Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

TERRA ENVENENADA

PF deflagra Operação em Sinop, cumpre mandado na Câmara e prende vereador; assista

Foram cumpridos 15 mandados de busca e dez de prisão em MT, MS, SP e PR; em Sinop, vereador Toninho Bernardes é investigado e foi levado para a delegacia

Publicado em

GERAL

Foto: Anderson de Oliveira

A Polícia Federal realiza, nesta quarta (4), a segunda fase da Operação Terra Envenenada, com objetivo de combater o ingresso, transporte e comercialização de agrotóxicos ilegalmente importados “mediante extensa rede criminosa formada a partir do Paraguai e China até o norte de Mato Grosso”. Os policiais cumprem mandados de busca, apreensão e de prisão em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. O gabinete do vereador de Sinop, Toninho Bernardes (PL) foi alvo da operação, assim como a casa do parlamentar, que foi preso preventivamente para prestar esclarecimentos. Assista abaixo.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui!

Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão e dez mandados de prisão, expedidos pela Justiça Federal que foram cumpridos nas cidades de Sinop,  Sorriso, Feliz Natal, no Estado de Mato Grosso, além de São Paulo, Campo Grande e Terra Roxa.

A investigação originou-se da análise do material e depoimentos colhidos na primeira fase da operação deflagrada em 2018, quando foi desmantelada organização criminosa e apreendida mais de uma tonelada de agroquímicos contrabandeados ou adulterados.

Leia Também:  Empresários são maioria entre agressores de mulheres em MT; 35% têm ensino superior, aponta Anuário

Desde essa etapa inicial, a Polícia Federal intensificou as investigações e identificou grandes grupos de fornecedores regionais e nacionais, cujos líderes e integrantes foram presos hoje.

Foram apreendidos documentos e materiais de interesse para investigação, agrotóxicos, além de armas irregulares.

Os investigados responderão por comercialização e transporte de agroquímicos de uso proscrito (artigo 15 da Lei n° 7.802/89), constituição de organização criminosa (artigo 2° da Lei n° 12.850/2013), lavagem de dinheiro e outros crimes que vierem a ser descobertos. As
penas variam de 2 (dois) a 10 (dez) anos de reclusão.

Câmara de Sinop é alvo

Em Sinop, os policias foram até o gabinete do vereador Toninho Bernardes (MDB) para buscar documentos nos computadores do parlamentar. Também foram até a casa do parlamentar e o prenderam temporariamente para prestar esclarecimentos. O mandado foi emitido pelo juiz da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, Jeferson Schneider, e está em segredo de justiça. Procurado, o parlamentar não atendeu as ligações do MT Notícias.

Segundo o presidente da Câmara, Élbio Wolkweis (Patriota), “com certeza, o vereador que está sendo investigado vai se justificar e resolver o seu problema”.

Leia Também:  Avô e esposa são presos por maus-tratos e tortura contra duas crianças em MT

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Projeto de lei pode zerar IPVA para carros elétricos e híbridos em Mato Grosso

Publicados

em

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou um projeto de lei para zerar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros 100% elétricos em Mato Grosso. A proposta também oferece um desconto de 50% no imposto para veículos híbridos (que usam tanto combustíveis fósseis quanto energia elétrica).

O objetivo da medida é incentivar o uso de veículos mais limpos no estado e alinhar Mato Grosso às políticas de sustentabilidade que já existem em outras partes do Brasil.

“Essa proposta visa fomentar o uso de veículos ambientalmente sustentáveis no Estado de Mato Grosso, como medida de incentivo à mobilidade limpa, ao desenvolvimento tecnológico e à preservação ambiental. Além da redução de emissões de poluentes e gases de efeito estufa, os veículos elétricos e híbridos contribuem para cidades mais silenciosas e sustentáveis”, explicou a deputada.

Para que a lei seja válida, os veículos precisam ter sido comprados ou emplacados em Mato Grosso. O texto do projeto agora passará por comissões da Assembleia Legislativa antes de ser votado em plenário.

Leia Também:  Justiça Eleitoral condena PSD de Fávaro e mais dois partidos a devolverem R$ 1,5 milhão em Mato Grosso

A deputada Janaina Riva citou que outros estados, como Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, já oferecem benefícios fiscais para veículos elétricos e híbridos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA