Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

SEGURANÇA PÚBLICA

MT intensifica ofensiva contra o narcotráfico internacional em parceria com Rondônia e Acre

Publicado em

GERAL

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) assinou nesta quinta-feira (11), com os estados de Rondônia e Acre, um termo de cooperação que amplia a integração entre as forças de segurança para combater a criminalidade e o narcotráfico internacional. A ação integra o programa Tolerância Zero contra às Facções Criminosas do Governo de MT.

O acordo assinado pelos secretários de Segurança Pública dos três estados prevê a criação de um protocolo seguro para compartilhamento de imagens de videomonitoramento, dados criminais e relatórios operacionais e de inteligência, para garantir mais agilidade e eficiência nas ações. A iniciativa também prevê o fortalecimento de operações conjuntas em áreas de fronteira, além do intercâmbio de conhecimento e capacitação profissional dos servidores.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que o termo de cooperação fortalece o trabalho das forças policiais nos três estados e na região de fronteira, para combater o tráfico de drogas e descapitalizar as facções criminosas.

“Essa ação visa combater o narcotráfico internacional. Em Mato Grosso, fazemos a defesa do Estado e também do Brasil, porque o tráfico é um mal que assola a sociedade e utiliza os três estados como passagem para entorpecentes que seguem para outros estados e até mesmo para outros países, como Estados Unidos e Europa. E esse trabalho não é feito sozinho, temos equipes especializadas, o Gefron, as equipes de inteligência e o Vigia Mais Mato Grosso, que tem auxiliado muito na região de fronteira”, afirmou.

Roveri afirmou ainda que o Vigia Mais MT será integrado aos dois estados para leitura de placas e recuperação de veículos roubados e furtados. “Junto com a inteligência artificial e a policial, é possível verificar rotas de acesso dos veículos que circulam pelos três estados, emitindo alertas em casos suspeitos, para que possamos fazer a abordagem e a verificação. Há todo um trabalho de tecnologia, inteligência policial e de campo dos nossos estados. Os três estados possuem o Gefron, e trocamos informações de inteligência e operacionais que garantem a segurança nas fronteiras estaduais e internacionais”, declarou.

Leia Também:  Empresas fazem 27 pedidos para explorar ‘Terras Raras’ em MT

O secretário de Segurança de Rondônia, coronel Felipe Vital, afirmou que a cooperação entre os estados já era realizada e que agora o trabalho de inteligência e tecnologia será ampliado. “Rondônia, Acre e Mato Grosso seguem avançando e já se tornam modelo para outros estados. Esse é o resultado de uma resposta rápida e efetiva, da otimização do trabalho das forças de segurança, com inteligência, integração e tecnologia. Só temos a agradecer e tenho certeza de que, a partir de hoje, avançaremos ainda mais”.

O gestor também ressaltou a importância do Vigia Mais MT. “A apresentação do programa Vigia Mais MT nos abriu um leque de possibilidades e, certamente, vamos adotar essa ideia para fortalecer ainda mais a integração. Com o reconhecimento de placas, por exemplo, se um carro roubado no Acre entrar em Rondônia e seguir para Mato Grosso, teremos essa informação em tempo real, e o mesmo vale no sentido inverso. Isso vai otimizar o trabalho das forças de segurança e, principalmente, beneficiar a população. Só temos a agradecer por essa parceria”.

Leia Também:  Câmara de Sinop homenageia locutor que narrou Barretos 2025 e destaca personalidades da educação

Para o secretário adjunto de Segurança Pública do Acre, Evandro Bezerra, os três estados enfrentam problemas semelhantes relacionados à segurança nas fronteiras e, com este novo termo, a população é a principal beneficiada.

“Nós, que fazemos parte da Amazônia Legal e compartilhamos divisas, assim como Mato Grosso, que também faz fronteira com Rondônia, somos diretamente impactados por questões como o narcotráfico e o roubo de veículos nessa região. Trata-se de um corredor que passa pelo Acre, Bolívia e Peru, e que deságua aqui em Mato Grosso. Nossa intenção ao vir hoje foi conhecer de perto e verificar especialmente o programa Vigia Mais Mato Grosso, que é extremamente relevante e tem apresentado excelentes resultados. Queremos levar essa experiência para o Acre, implementar parcerias voltadas ao fortalecimento da inteligência, da tecnologia e da integração entre os estados”, afirmou.

Com a parceria, o Acre coloca à disposição de Mato Grosso suas novas ferramentas. “Adquirimos recentemente dois VANTs (veículos aéreos não tripulados), capazes de realizar vigilância de fronteira em uma faixa de até 250 quilômetros por mais de 12 horas. Essa é uma tecnologia importante, que também estará disponível dentro do acordo de cooperação. Com isso, os estados ganham no combate direto à criminalidade e, sobretudo, quem ganha é a sociedade da nossa região amazônica”, acrescentou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Câmara de Sinop homenageia locutor que narrou Barretos 2025 e destaca personalidades da educação

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Sinop aprovou, durante a 30ª sessão ordinária de 2025, realizada na segunda-feira (15), cinco proposições apresentadas pelo presidente da Casa, vereador Remídio Kuntz. Entre elas, estão três Projetos de Decreto Legislativo, uma Moção de Aplauso e uma Indicação voltada à área de infraestrutura urbana.

Um dos destaques da sessão foi a concessão do Título de Cidadão Sinopense Honorário ao locutor de rodeio Anderson de Oliveira, que em agosto deste ano voltou a ocupar a arena da Festa do Peão de Barretos, a maior da América Latina, onde narrou a etapa da Liga Nacional de Rodeios 2025. Reconhecido nacionalmente, Anderson reside em Sinop desde 2017, onde atua como comunicador em rádio e TV e é o narrador oficial da Arena Dreams CUP, consolidando sua relevância tanto no cenário nacional quanto local.

Além de Anderson, a educadora Rodi Narciso também foi agraciada com o Título de Cidadã Sinopense Honorária, em reconhecimento à sua trajetória marcada pelo trabalho em prol da inclusão social e pela transformação de realidades por meio da educação.

Leia Também:  Novo decreto torna obrigatória a alimentação de sistema em tempo real por hospitais

Outro nome de destaque foi o da professora Juliana Cristina Schmidt Schons, que recebeu homenagem por sua dedicação à rede pública de ensino. Com uma carreira consolidada na docência e na coordenação pedagógica, ela tem atuado com foco em práticas voltadas à educação inclusiva.

A sessão também contou com a aprovação de uma Moção de Aplauso à professora Regiane Maria Freitas Blosfeld, da Escola Estadual Cleufa Hubner. A docente conquistou o primeiro lugar no concurso SuperChef da Educação, promovendo o nome de Sinop em âmbito estadual. A homenagem foi proposta em conjunto pelos vereadores Remídio Kuntz e Dilmair Callegaro.

Encerrando os trabalhos, o presidente da Câmara apresentou uma Indicação para urbanização e implantação de uma praça pública no Bairro Jardim Safira. O espaço deverá contemplar áreas destinadas ao lazer, esporte e atividades físicas, visando a promoção da qualidade de vida dos moradores da região.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA