INVESTINDO NA TERRA E NO FUTURO
Calcário chega às mãos dos pequenos agricultores, enquanto prefeito anuncia transformações para seis comunidades
Kalil Baracat acompanhado de autoridades federais, estaduais e municipais se reuniu com diversos produtores da agricultura familiar para anunciar investimentos na melhoria e na qualidade de vida das projetos de assentamentos rurais
GERAL

As comunidades rurais de Várzea Grande foram palco de uma ação do Poder Público Municipal com apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e da Bancada Federal para seis projetos de assentamentos: Sadia I, Sadia III, Umuarama, Dorcelina Folador, Limpo Grande e Formigueiro. Um total de 350 toneladas de calcário foi entregue, um presente para a agricultura familiar do município, responsável pela produção de alimentos para consumo próprio e para comercializar e garantir fartura na mesa de milhares de moradores de Várzea Grande e Cuiabá.
A entrega, fruto de uma parceria entre os Governos Municipal e Estadual, além do empenho da Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado, ocorreu na sede da Associação da Villa São Miguel PA, na comunidade rural Sadia III, em Várzea Grande.
Ao entregar pessoalmente o calcário, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, anunciou uma série de benefícios adicionais que transformarão a realidade das comunidades. Em meio à entrega, Kalil Baracat ressaltou a importância do projeto para ele, uma vez que seu pai – Ernandy Maurício Baracat de Arruda – foi um dos incentivadores do assentamento do Sadia III. “Contribuir com a prosperidade desses produtores é uma missão pessoal e como prefeito, uma responsabilidade ainda maior. Tenho muito carinho pela comunidade do Sadia III e todos aqui”.
Entre os compromissos anunciados, destaca-se a pavimentação das ruas da comunidade do Sadia III, abertura de novas ruas nas demais comunidades, iluminação em LED das principais avenidas, construção de um posto de saúde para a comunidade do Sadia III, que atenderá todas as seis comunidades, com previsão de entrega em maio de 2024. Outras melhorias pontuadas pelo prefeito incluem a estrada de acesso às comunidades, uma nova escola municipal, atendimento dentário e a construção de um centro de comercialização de mel para os pequenos produtores.
“Essa entrega vai além do calcário. É um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dessas comunidades”, afirmou o prefeito Kalil Baracat.
A entrega contou com a presença do deputado federal Coronel Assis, do presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, dos vereadores Rosy Prado, Cleyton Nassarden, Paulo Silva e Braz Jaciro que se empenhou diariamente para que a iniciativa se concretizasse. Rosy ressaltou a importância do projeto para as comunidades rurais e expressou sua satisfação em ver os resultados do trabalho conjunto.
“Eu cobrei todos os dias esse calcário, porque eu sei da importância dele. Eu cresci na roça e sei a realidade que todos aqui vivem. Busquei a ajuda do deputado estadual Júlio Campos, também fui até o Governo do Estado e hoje é gratificante ver o poder público atuando de forma efetiva para transformar a realidade dessas famílias. Estamos apenas começando”, disse a vereadora Rosy Prado.
Para o deputado federal Coronel Assis, a entrega de calcário não é apenas um ato isolado, mas sim uma peça fundamental em um conjunto de esforços para transformar a realidade das comunidades rurais de Várzea Grande. “Eu pedi ao prefeito Kalil que parte da emenda parlamentar do meu partido a Várzea Grande seja utilizado para o asfalto da comunidade aqui. Também com os compromissos anunciados pelo prefeito, apoio parlamentar e a dedicação de autoridades locais, a entrega de calcário é apenas o primeiro passo rumo a um futuro mais próspero para a agricultura familiar no município”, afirmou o deputado.
O envolvimento da comunidade – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande (SEMMADRS), liderada pelo secretário Jean Lucas Teixeira de Carvalho, foi responsável pela logística da entrega do calcário. Além de explicar a importância do calcário para a correção do solo, o secretário destacou que as comunidades rurais já vêm recebendo diversos benefícios, como capacitações, equipamentos e maquinário.
“É uma iniciativa que visa não apenas corrigir o solo, mas promover o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, garantindo que os agricultores familiares tenham as ferramentas necessárias para prosperar,” afirmou o secretário.
Paulinho Silva, presidente da Associação de produtores rurais do Sadia III, e pequeno produtor, expressou sua gratidão pelo empenho das autoridades. “Sem essa ajuda, seria impossível produzir e sustentar as famílias”, declarou Silva.
Francisco Mastim, vice-presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Várzea Grande, conhecido como “Tizio do Brasil”, enfatizou não apenas a importância do calcário para a produção, mas também a inviabilidade financeira para o pequeno produtor arcar com o custo do produto e do frete.
Carmem Maria Ponce, presidente da associação Dorcelina Folador, compartilhou a alegria que as ações estão trazendo para todos, mesmo aqueles que não plantam. “Estou muito feliz e motivada. O calcário servirá para plantarmos a pastagem do nosso gado leiteiro, além de fortalecer outras atividades como a apicultura”.
Kalil Baracat sinalizou que a correção da acidez do solo, pelo calcário, permite que os pequenos produtores tenham sua produção ampliada, bem como a possiblidade da mesma ser comercializada para terceiros, além de consumida pelas famílias dos produtores.
“A busca de solução para os problemas da população e da cidade ficam muito menos impactantes quando todos os possíveis atores atuam em conjunto e comum acordo. Aqui temos a participação da Prefeitura de Várzea Grande, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Bancada Federal e da Câmara de Vereadores, todos em busca de atender ao cidadão e Várzea Grande e podem ter a certeza de que quando se unem os compromissos em prol de uma solução ela sai do papel, se torna realidade e transforma a vida das pessoas”, frisou Kalil Baracat.

GERAL
Motoristas das categorias C, D e E com exame toxicológico vencido têm até o dia 28 para regularização

Os motoristas das categorias C, D e E que estão com o exame toxicológico vencido devem regularizar a situação até o dia 28 de dezembro de 2023. O prazo foi determinado pela resolução nº 1.002, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para regularizar, os condutores dessas categorias devem providenciar a realização do exame toxicológico em laboratórios devidamente credenciados à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e não precisam comparecer ao Detran para apresentar o exame, uma vez que o resultado é lançado pelo laboratório credenciado diretamente no sistema nacional, sendo disponível para consulta através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) do Governo Federal.
– CONFIRA AQUI OS LABORATÓRIOS
O exame toxicológico é obrigatório na obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para as categorias C, D e E, sendo realizado a cada dois anos e seis meses.
O artigo 165-D (que tem sido chamado “multa de balcão”) ainda não foi regulamentado pela Secretaria Nacional de Trânsito, portanto, a multa não será aplicada de forma automática.
Os condutores que deixarem de realizar o exame ou continuarem dirigindo (independente da categoria do veículo), com o exame toxicológico vencido incorrerá em infração de trânsito, com multa de R$ 1.467,35 e inclusão de 7 pontos na CNH.
Em caso de resultado do toxicológico positivo, o condutor não poderá conduzir veículo por 3 meses. Além disso, o condutor não poderá renovar a Carteira Nacional de Habilitação até que seja feito o exame com resultado negativo.
-
AGRICULTURA4 dias atrás
Área de soja em Mato Grosso reduz em 100 mil hectares, conforme nova projeção do Imea
-
POLÍTICA7 dias atrás
Sérgio Ricardo inicia visitas técnicas em busca de soluções para combater desigualdades em MT
-
GERAL6 dias atrás
TRE-MT Aguarda Escolha de Novo Juiz-Substituto Entre Treze Advogados; Confira os nomes;
-
GERAL6 dias atrás
Fiscalização apreende 885 kg de pescado e solta 973 peixes nos dois primeiros meses de defeso da piracema
-
OPINIÃO5 dias atrás
O fulanismo na política
-
GERAL6 dias atrás
Homem surta e morre com overdose de cocaína após agredir esposa em Cuiabá
-
BRASIL5 dias atrás
Alexandre Pires é alvo de operação da PF contra garimpo ilegal
-
GERAL4 dias atrás
Policial civil aposentado atira em homem em academia em Cuiabá