Mais de 8 mil casos
Mortes por chikungunya saltam de 4 para 11 em MT; estado concentra todos os óbitos do país
GERAL

As mortes confirmadas por chikungunya em Mato Grosso cresceram 175% e saltaram de 4 para 11 em apenas duas semanas. O estado, que já registrou mais de 8 mil casos confirmados da doença, ainda concentra todos os óbitos pela doença do país e é aquele com maior incidência da arbovirose, segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.
Até 31 de janeiro, haviam sido registrados 4.705 casos prováveis no estado e 3.765 confirmados. No mesmo período também foram registradas 4 mortes pela doença no país, todas em Mato Grosso. O cenário preocupante não mudou. Nos últimos 11 dias, outros 7 óbitos foram registrados no país, todos em Mato Grosso. De igual forma, o número de casos também vem crescendo no estado, que já registrou 10.242 casos prováveis e 8.430 confirmados, apenas em 2025.
Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (Ses-MT), os óbitos foram registrados nos municípios de Cuiabá (06), Várzea Grande (01), Claúdia (01), Jaciara (01), Dom Aquino (01) e Rondonópolis (01). Além das quatro mortes confirmadas, outras 3 estão em investigação nas seguintes cidades: Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento e Pontes e Lacerda.
O índice de incidência da doença em Mato Grosso é de 273,16 a cada 100 mil habitantes, segundo a Ses-MT. Se comparado ao coeficiente das outras unidades federativas, apresentado pelo Ministério da Saúde, o estado é aquele com maior frequência de novos casos. Logo atrás de MT, está o estado do Mato Grosso Sul, com índice de 28,5 e apenas 1,1 mil casos prováveis. As demais unidades da federação seguem tem taxa inferior a 15.
Em Cuiabá, o índice de incidência da arbovirose é de 135,9 a cada 100 mil habitantes, nos últimos 21 dias. A maior parte das pessoas infectadas com a vírus são mulheres, especialmente aquelas com 65 anos ou manis. No entanto, segundo a Ses, todas as vítimas que vieram a óbito foram homens com idades entre 55 e 59 anos, a terceira faixa etária com mais pessoas do sexo masculino que sofreram com a arbovirose.
O panorama de óbitos é semelhante em todo estado, segundo os dados da Ses. Todas as vítimas fatais da arbovirose no estado são homens com idade a partir de 55 anos, apesar de as mulheres erem a maioria infectada. Dos mais de 10 mil casos prováveis, 6,6 mil, ou seja, 63,3% são mulheres.
Fique atento aos sintomas:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O Ministério da saúde orienta: em caso de suspeita, com o surgimento de qualquer sintoma, é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico e prescrição dos medicamentos, evitando sempre a automedicação.

GERAL
Operações Lei Seca resultam na prisão de 16 condutores embriagados na madrugada deste domingo (23)

Em duas operações da Lei Seca, realizadas na madrugada deste domingo (23.3), em Cuiabá, 16 condutores foram presos por embriaguez ao volante. As ações ocorreram em dois pontos diferentes da avenida Miguel Sutil, nos bairros Jardim Cuiabá e Coophamil.
No bairro Jardim Cuiabá, as abordagens ocorreram em frente ao Shopping Estação e resultaram em seis prisões por embriaguez, além de 38 autos de infração de trânsito confeccionados. Ainda foram realizados 80 testes de alcoolemia, fiscalizados 78 veículos e removidos 16 deles, sendo 10 carros e seis motos.
Já no bairro Coophamil, a operação resultou em 10 prisões por embriaguez, das quais dois condutores ainda receberam agravante por não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Neste ponto, foram realizados 38 testes de alcoolemia, confeccionados 33 autos de infração, fiscalizados 37 veículos e removidos 17 deles, sendo 14 carros e três motos.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nas ações, são empregadas equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran) da Polícia Militar, da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros (CBM), da Polícia Penal e do Sistema Socioeducativo.
-
Conversa de Bastidor6 dias atrás
Marcelo Oliveira garante esforço por obra do BRT mas não define data
-
GERAL6 dias atrás
Governo vai apresentar políticas públicas em 8 feiras do agro em 2025
-
OPINIÃO7 dias atrás
Derrapadas, gafes e deslizes
-
GERAL6 dias atrás
Lobby, violência e conexões perigosas: a parte não contada do escândalo
-
GERAL7 dias atrás
MP determina medidas para proteger bebê retirado de adolescente grávida morta em Cuiabá
-
GERAL4 dias atrás
TCE-MT aponta direito de servidores à devolução de contribuição previdenciária cobrada indevidamente
-
GERAL6 dias atrás
BRT será licitado em lotes; Estado tem recursos para conclusão das obras
-
GERAL7 dias atrás
STF alega que lobista corre risco de morte e o transfere para Brasília