ESQUERDA
Márcia Pinheiro será candidata de oposição ao governo e pode criar confusão no MDB
Primeira-dama de Cuiabá está no PV e federada com PT e PCdoB; o marido e o filho são filiados ao MDB que apoiará a reeleição de Mauro Mendes
POLÍTICA MT

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), será a candidata da oposição ao governo de Mato Grosso. A confirmação foi feita na noite desta quinta-feira (4) durante reunião da Federação Brasil de Esperança (formada por PV, PT e PCdoB). A situação cria um novo capítulo na briga histórica do marido e prefeito Emanuel Pinheiro, filiado ao MDB, partido que apoiará a reeleição do governador Mauro Mendes (União)
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1 e no Grupo 2! Participe também do Grupo de Discussão.
A homologação do nome da esposa do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) será feita esta à tarde (5), durante a convenção da federação, quando serão anunciados as composições das chapas proporcionais e o nome do candidato à vice ao lado de Márcia.
Com discurso voltado às questões sociais e citando a “fila dos ossinhos” em Cuiabá, episódio que se tornou nacionalmente conhecido, a primeira-dama cuiabana aposta na força de Lula à presidência da República para emplacar seu nome no Paiaguás.
“Aceitei disputar o Governo do Mato Grosso porque a história nos concede agora a oportunidade de somarmos a um presidente que nos ajudará a formar uma grande rede de proteção social. Porque quando o Mato Grosso se reencontrar com o Brasil, ninguém vai segurar nosso estado! “, discursou.
Se confirmada, a candidatura de Márcia Pinheiro pode gerar mais uma confusão dentro do MDB, já que Emanuel e o deputado Emanuelzinho Pinheiro (filho de Emanuel e Márcia) são emedebistas e o partido está na chapa de reeleição do governador Mauro Mendes.
Caso os dois subam no palanque da Federação de esquerda, podem ser acusados de infidelidade partidária, a menos que consigam a liberação do MDB.

POLÍTICA MT
CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa apreciou 46 matérias durante reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (9). No encontro, os parlamentares aprovaram parecer pela derrubada do veto total ao Projeto de Lei nº 1186/2021, que estabelece a obrigatoriedade de contratação de cantores, instrumentistas, bandas ou conjuntos musicais locais em shows e eventos financiados com dinheiro público.
Também receberam parecer pela derrubada o Veto Total nº 89/2022, aposto a projeto aprovado pela Assembleia, que estipula prazo para análise da prestação de contas e para o repasse de recursos financeiros à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAES, Pestalozzi e afins – e o Veto Total nº 95/2022, aposto a proposta sobre tratamento, em aterros sanitários, dos líquidos produzidos pelo lixo. O prazo para adaptação à regra seria de dois anos.
Uma das propostas aprovadas pela CCJR altera trechos da Lei nº 10.941/2019, que dispõe sobre a gratuidade de inscrição às pessoas com deficiência em competições de corrida de rua realizadas no estado. O PL nº 764/2021 pretende ampliar o direito à isenção a todas as competições esportivas, aumentar a reserva de ingressos para esse fim de 5% para 10% e também acrescentar como critério para fazer jus à gratuidade que o competidor tenha renda mensal de até três salários mínimos.
Também recebeu parecer favorável o PL nº 348/2021, que acrescenta dispositivos à lei que define critérios para nomeação e exercício dos cargos de secretários de estado. A proposta visa impedir que pessoas condenadas com base nas leis Maria da Penha e do Feminicídio exerçam o cargo de secretário estadual em Mato Grosso.
Das 46 matérias votadas, foram analisados 20 vetos e 12 receberam parecer pela derrubada. Já entre os projetos de lei, oito receberam parecer favorável e 18, parecer contrário.
Fonte: ALMT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Dois casos de varíola do macaco são confirmados em Mato Grosso; outros seis suspeitos
-
CIDADES4 dias atrás
Tragédia envolvendo trator mata jovem de 18 anos em Colíder
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Homem de 42 anos desaparece no rio Teles Pires quando pescava com colegas
-
POLÍCIA1 dia atrás
Menino de três anos é estuprado enquanto passava o final de semana com o pai
-
CIDADES4 dias atrás
Engavetamento entre seis veículos deixa ferido e trânsito lento na Miguel Sutil
-
POLÍCIA4 dias atrás
Polícia Civil prende em flagrante homem que tentou matar companheira a pauladas em Tangará
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Bezerra afirma que emedebistas estão livres para apoio ao Senado e frustra Neri Geller
-
OPINIÃO6 dias atrás
Quando vale a pena manter um seguro de vida?