TOP 10
Carros mais vendidos: Strada lidera com folga em 2023; veja o top 10 do ano
Picape da Fiat teve mais de 41 mil unidades emplacadas entre janeiro e maio deste ano
CARROS E MOTOS
Segundo dados divulgados pela Fenabrave, o Fiat Strada foi o veículo mais vendido no Brasil entre janeiro e maio de 2023, com 41.539 unidades emplacadas. O segundo lugar ficou com o Chevrolet Onix, com 35.849 unidades comercializadas. Logo atrás veio o “irmão” Chevrolet Onix Plus, com 29.310 unidades licenciadas. Esse ranking ainda não contempla os resultados do programa de incentivo do carro popular promovido pelo governo federal para a aquisição de veículos novos. Veja o ranking dos dez carros mais vendidos no acumulado de 2023 até o fim de maio, com dados já consolidados.
Com 25.173 unidades emplacadas, o Fiat Argo ficou na oitava colocação. Logo atrás veio o Volkswagen T-Cross, com 24.771 unidades contabilizadas. Fecha o ranking o Chevrolet Tracker, com 24.010 unidades.
Top 10 dos veículos mais vendidos entre janeiro e maio de 2023
1 – Fiat Strada – 41.539
2 – Chevrolet Onix – 35.849
3 – Chevrolet Onix Plus – 29.310
4 – Volkswagen Polo Track – 27.773
5 – Hyundai HB20 – 27.582
6 – Jeep Compass – 26.012
7 – Hyundai Creta – 25.352
8 – Fiat Argo – 25.173
9 – Volkswagen T-Cross – 24.771
10 – Chevrolet Tracker – 24.010
CARROS E MOTOS
Senado aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos
O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) proposta de emenda constitucional, em dois turnos, que isenta veículos com mais de 20 anos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O texto vai para análise da Câmara dos Deputados.
A regra irá atingir cinco estados, onde a isenção ainda não vigora – Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina. Em estados onde já existe algum tipo de isenção, como Rondônia, não terá nenhuma mudança.
“A regra valerá para todo o território nacional. No caso daqueles estados onde já há isenção, a partir de dez ou 15 anos, a regra atual não muda, continua como está. A regra vai vincular seus efeitos a partir dos 20 anos, porque é uma proteção contra tributar”, disse o relator, senador Marcos Rogério (PL-RO). Segundo o relator, a medida beneficia população com menor poder aquisitivo, que acaba por comprometer parte significativa da renda para custear o imposto.
A norma não incide para microônibus, ônibus, reboques e semirreboques.
Pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) aponta que a frota de veículos em circulação no Brasil é a mais velha desde 1995. De 2020 a 2021, o número de veículos com mais de 20 anos de uso cresceu de 2,5 milhões para 3,6 milhões.
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