 2,5 milhões para 3,6 milhões.
-
GERAL6 dias atrásMato Grosso lidera produção agropecuária do país com projeção de R$ 206 bilhões em 2026
-
GERAL5 dias atrásMPT articula ação para prevenir acidentes em silos
-
OPINIÃO5 dias atrásO Ministério de Jesus
-
OPINIÃO5 dias atrásDinheiro ganha eleição?
-
GERAL4 dias atrásJustiça nega tentativa de ‘acordão’ para quitar as dívidas com terrenos
-
GERAL6 dias atrásMato Grosso registra 328 vítimas de estupro de vulnerável em três meses
-
GERAL4 dias atrásDelegação chinesa mira carne sustentável e novos negócios em MT
-
GERAL5 dias atrásSemana começa quente, mas frio deve chegar no Estado



