Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MT

Projeto de lei que garante políticas públicas para crianças de MT é aprovado

Publicado em

POLÍTICA MT

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Projeto de Lei que garante políticas públicas para crianças foi aprovado durante a última sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no dia 04 de maio. O projeto nº 634/2020, de autoria do deputado estadual João Batista do Sindspen (PP), segue agora para o expediente do Poder Executivo e aguarda a sanção do governador. A iniciativa institui a “Política Estadual Integrada pela Primeira Infância do Estado de Mato Grosso”, que visa dar assistência especial para crianças entre 0 e 6 anos que estejam em situação de vulnerabilidade.

Batista conta que o projeto foi apresentado no ano de 2020, durante o período de pandemia, sendo uma das ferramentas encontradas por ele para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“Hoje, graças a Deus, vivemos outro momento da pandemia, um momento menos preocupante e com menos medo, nada comparado com o ano de 2020. Entretanto, esta terrível doença deixou e continua deixando várias sequelas. Nosso projeto foi criado para que estas crianças, com idades de 0 a seis anos, sejam assistidas pelo Estado de forma integral, oferecendo estímulos de qualidade e dando o suporte necessário. Mesmo antes da criança começar a falar e andar, ela vive processos de desenvolvimento que são influenciados pela realidade na qual ela está inserida, sendo fundamentais para o seu crescimento saudável”, disse o deputado.

Leia Também:  Ex-prefeito Chico Mendes lidera pesquisas para Prefeitura de Diamantino

O parlamentar ainda explica que a atenção responsável nos primeiros anos de vida de uma criança ajuda nas atividades escolares dos anos posteriores, reduzindo a possibilidade de evasão escolar, além de outros agravos em sua formação. 

“A Lei Federal nº 13.257, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância, trouxe importantes diretrizes para as políticas públicas de todo o país destinadas a esse período da vida”, finalizou.

O projeto prevê que compete ao Estado, em articulação e cooperação com os municípios, a execução de suas respectivas “Políticas Municipais pela Primeira Infância”, com ampla participação da sociedade. Dentre as prioridades defendidas pelo parlamentar, estão a garantia da educação escolar, assistência social à família e à criança e o monitoramento permanente, além de uma avaliação periódica das famílias inseridas no projeto.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Ex-prefeito Chico Mendes lidera pesquisas para Prefeitura de Diamantino

Publicados

em

O ex-prefeito Chico Mendes, representante do partido União Brasil, desponta como líder em todos os cenários das pesquisas de opinião pública sobre a tendência do eleitorado para a Prefeitura de Diamantino em 2024, revelou um levantamento recente conduzido pelo Instituto MT Dados.

De acordo com o levantamento, realizado neste mês e ouvindo 408 eleitores, Chico Mendes conta com expressivos 59,5% das intenções de voto na modalidade estimulada. No cenário principal pesquisado, o segundo colocado é o produtor rural Carlos Kan, do Podemos, com 14,8%, seguido pelo atual vice-prefeito Jozenil Costa Lube, conhecido como Bodão, do PSD, com 3,2%.

Os eleitores dispostos a votar nulo ou em branco somam 13,3%, enquanto aqueles que não sabem em quem votar ou não responderam aos questionários da MT Dados atingiram 9,2%.

Quando questionados sobre em quem não votariam de forma alguma, o vice-prefeito Bodão lidera o quesito rejeição, com 30%. Carlos Kan é rejeitado por 14,1% dos eleitores de Diamantino, enquanto Chico Mendes ostenta o menor índice, com apenas 8,7%.

Leia Também:  Ex-prefeito Chico Mendes lidera pesquisas para Prefeitura de Diamantino

Francisco Ferreira Mendes, popularmente conhecido como Chico Mendes, já comandou a Prefeitura de Diamantino por dois mandatos consecutivos, entre 2001 e 2008.

A pesquisa quantitativa, realizada com a técnica de survey de opinião, foi executada pela equipe do MT Dados neste mês de abril, com uma amostra de 408 entrevistas presenciais. O nível de confiança é de 9%, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi devidamente registrada sob o número 08260/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com data de divulgação marcada para 17 de abril do corrente ano.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA