Risco a saúde
Governador manda reforçar fiscalização contra bebidas adulteradas em MT
GERAL

O governador Mauro Mendes determinou, nesta quinta-feira (02/10), que as forças de Segurança intensifiquem a fiscalização em todo o estado para combater a falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas.
A ordem foi dada como resposta preventiva aos casos registrados recentemente em outras regiões do país, especialmente em São Paulo, que registrou mortes por bebidas adulteradas com o uso da substância metanol.
“Emitimos um alerta para todas as forças de segurança. Esse é um crime grave, que coloca vidas em risco. Aqui em Mato Grosso, a resposta está sendo rápida e firme”, afirmou o governador.
Mauro registrou que ainda nesta semana a Polícia Civil e a Polícia Militar desarticularam um galpão clandestino em Nova Mutum, onde funcionava um esquema de falsificação de bebidas.
No local, foram apreendidas garrafas adulteradas, tampas, rótulos e apetrechos usados para enganar o consumidor, além da prisão em flagrante de três envolvidos. A Politec realizou perícia no material apreendido e colabora com a apuração.
De acordo com o governador, a população também pode ajudar a combater esse crime por meio do disque-denúncia 181, com a garantia do sigilo absoluto.
“Se você souber de algo parecido, denuncie. Ligue 181. É anônimo, não precisa se identificar. Não só para crime de falsificação de bebidas, mas para qualquer crime. O programa Tolerância Zero está atuando com firmeza em todo o estado e não vamos dar moleza para essa bandidagem”, finalizou.

GERAL
Mato Grosso sediará 1ª edição da COP Pantanal

Em meio às crescentes urgências climáticas, o Pantanal mato-grossense receberá a primeira edição da COP Pantanal – Saberes e Ações pelo Clima, uma iniciativa inédita que busca colocar o bioma como protagonista no debate nacional e internacional sobre mudanças climáticas.
Organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o encontro será realizado, em Cáceres, de 10 a 12 de novembro. As inscrições estão abertas, até o dia 10 de novembro, no link meuevento.unemat.br/coppantanal-634175
O evento nasce com o propósito de promover uma plataforma de diálogo plural para comunidades tradicionais, o setor público e privado, movimentos sociais e escolas.
“A COP Pantanal vai reunir diversos atores sociais, entre comunidades locais, autoridades, pesquisadores e estudantes para pensar soluções concretas. O Pantanal é um patrimônio mundial e precisa estar no centro das discussões globais, principalmente considerando sua sensibilidade às alterações causadas pelo ser humano. Vamos mostrar como ciência, sociedade e natureza podem caminhar juntas no enfrentamento às mudanças climáticas”, explicou o organizador Ernandes Sobreira, professor da Unemat, Doutor em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Radboud University/Holanda.
Pantanal no centro de uma nova agenda climática
A escolha do momento da COP Pantanal não é casual. Ela está alinhada ao calendário da COP 30, que ocorrerá em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro. A COP 30 representa o momento em que o mundo irá revisar compromissos, discutir financiamento climático, adaptação e mitigação. Ao promover a COP Pantanal juntamente com o encontro global, Mato Grosso busca consolidar uma voz direta do bioma no debate internacional.
Estrutura, metas e articulação institucional
Durante três dias, haverá palestras, oficinas, painéis de debate, audiência pública e a construção coletiva da Carta do Pantanal, documento que reunirá compromissos, demandas e propostas regionais para dialogar diretamente com agendas climáticas nacionais e internacionais.
A programação também integra eventos satélites: a Semana de Biologia da Unemat (Semabio) e a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT (Jenpex), ampliando a participação de estudantes, pesquisadores e sociedade.
Por que a COP Pantanal importa?
O Pantanal é um dos maiores depósitos naturais de carbono e age como regulador hídrico em escala continental, sofrendo com secas prolongadas e queimadas que afetam biomas vizinhos.
Ao sediar a COP Pantanal, Mato Grosso reforça sua posição como protagonista nas agendas ambientais e insere a região no roteiro das negociações climáticas globais, permitindo que as vozes pantaneiras dialoguem diretamente com líderes e tomadores de decisão da COP 30.
-
POLÍTICA7 dias atrás
Fux revê decisão e deixa aumento no número de deputados federais para 2030. Mato Grosso fica com oito parlamentares
-
GERAL6 dias atrás
Mato Grosso entra em alerta por baixa umidade do ar; risco de incêndios e desidratação
-
GERAL7 dias atrás
Juiz acusado de venda de sentenças será julgado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
AGRICULTURA5 dias atrás
Cade mantém suspensão da moratória da soja a partir de 2026
-
GERAL6 dias atrás
STJ mantém prisão de sargento da Rotam que usou nome de Zuquim para entregar R$ 10 mil no TJMT
-
SAÚDE3 dias atrás
SES realiza oitava captação de órgãos em Mato Grosso de 2025
-
GERAL6 dias atrás
Dep. Federal Juarez Costa propõe mudança no cálculo do IPVA para reduzir valores pagos
-
GERAL5 dias atrás
Mato Grosso consolida liderança e encerra safra de algodão com crescimento de 8%