Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

3 anos de vigia mais MT

Vigia Mais MT alcança 100% dos municípios do estado

Programa celebra três anos com 21.200 câmeras entregues, R$ 22,8 milhões em patrimônio devolvido à sociedade com carros roubados recuperados, entre outros resultados

Publicado em

GERAL

Foto: Willian Silva

O programa Vigia Mais MT, do Governo do Estado e referência em videomonitoramento na segurança pública, completa três anos com câmeras instaladas em todos os municípios de Mato Grosso. Os equipamentos operam de forma integrada ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), em Cuiabá, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta das forças de segurança.

Até agora foram entregues 21.200 câmeras, das quais 16.230 já estão instaladas e operando plenamente, enquanto as demais seguem em fase de instalação para poder entrar no sistema do Ciosp.

As câmeras chegaram aos 142 municípios por meio da adesão de prefeituras, associações, sindicatos, clubes de serviços, condomínios, empresas privadas e escolas públicas estaduais.

Nesses três anos, a Sesp-MT já firmou parcerias com 130 prefeituras, o que representa 91% dos municípios, 175 entidades e empresas, e 8 secretarias de Estado. A Secretaria de Educação, por exemplo, levou 5.500 câmeras do Vigia Mais para ruas e avenidas do entorno de todas das escolas estaduais nos 142 municípios.

Somente com a recuperação de veículos furtados e roubados, o Vigia Mais já ajudou a devolver R$ 22,8 milhões em bens a cidadãos mato-grossenses. Essa estimativa é refere aos 544 veículos recuperados a partir das imagens captadas em diferentes pontos do estado.

O programa também ajudou a prender 285 foragidos desde o início de 2024, ano em que os dados de prisões de foragidos passaram a ser contabilizados no sistema Vigia. São criminosos com mandados de prisão em abertos em todo o país por crimes de homicídio, estupro, tráfico, roubo, violência doméstica, entre outros.

Leia Também:  MT é o 5º com mais casos de arboviroses no ano de 2026

As prisões acontecem em todas as regiões do Estado. No fim de semana, sábado (21.3), em Querência, a 945 km de Cuiabá, as imagens do Vigia Mais foram decisivas na prisão de um homem, de 46 anos. Ele estava foragido da cidade de Santa Inês, no Maranhão, onde a justiça o condenou a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável. Ele foi preso após imagens do Vigia levarem à abordagem de um veículo suspeito de furto.

As câmeras do Vigia dispõem do que há de mais moderno em tecnologia de videomonitoramento. São dotadas de inteligência artificial para leitura facial, de placas, análise de dados e outros recursos que auxiliam na prevenção e resolução de crimes.

“O Vigia Mais, idealizado pelo governador Mauro Mendes, é um exemplo de sucesso do emprego da tecnologia na segurança pública. Já apresentemos nosso modelo para dezenas de estados, mas, sem dúvida, são os números, esses de veículos recuperados, prisões por mandados em aberto, entre outros, que comprovam tudo o que mostramos e dissemos sobre o programa”, destaca o secretário de Segurança, coronel Roveri.

Leia Também:  Emissões da nova CIN em março superam Recorde de 2025

“Este ano, com o sucesso da primeira fase do Vigia, onde adquirimos incialmente 15 mil câmeras, demos início à uma nova etapa. Estamos comprando mais 10 mil câmeras, das quais, 3,5 mil já foram entregues. As novas câmaras trazem tecnologia mais avançada de reconhecimento facial, leitura de placas e produção de provas que podem ser ajudar nas investigações de crime”, informa Roveri. Além de resultados em números, Roveri destaca que a instalação de câmeras intimida práticas criminosas.

 

Como funciona o Vigia Mais MT

Lançado dia 23 de marco de 2023, o programa consiste em uma parceria público privada, na qual a secretaria cede câmeras de monitoramento sem custo. O parceiro fica responsável pela instalação e manutenção das câmeras e a segurança atua no monitoramento e armazenamento das imagens em nuvem.

Pode aderir ao programa, órgãos municipais, estaduais e federais, além de empresas privadas, associações, sindicatos e organizações mistas, com CNPJ.

Dentre as tecnologias entregues câmeras fixas com alcance de até 2,5 km e modo noturno, Speed Dome, capaz de gravar panoramas com 360 graus e OCR, que faz leitura de caracteres de veículos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Clientes Energisa terão unidades consumidoras com numeração padronizada

Objetivo é aumentar eficiência e a qualidade das informações dando mais transparência para gestão do setor elétrico

Publicados

em

Foto: Divulgação

A partir do dia 6 de abril, clientes da Energisa passarão a contar com um novo padrão de identificação das unidades consumidoras. A medida segue determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio da Resolução nº 1095/2024, e tem como objetivo unificar o formato desses registros em todo o setor elétrico.

Com a mudança, o número da unidade consumidora passa a ser único e definitivo, vinculado ao imóvel — e não mais ao cliente. A padronização deve aumentar a confiabilidade das informações e facilitar a integração de sistemas, além de aprimorar a comunicação entre distribuidoras e demais agentes do setor.

“Essa atualização representa um avanço importante na organização das informações do setor elétrico e traz mais segurança para os dados relacionados às unidades consumidoras. Para os clientes, é importante reforçar que a mudança será automática e não altera contratos, titularidade ou o fornecimento de energia. Na prática, é uma melhoria estrutural que contribui para tornar os processos do setor cada vez mais integrados e eficientes”, explica o gerente comercial da Energisa Mato Grosso, Roberto Carvalho.

Leia Também:  Servidores da Saúde protestam contra corte da insalubridade pela prefeitura

Entre os principais benefícios estão a simplificação do atendimento ao cliente e mais agilidade na resolução de ocorrências. A nova estrutura também permitirá cruzamentos de dados mais eficientes, garantindo maior precisão no histórico das unidades consumidoras.

O novo número já começa a aparecer nas faturas a partir de 6 de abril de 2026. A atualização será automática e não exige nenhuma ação por parte dos clientes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA