Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Conheça os vencedores

Boas práticas de vacinação em MT são reconhecidas em premiações nacionais

Estado foi o único da região Centro-Oeste a conquistar Prêmio Menção Honrosa, promovido pelo Conasems e pela Opas

Publicado em

SAÚDE

Foto: Secom

Mato Grosso é destaque nacional pelo desempenho de boas práticas voltadas para o aumento da cobertura vacinal da população. Com programas como o Imuniza Mais MT, que incentiva e premia os municípios que se destacam na vacinação da população, o Estado foi o único da região Centro-Oeste a conquistar o Prêmio Menção Honrosa, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com três municípios vencedores: Sinop, Apiacás e Lucas do Rio Verde.

Além disso, o Estado conquistou cinco dos 68 prêmios entregues na 19ª Edição da Mostra Brasil “Aqui tem SUS”, promovida pelo Conasems. Foram entregues três prêmios para o município de Paranaíta, um para Sinop e um para Itiquira.

Já na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, também promovida pelo Conasems, o município de Tangará da Serra foi premiado. Todas as premiações ocorreram neste mês de novembro.

“O incentivo do Governo de Mato Grosso à cobertura vacinal dos municípios, através de programas como o Imuniza Mais MT, tem sido de grande importância para aumentarmos a cobertura vacinal da população, garantindo assim mais segurança para os mato-grossenses contra diversas doenças infecciosas”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Polícia Militar prende dois suspeitos que invadiram base do Indea e balearam sargento em Colniza

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Flávio Alexandre dos Santos, participou da cerimônia do ImunizaSUS e aproveitou para parabenizar os municípios vencedores.

“Esta premiação visa dar destaque às ações de imunização que ocorrem em todo o Brasil e, nesta edição, Mato Grosso participou com nove trabalhos, trazendo as experiências exitosas de Mato Grosso na Imunização. Aproveito também para parabenizar os municípios que foram premiados na semana passada na edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS, onde Paranaíta, Sinop e Itiquira foram premiados, sendo destaques no cenário nacional”, declarou o presidente.

 

Entenda as categorias

  • Na 19ª Edição da Mostra Brasil “Aqui tem SUS”, os premiados foram:

Paranaíta

– IdeiaSUS Fiocruz e SUS – com o trabalho: O SUS acontece onde a união prospera (Andréia Fabiana dos Reis);

– Prêmio Conasems premiação geral região Centro Oeste – com o trabalho: O SUS acontece onde a união prospera (Andréia Fabiana dos Reis);

– Prêmio Conasems premiação geral para municípios com até 20 mil habitantes – com o trabalho:  Parceiros Pra Valer: saúde e educação promovendo a cobertura vacinal em Paranaíta (Huelen Lima Brawers);

 

Sinop

– Prêmio Conasems, premiação geral – equipes de trabalho da gestão dos municípios e do Distrito Federal com o trabalho: O impacto da articulação entre Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica na mortalidade infantil.

Leia Também:  Patologistas apontam cuidados com pele e lábios com a chegada do verão

 

Itiquira

– Webdocs Brasil, Aqui Tem SUS – com o trabalho: Saúde mental, o Caps em um cenário incomum.

 

  • Na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, premiação também promovida pelo Conasems, os ganhadores foram:

Prêmio Conasems – matéria jornalística: escrita e publicação em edição especial exclusiva da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

Tangará da Serra

Experiência: Busca ativa vacinal escolar urbana e rural como ferramenta para ampliar a imunização de um município de médio porte do estado de Mato Grosso (Juliana Herrero da Silva).

 

  • Prêmio Menção Honrosa Conasems & Opas/OMS – região Centro-Oeste:

Sinop

Experiência: Vacina BCG nas maternidades: uma estratégia implantada no município de Sinop-MT (Sirlei Rodrigues de Castilho)

 

Apiacás

Experiência: O avanço da cobertura vacinal nos últimos 10 anos em Apiacás-MT- estratégias de sucesso (Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa)

 

Lucas do Rio Verde

Experiência: O Monitoramento Rápido de Vacinação como ferramenta para a busca ativa de não vacinados em Lucas do Rio Verde/MT (Cláudia Regina Engelmann)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce

Publicados

em

O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado nesta quarta-feira, 27 de novembro. A data reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce na luta contra a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que o país registre 704 mil novos casos de câncer anualmente entre 2024 e 2025.

O câncer de pele não melanoma, o mais incidente no Brasil, representa 31,3% dos casos, seguido pelos de mama (10,5%), próstata (10,2%) e cólon e reto (6,5%). O diagnóstico precoce é fundamental e faz toda a diferença para um tratamento eficiente, alertam os especialistas no assunto: Carlos Aburad, médico patologista e Arlindo Aburad, dentista e doutor em Patologia Bucal pela USP. Segundo eles, a detecção rápida aumenta significativamente as chances de cura.

Carlos Aburad chama a atenção para o câncer de pele, principalmente em uma região como Mato Grosso que tem o clima quente e o protetor solar é necessário, “mas nem sempre usado”, segundo ele. “É fundamental que as pessoas fiquem atentas a lesões suspeitas na pele. Um simples sinal de alerta, como uma pinta que mudou de formato ou cor, pode ser indicativo de melanoma, um câncer de pele agressivo. A biópsia, procedimento simples e rápido, é crucial para um diagnóstico precoce e pode salvar vidas. Ignorar ou tratar essas lesões superficialmente pode levar a um diagnóstico tardio e a um tratamento mais complexo”, explica.

Ele também alerta para o câncer de próstata, que afeta milhares de homens a cada ano. De acordo com ele, uma boa parcela dos pacientes ainda se recusa a fazer o exame por velhos tabus sobre o exame de toque. “Porém, muitos homens já entende e aceita a importância deste procedimento preventivo. O diagnóstico precoce desse câncer pode resultar em um tratamento menos invasivo e com melhores prognósticos”, avalia.
Arlindo Aburad ressalta os riscos do câncer de boca, especialmente em jovens fumantes.

Leia Também:  Patologistas apontam cuidados com pele e lábios com a chegada do verão

“Há uma falsa sensação de segurança em relação ao cigarro eletrônico, que tem se popularizado entre os jovens. Ao contrário do que muitos acreditam, o vape não é uma alternativa segura, e seus componentes podem ser extremamente prejudiciais à saúde bucal.

O câncer de boca é um exemplo claro de como o tabagismo, seja tradicional ou eletrônico, pode afetar diretamente a saúde”, afirma. “O cigarro eletrônico não é uma opção sem riscos. As lesões bucais que muitas vezes surgem em estágios iniciais não são notadas, mas podem evoluir rapidamente para estágios mais avançados, comprometendo gravemente a saúde”, de acordo com ele.

De acordo com Arlindo Aburad, tumores de maxila e de mandíbula podem parecer lesões inflamatórias simples, mas não são em muitos casos. Segundo ele, é necessário que o dentista fique sempre atento para fazer exames preventivos ou até mesmo biópsia no paciente. O dentista patologista explica que há casos que precisam de tratamento mais invasivo e outros são tratados de forma mais simples.

Arlindo Aburad diz que os exames preventivos de boca são essenciais para pacientes quando percebem quaisquer alterações internas ou nos lábios. “Muitas pessoas ainda têm receio de fazer exames preventivos de boca por medo do diagnóstico. Mas o temor afasta o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para maiores chances de cura”, afirma.

Leia Também:  PF suspeita que desembargador pegou R$ 100 mil para liberar militar

Ambos os especialistas destacam que, além da prevenção, o exame de rotina é uma ferramenta eficiente no diagnóstico precoce. “Com a parceria de uma equipe multidisciplinar de profissionais e a conscientização da população, é possível reduzir as taxas de mortalidade e melhorar as chances de cura de muitos tipos de câncer. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas”, finaliza Arlindo Aburad.

Exames preventivos de câncer no Multiação

A última edição do Multiação em 2024 será no próximo sábado, 30 de novembro (sábado), no Residencial Altos do São Gonçalo, em Cuiabá. Haverá uma ampla oferta de serviços gratuitos para a comunidade. Entre os serviços gratuitos, estão os exames preventivos de câncer: papa nicolau e PCR para HPV. Os exames preventivos serão realizados pelo Laboratório CPC Aburad Diagnóstico.

Reconhecido como referência em cuidado e cidadania, o evento terá como destaque os atendimentos na área da saúde, com a distribuição de mais de 1.000 senhas para consultas e exames médicos. As senhas serão distribuídas a partir das 7h. O evento ocorrerá das 8h às 16h.

O Multiação é realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), com o apoio de mais de 40 parceiros.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA