Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Solidariedade

SES realiza oitava captação de órgãos em Mato Grosso de 2025

Na tarde desta quinta-feira (2), foi realizada a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa

Publicado em

SAÚDE

Foto: Central Estadual de Transplantes

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou, na tarde desta quinta-feira (2.10), a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá.

O procedimento começou às 12h18 e terminou às 14h56. As equipes captadoras vieram de Brasília (DF) e contaram com o suporte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e das equipes da CET.

Esse foi a oitava captação de múltiplos órgãos de 2025 em Mato Grosso. Ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações.

“A captação e o transplante de órgãos são serviços que demonstram a grandeza do Sistema Único de Saúde (SUS). Parabenizo o nobre gesto da família que aceitou doar esse órgão mesmo em um momento de dor. Essa é a chance de vida para alguém que precisa”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, explicou que a gestão estadual trabalha junto às unidades captadoras para conscientizar os profissionais e as famílias dos possíveis doadores de órgãos.

Leia Também:  Hospital de Câncer de Mato Grosso abre inscrições para Residência Médica 2026

“O Governo de Mato Grosso envida muitos esforços para preparar e conscientizar os profissionais sobre o processo de captação de órgãos, porque é necessário que todos sejam sensíveis na abordagem das famílias. Além disso, a SES retomou o transplante de rim no estado, o que é muito positivo para a população”, avaliou.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, também enfatizou que o Estado investe em capacitações voltadas para os profissionais de unidades notificadoras.

“No ano de 2024, foram realizadas junto aos hospitais notificadores de Mato Grosso dez turmas. Neste ano de 2025, realizamos diversas capacitações durante o mês do Setembro Verde, voltado para a conscientização sobre o transplante de órgãos”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

SES promove caminhada no domingo (28) para conscientizar sobre doação de órgãos

Secretaria de Estado de Saúde vai distribuir panfletos e prestar orientações no Parque das Águas, a partir das 17h30; sábado (27) é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos

Publicados

em

Foto: Emanoele Daiane - Prefeitura de Cuiabá

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, no fim da tarde do próximo domingo (28.9), a 3ª Caminhada de Setembro Verde, que ocorre anualmente e busca conscientizar sobre a doação de órgãos. O evento será no Parque das Águas, das 17h30 às 19h30.

No sábado (27), é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos no Brasil, data criada para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do ato de doar órgãos.

“Convidamos toda a população para participar dessa atividade da Secretaria no próximo domingo. Vamos orientar sobre a captação de órgãos e incentivar que a população manifeste aos seus familiares o desejo de, em caso de uma fatalidade de morte cerebral, virar um doador de órgãos e salvar vidas”, informou a secretária-adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET), Anita Ricarda da Silva, a equipe fará panfletagem para os frequentadores do parque, com explicações sobre o processo de doação de órgãos, e haverá uma tenda da saúde com profissionais da SES, para aferição de pressão e glicemia.

“Os profissionais da Central vão explicar, por exemplo, como o interessado pode fazer para ser um doador, seja uma doação em vida para algum parente ou no caso de morte encefálica. Lembramos que o gesto de doação simboliza a esperança e uma nova chance de vida para quem precisa”, destacou a coordenadora.

Leia Também:  Hospital de Câncer de Mato Grosso abre inscrições para Residência Médica 2026

A Central está promovendo diversas ações ao longo do mês de setembro, como capacitações das equipes dos hospitais notificadores e distribuição de panfletos para conscientizar a população a respeito da importância da captação de órgãos para a realização dos transplantes.

Já foram realizados, neste mês, cursos de Comunicação em Situações Críticas; Gerenciamento do Processo de Doação e Transplantes; Determinação de Morte Encefálica.

Nesta sexta-feira (26), será realizado o curso introdutório “Processo de Doação e Transplantes”. Na segunda e terça-feira (29 e 30, haverá, respectivamente, os cursos básico e intermediário de “Identificação de Potenciais Doadores de Órgãos e Tecidos”.

Ainda na sexta, a CET vai participar do Dia de Celebrar & Conectar, no Conselho Regional de Medicina, a partir das 8h30. “Nesse evento, iremos mostrar as estatísticas do transplante de 2023 até hoje e falar das estratégias que estamos usando para esse avanço em Mato Grosso”, concluiu Anita.

 

CET salva pacientes que aguardam por transplante

A Central já realizou a captação de múltiplos órgãos de sete doadores em 2025. Foram captados 20 órgãos: 14 rins, cinco fígados e um coração. De janeiro a agosto, foram feitos 247 transplantes de córneas no Estado.

Leia Também:  Hospital de Câncer de Mato Grosso abre inscrições para Residência Médica 2026

Existem dois tipos de doação de órgãos: a do doador vivo e do doador falecido. Desde que esteja saudável e concorde com a doação, o primeiro pode doar parte da medula óssea, rim, fígado ou pulmão.

Já o segundo tipo começa após a notificação de morte encefálica de um paciente, e mediante a autorização da família. O doador pode doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, veias, ossos e tendões. Em casos de óbito por parada cardíaca, somente a doação de córneas e tecidos é possível.

A captação pode ser feita em qualquer unidade hospitalar da rede pública ou privada de Mato Grosso. O Hospital São Mateus é o responsável por realizar transplante de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o Instituto de Olhos, credenciado e habilitado para a coleta de tecidos, para o transplante de córneas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA