Reconhecimento
Portal Transparência de MT conquista Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo
Premiação consolida Estado entre os melhores do país na promoção de informação pública
MATO GROSSO
O Portal da Transparência do Governo de Mato Grosso recebeu, pela segunda vez consecutiva, o Selo “Diamante”, a mais alta classificação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). O portal alcançou uma nota de 95,44%, reforçando sua posição de destaque nacional. O resultado, referente à avaliação de 2024, foi anunciado nesta quarta-feira (13.11) no estande da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), em Foz do Iguaçu (PR).
O PNTP avalia a transparência ativa nos sites institucionais de órgãos públicos das três esferas de governo (União, Estados e Municípios), promovendo o acesso à informação pública. A análise leva em conta critérios previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação, com base em orientações específicas para assegurar a clareza e a acessibilidade dos dados apresentados.
Para o secretário Controlador-geral, Paulo Farias, o prêmio reflete o empenho de Mato Grosso em fortalecer a transparência e a integridade no setor público. “Esse prêmio é uma conquista que celebra o trabalho dos servidores de Mato Grosso, comprometidos com a oferta de informações claras e transparentes. Ele reflete o compromisso do Governo do Estado com a promoção da transparência e da integridade, além de evidenciar o avanço alcançado pelos esforços e ações implementados no âmbito do Programa de Integridade do Governo de Mato Grosso, o Integridade-MT”, afirmou.
Neste ciclo, o programa avaliou 7.370 portais em todo o país, que obtiveram uma média nacional de 63%, classificada como nível intermediário. Com sua nota de 95,44%, o Portal da Transparência de Mato Grosso manteve o Selo Diamante que já havia conquistado em 2023, quando recebeu a nota de 95%.
Transparência Ativa
A transparência ativa é caracterizada pela disponibilização de informações públicas de maneira proativa, sem que seja necessário qualquer tipo de solicitação. Em Mato Grosso, a responsabilidade pela gestão do conteúdo do Portal da Transparência cabe à Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). Os dados, fornecidos pelos órgãos e entidades estaduais, são centralizados pela CGE, enquanto a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI) é responsável pela administração técnica da página.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 4 de dezembro, com a presença de representantes da Atricon e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
MATO GROSSO
Dono de rádio em MT morre em batida com caminhão em MT
Morreu na manhã desta quinta-feira (5), aos 50 anos, o dono de uma rádio voltada para o ramo do agronegócio, Marcos Ribeiro. Ele foi vítima de um acidente na manhã desta quinta-feira (5), em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, na BR-163.
Marcos formou-se em administração e deixa a esposa e uma filha. Trabalhou por 18 anos na TV Centro América, em Cuiabá, e nesse período passou por diferentes áreas entre tecnologia e administração. O gestor ficou conhecido pela sua competência, tranquilidade e objetividade para lidar com desafios.
Atualmente morava em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá. Segundo a concessionária responsável pelo trecho da via, Nova Rota do Oeste, o acidente aconteceu por volta de 0h no km 703.
Os veículos bateram de frente e o motorista do caminhão saiu ileso e assinou o termo de recusa de encaminhamento médico da Concessionária.
A pista ficou interditada, mas foi liberada horas depois. Em nota, a rádio emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do radialista e disse que “nos despedimos do chefe competente, do amigo e do ser humano generoso e incrível que ele era”.
“O sentimento é de imensa tristeza de toda equipe, familiares, clientes e amigos desta emissora que Marcos geria com o coração”, diz trecho da nota.
-
OPINIÃO7 dias atrás
A desinformação do melhor salário
-
POLÍCIA FEDERAL7 dias atrás
PF derruba esquema de compra de votos que elegeu prefeito em MT
-
GERAL7 dias atrás
Sema intensifica fiscalização no período de defeso da Piracema
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Dono de rádio em MT morre em batida com caminhão em MT
-
GERAL6 dias atrás
PF acha ‘conta de propina’ com assessor de desembargador afastado
-
GERAL5 dias atrás
MPF e MPMT voltam a pedir suspensão imediata das obras no Portão do Inferno em MT
-
GERAL7 dias atrás
Após notificação da SES, empresa prestará serviços pediátricos por mais 90 dias
-
GERAL7 dias atrás
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá