CUIABÁ

SAÚDE

Mais de 20 Polos de Curativos para lesões serão implantados em São Paulo

Publicado em

SAÚDE


source
Curativo
Reprodução/ Bionext

Curativo


Em uma ação dedicada à saúde dos paulistanos, a Prefeitura de São Paulo vai implantar 26 Polos de Curativos para lesões de maior complexidade nesta quinta-feira (14). As unidades serão dedicadas a casos de úlceras, lesões vasculogênicas e as causadas por doenças raras e pés diabéticos. No evento de lançamento, a gestão também vai apresentar o Manual de Padronização de Curativos e o Protocolo de Feridas.

Os 26 polos abrangem as seis Coordenadorias Regionais de Saúde (Centro, Leste, Norte, Oeste, Sudeste e Sul) e os atendimentos vão acontecer em 13 Hospitais Dia (HDs), seis Assistências Médicas Ambulatoriais de Especialidades (AMAs-Es), três Ambulatórios de Especialidades (AEs) e quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A gestão ressalta que desde 20 de setembro, seis polos-pilotos estão em atividades nos HDs M’Boi Mirim I, Lapa, São Mateus e Brasilândia, no AE Ceci e na UBS Santa Cecília.

Cada uma dessas unidades conta com um enfermeiro estomaterapeuta, área de especialização em feridas, e materiais com tecnologias regeneradoras. “Saímos de dez para 23 tecnologias”, destaca a analista de saúde-enfermeira Christini Aparecida Pernela Di Onofre, que integra a Comissão Especial de Análise e Padronização de Curativos Médicos em Geral da SMS. De acordo com ela, as novas tecnologias utilizadas nos polos aceleram processos de cicatrização e hidratação da pele. 


Através da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 18,8 milhões em recursos materiais, como curativo carboximetilcelulose com prata (age contra os micro-organismos e absorve secreções), curativo membrana de celulose porosa (indicada para o tratamento de queimaduras) e malha tubular rede têxtil para fixação de curativos. A contratação dos profissionais de saúde ficou a cargo dos parceiros que administram as unidades.

Confira abaixo onde será oferecido o atendimento especializado:

– Coordenadoria Regional Sul:

HD Cidade Ademar

HD M´Boi Mirim I

HD Capela do Socorro

AMA-E Capão Redondo

AMA-E Parque Santo Amaro

UBS Parelheiros

UBS Paraisópolis III

– Coordenadoria Regional Oeste

HD Lapa

HD Butantã

– Coordenadoria Regional Centro

UBS Santa Cecília

UBS Cambuci

– Coordenadoria Regional Sudeste

Leia Também

HD Vila Prudente

Leia Também:  IBGE: Cerca de 20 milhões estão com segunda dose da vacina atrasada

HD Penha

HD Mooca

AMA-E Vila Mercês

AE Ceci

– Coordenadoria Regional Norte

AE Peruche

HD Freguesia do Ó/Brasilândia

AMA-E Perus

AMA-E Vila Zatti

HD Vila Guilherme

AE Tucuruvi

– Coordenadoria Regional Leste

HD da Rede Hora Certa – São Mateus

HD São Miguel

AMA-E Itaquera

HD Itaim

Serviço:

Lançamento dos Polos de Curativos, Manual de Padronização de Curativos e Protocolo de Feridas 

Data: 14 de outubro

Horário: 9h

Local: Auditório do 1° andar da Uninove Vergueiro (Rua Vergueiro, 235)

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas

Publicados

em


Em 24 horas, as secretarias estaduais e municipais de saúde registraram 12.969 novos casos de covid-19. Também foram confirmadas 390 mortes em razão de complicações associadas à doença.

Com essas estatísticas, o total de vidas perdidas para a pandemia chegou a 603.855. Ainda há 3.084 falecimentos em investigação, que é quando há suspeita de que o paciente tinha covid-19 mas a conclusão só é definida após a morte.

Boletim Covid-19 de 19-10-21 Boletim Covid-19 de 19-10-21

Boletim Covid-19 de 19-10-21 – Ministério da Saúde

Com os novos casos, o total de pessoas que contraíram covid-19 desde a chegada da pandemia no país alcançou 21.664.879. 

Ainda conforme as autoridades de saúde, há 222.836 casos em acompanhamento, de pessoas que tiveram o quadro de covid-19 confirmado.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no balanço diário desta terça-feira (19). A atualização sistematiza as informações sobre casos e mortes levantadas pelas secretarias municipais e estaduais de saúde.

Até esta segunda-feira, 20.838.188 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 96,2% das pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus desde o princípio da pandemia.

Os números em geral são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Nas terças-feiras, em geral, há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (151.210), Rio de Janeiro (67.652), Minas Gerais (55.229), Paraná (39.941) e Rio Grande do Sul (35.224).

Já os estados com menos óbitos resultantes da doença são Acre (1.842), Amapá (1.989), Roraima (2.019), Tocantins (3.839) e Sergipe (6.023). Acre e Amapá não tiveram novas mortes entre ontem e hoje.

Vacinação

No total, até o início da noite de hoje, o sistema do Ministério da Saúde marcava a aplicação de 261,4 milhões de doses no Brasil, sendo 151,5 milhões da primeira dose e 109,9 milhões da segunda dose e dose única.

Foram aplicadas quatro milhões de doses de reforço. No total, foram distribuídas 320 milhões de doses a estados e municípios.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  SP anuncia redução de intervalo de doses da Pfizer para 21 dias
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA