BOLSO AGRADECE
Confaz segue Mendes e prorroga congelamento do ICMS dos combustíveis
Índice é utilizado como base de cálculo de cobrança do imposto; colegiado foi unânime
POLÍTICA

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou, nesta quinta (27.01), a prorrogação por mais 60 dias do congelamento do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF). O índice é utilizado como base de cálculo de cobrança do ICMS dos combustíveis. O colegiado decidiu de forma unânime.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui!
O governador Mauro Mendes (DEM) já havia votado para que o congelamento, em 14 de janeiro, e enviou uma nova proposta ao grupo de governadores, na qual insistiu em prorrogar a medida por mais 180 dias, mas não foi aceita em sua integralidade, ficando acordado o prazo de mais 60 dias.
“Ninguém aguenta mais tanto aumento e o Governo de Mato Grosso tem insistido nessa pauta. ”, afirmou o governador.
Mauro Mendes, no entanto, alertou também ser necessário que a Petrobras mude sua política de preços para que a população pare de pagar tão caro pelo combustível.
“A Petrobras atrela o preço do combustível ao preço internacional do barril de petróleo. Ela tem registrado lucros recordes às custas de arrancar o couro da população, com aumento atrás de aumento”, relatou.
Além de propor e votar pelo congelamento, o Governo de Mato Grosso também realizou redução de ICMS, que passou a valer a partir deste ano.
Foi reduzido o imposto da gasolina de 25% para 23% (a menor alíquota do país) e do diesel de 17% para 16%. No etanol, Mato Grosso tem a menor alíquota entre os estados, de 12,5%.

POLÍTICA
‘Piada de mal gosto’, diz Emanuel Pinheiro sobre venda de vagões do VLT para Eduardo Paes
Prefeito de Cuiabá chamou de negociação do governo de Mato Grosso de ‘medida sem limites de maldade’

“É uma piada de mal gosto, uma violência muito grande com a população carente e que depende do transporte coletivo. Já passou dos limites a forma de condução e a postura do governo do Estado em relação ao modal VLT”, disse o prfeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), ao ser questionado sobre a oferta de venda dos vagões do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do governo do Estado à Prefeitura do Rio de Janeiro.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1 e no Grupo 2! Participe também do Grupo de Discussão
A declaração foi dada durante a visita da senadora e pré-candidata à presidência da República, Simone Tebet (MDB), nesta segunda (23.05), ao Palácio Alencastro.
Eduardo Paes (PSD-RJ) estaria interessado em adquirir os 40 vagões para ampliar a frota do modal na capital carioca, alvo de protestos por parte dos usuários devido os atrasos frequentes e superlotação. Paes enviou uma comitiva para visitar o local onde os trens estão estacionados e agora a administração municipal analisa possibilidade por meio de estudos encabeçados pelo secretário municipal de Coordenação Governamental do Rio, Jorge Luiz Arraes.
“É uma medida sem limites de maldade, de insensibilidade do governo do Estado. Ele acabou de dizer, inclusive, sustentando na tese junto ao Tribunal de Contas da União, que os vagões estavam acabados, quebrados e enferrujados. Agora, às escondidas tentava vender para a Prefeitura do Rio, que curiosamente, está enterrando o BRT para ampliar os trilhos do VLT”, falou o prefeito de Cuiabá.
-
CIDADES2 dias atrás
Outdoor com ataques ao presidente Jair Bolsonaro é publicado em cidade de MT
-
GERAL7 dias atrás
Filha de motorista de ônibus que perdeu braço na BR-163 faz cota virtual para visitar o pai
-
GERAL7 dias atrás
Primeira morte por hipotermia em onde de frio é registrada em Mato Grosso
-
GERAL7 dias atrás
Homem é preso em flagrante pela Polícia Militar transportando 103 peças de peixe
-
POLÍCIA2 dias atrás
Carga de soja roubada é recuperada e barracão usado por criminosos como depósito ‘cai’
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Emendas destinam R$ 33 milhões para estrada que interliga rodovias; obra desafogará BR-163
-
GERAL7 dias atrás
Semirreboque se desprende, atinge caminhonete na contramão e casal morre
-
POLÍCIA2 dias atrás
Médico comete suicídio e se mata com tiro na cabeça no interior de Mato Grosso