No Aecim Tocantins
Mato Grosso sedia o Troféu Brasil de Judô e o Grand Prix Nacional de Judô
Disputas individuais contarão com 596 atletas de 76 clubes, representando 10 Estados brasileiros
ESPORTES
Os principais atletas do judô nacional e internacional disputam a partir desta quinta-feira (11.6) o Troféu Brasil de Judô e o Grand Prix Nacional de Judô no ginásio Aecim Tocantins equipamento esportivo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A competição é organizada pela Federação Mato-grossense de Judô, com aval da Confederação Brasileira de Judô. A entrada é gratuita.
Pela categoria individual, concorrem 596 atletas, de 76 clubes de 10 Estados. Por equipe, disputam 236 atletas, de 20 equipes de nove Estados.
Entre os inscritos estão atletas com participações em Jogos Olímpicos e no Circuito Mundial de Judô, elevando o nível técnico do evento em Cuiabá, constam Rafaela Lopes Silva (Reação – Instituto Reação), inscrita no Sênior Feminino Médio (-70kg). Ela é campeã olímpica (Rio 2016), bicampeã mundial sênior (Rio 2013 e Tashkent 2022) e multimedalhista em etapas de Grand Slam e Grand Prix mundiais.
Rafael Carlos da Silva “Baby” (Esporte Clube Pinheiros), inscrito no Sênior Masculino Pesado (+100kg), foi três vezes medalhista de bronze olímpico (Londres 2012, Rio 2016 e Paris 2024), quatro vezes medalhista individual em Campeonatos Mundiais e Hexacampeão Pan-Americano de Judô.
Larissa Cincinato Pimenta (Esporte Clube Pinheiros), inscrita no Sênior Feminino Leve (-57kg) é medalhista de bronze olímpica (Paris 2024), Multicampeã de Jogos Pan-Americanos e medalhista em etapas do Grand Slam de Paris e Brasília.
A competição também conta com atletas experientes que já integraram ou integram frequentemente a Seleção Brasileira Principal ou Militar e possuem relevância no circuito, como Eduardo Yudy Brito Santos (Esporte Clube Pinheiros), inscrito no Sênior Masculino Meio-Médio (-81kg), campeão de Jogos Pan-Americanos (Lima 2019), medalhista de ouro em etapas de Open Continental e representante olímpico do Brasil em Tóquio 2020.
Inscrita no Sênior Feminino Meio-Médio (-63kg), Ketelyn Araujo Nascimento (Esporte Clube Pinheiros) é medalhista recorrente em campeonatos Continentais (Pan-Americano e Oceania de Judô) e Opens Internacionais, além de pódios constantes no Troféu Brasil.
Já Ellen Froner Santana (Esporte Clube Pinheiros), inscrita no Sênior Feminino Médio (-70kg), é campeã do Grand Prix de Zagreb, destaque nacional em competições sênior e presença constante nas convocações e torneios do Circuito Mundial (Grand Slam).

Por Mato Grosso, disputam 33 atletas. A maioria é bolsista do Projeto Olimpus, da Secel, sendo oito atletas do Instituto Reação (Cuiabá), três da David Moura Academia de Judô e dois da Associação Mato-Grossense dos Veteranos de Judô.
O evento visa fomentar o crescimento contínuo do esporte no país. As competições reunirão judocas de diferentes categorias e faixas etárias, proporcionando um ambiente inclusivo para o intercâmbio de experiências e o fortalecimento dos laços entre os praticantes da arte marcial.
A imprensa deve se inscrever pelo link https://forms.gle/nqBTg31Rc3z72t4L6 para fazer a cobertura do evento.
ESPORTES
Primeira corrida noturna do MX1GP Brasil lota Parque Novo Mato Grosso
Na principal categoria, a MX1, Enzo Lopes conquistou a vitória da segunda bateria com apenas 0,854 segundos de vantagem sobre o belga Jeremy Van Horebeek
Milhares de pessoas lotaram o Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, neste fim de semana, para acompanhar a primeira corrida noturna da história do MX1GP Brasil Sportbay 2026, considerado o maior campeonato de motocross da América Latina. Com mais de 300 pilotos de 22 países na capital mato-grossense, a etapa consolidou Mato Grosso como referência na realização de grandes eventos esportivos.
Com iluminação de refletores de alta potência, a pista ganhou um cenário inédito, que elevou a emoção das disputas e proporcionou mais dinamismo e visibilidade ao público. Durante o evento, realizado pela Federação Mato-grossense de Motociclismo, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a área exclusiva de bastidores dos autódromos, conhecida como paddock, ficou aberta ao público.
Fãs puderam acompanhar os últimos ajustes nas motocicletas, conversar com integrantes das equipes técnicas e interagir com os pilotos, que distribuíram autógrafos e atenderam crianças e adolescentes.
Para o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, o sucesso da etapa reforça o protagonismo de Mato Grosso no cenário nacional dos grandes eventos esportivos. “Receber uma competição deste porte, com repercussão internacional e uma estrutura inédita como a corrida noturna, demonstra a capacidade de Mato Grosso em sediar grandes eventos esportivos. O Parque Novo Mato Grosso já se consolida como uma sede de eventos esportivos e do entretenimento, movimentando o turismo, gerando renda e aproximando ainda mais a população de competições de alto nível”, destacou.
No sábado (23.5), foram realizadas quatro corridas oficiais das principais categorias da competição: MX1, MX2, MX4 e MXJR, todas marcadas por disputas acirradas e decididas nos detalhes.
Na principal categoria, a MX1, Enzo Lopes conquistou a vitória da segunda bateria com apenas 0,854 segundos de vantagem sobre o belga Jeremy Van Horebeek. O holandês Glenn Coldenhoff completou o pódio, 6,453 segundos atrás do líder. O brasileiro Vitor Hugo de Borba terminou em quarto lugar, seguido de Guilherme Bresolin. A diferença mínima na chegada evidenciou o alto nível técnico da competição.
Na MX2, o espanhol Salvador Pérez Carneiro levou a melhor na única prova da categoria a completar as 20 voltas. Pela MX4, João Vitor Cardeli abriu mais de seis segundos de vantagem sobre os adversários. Já na MXJR, Lorenzo Ricken venceu Zion Berchtold por apenas 1,682 segundo em uma chegada eletrizante.
As categorias reúnem diferentes perfis de competidores. Na MX1 disputam pilotos profissionais com motos de 450 cilindradas. A MX2 é destinada a competidores profissionais com motocicletas de 250 cilindradas. A MX4 reúne atletas acima de 40 anos, com motos de 250cc e 450cc, enquanto a MXJR é voltada a jovens de até 17 anos, em motos de até 250 cilindradas.
Campeão da MX4, João Vitor Cardeli destacou o nível elevado da pista montada em Cuiabá.“É uma pista em que todo cuidado é necessário para conseguir uma vitória tão importante no Campeonato Brasileiro”, afirmou.
Além do impacto esportivo, o evento aqueceu a economia local. A praça de alimentação registrou intenso movimento durante os três dias de programação, com comercialização de alimentos e bebidas acima da expectativa dos comerciantes.
O fornecedor de alimentos para eventos, festas e shows, Luzivan Pinheiro de Souza, conhecido como Velho Chico, elogiou a estrutura do Parque Novo Mato Grosso e destacou o legado deixado pelo espaço. “Mato Grosso merecia ter um parque deste porte, deste tamanho. Tem futuro. O público lota o local. É um legado deixado pelo Governo do Estado. Agora é importante dar seguimento ao que já foi feito”, ressaltou.
Segundo ele, toda a mercadoria levada para comercialização foi vendida rapidamente. “Não prevíamos tanta procura. Vendemos 300 quilos de carne, 30 quilos de macarrão e, agora à noite, mais 250 lanches. Foram três dias de sucesso total”, completou.

-
GERAL7 dias atrásBombeiros antecipam ações e enviam equipes contra incêndios em MT
-
GERAL5 dias atrásLula sanciona lei que garante renovação automática da CNH
-
GERAL3 dias atrásHemocentro MT alerta para estoques críticos em banco de sangue
-
GERAL2 dias atrásDefensoria promove mutirão de DNA para reconhecimento de paternidade
-
OPINIÃO2 dias atrásVacinar é um ato de cuidado, responsabilidade e amor
-
GERAL2 dias atrásPF aponta que Faissal era ‘laranja’ de desembargador
-
GERAL2 dias atrásProprietários de veículos com placa final 6 têm até o dia 30 de junho para quitar a taxa do Licenciamento 2026
-
GERAL2 dias atrásFaissal nega ser ‘braço direito’ de desembargador e entrega celular à PF



