CONVENÇÃO
Bezerra afirma que emedebistas estão livres para apoio ao Senado e frustra Neri Geller
POLÍTICA MT

Um dos maiores incentivadores da candidatura do deputado Neri Geller (PP) ao Senado, o presidente do MDB em Mato Grosso, deputado Carlos Bezerra, acaba de anunciar, na convenção estadual realizada em Cuiabá, que o partido abrirá o palanque para o apoio ao Senado. A decisão da agremiação sacramenta o isolamento do postulante progressista, que apostava que a sigla manteria o compromisso feito no início do ano.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1 e no Grupo 2! Participe também do Grupo de Discussão.
Questionado sobre os motivos que levaram a liberação do Senado o cacique emedebista foi enfático. “Porque nós não queremos coligar com ninguém, entrar nessa luta aí. Os membros do partido terão liberdade para apoiar, alguns vão apoiar outros candidatos”, disse o presidente, afirmando que seu apoio pessoal continua sendo no Neri.
Descartando racha partidário, Bezerra afirmou que a decisão de liberar os correligionários foi tomada com base no fato de a sigla não ter um candidato próprio. Ele acredita que a medida ajudará no fortalecimento das candidaturas proporcionais, já que dará liberdade de escolha aos seus membros de acordo com a realidade regional de cada um.
Governo
A convenção vai homologar o apoio do MDB a candidatura de Mauro Mendes. Bezerra afirmou que não pode ‘fazer nada’ quanto a decisão pessoal de alguns líderes da sigla que ainda insistem em lançar uma candidatura de oposição, em ume referência clara ao prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro.

POLÍTICA MT
CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa apreciou 46 matérias durante reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (9). No encontro, os parlamentares aprovaram parecer pela derrubada do veto total ao Projeto de Lei nº 1186/2021, que estabelece a obrigatoriedade de contratação de cantores, instrumentistas, bandas ou conjuntos musicais locais em shows e eventos financiados com dinheiro público.
Também receberam parecer pela derrubada o Veto Total nº 89/2022, aposto a projeto aprovado pela Assembleia, que estipula prazo para análise da prestação de contas e para o repasse de recursos financeiros à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAES, Pestalozzi e afins – e o Veto Total nº 95/2022, aposto a proposta sobre tratamento, em aterros sanitários, dos líquidos produzidos pelo lixo. O prazo para adaptação à regra seria de dois anos.
Uma das propostas aprovadas pela CCJR altera trechos da Lei nº 10.941/2019, que dispõe sobre a gratuidade de inscrição às pessoas com deficiência em competições de corrida de rua realizadas no estado. O PL nº 764/2021 pretende ampliar o direito à isenção a todas as competições esportivas, aumentar a reserva de ingressos para esse fim de 5% para 10% e também acrescentar como critério para fazer jus à gratuidade que o competidor tenha renda mensal de até três salários mínimos.
Também recebeu parecer favorável o PL nº 348/2021, que acrescenta dispositivos à lei que define critérios para nomeação e exercício dos cargos de secretários de estado. A proposta visa impedir que pessoas condenadas com base nas leis Maria da Penha e do Feminicídio exerçam o cargo de secretário estadual em Mato Grosso.
Das 46 matérias votadas, foram analisados 20 vetos e 12 receberam parecer pela derrubada. Já entre os projetos de lei, oito receberam parecer favorável e 18, parecer contrário.
Fonte: ALMT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Dois casos de varíola do macaco são confirmados em Mato Grosso; outros seis suspeitos
-
CIDADES4 dias atrás
Tragédia envolvendo trator mata jovem de 18 anos em Colíder
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Márcia Pinheiro será candidata de oposição ao governo e pode criar confusão no MDB
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Homem de 42 anos desaparece no rio Teles Pires quando pescava com colegas
-
POLÍCIA1 dia atrás
Menino de três anos é estuprado enquanto passava o final de semana com o pai
-
CIDADES4 dias atrás
Engavetamento entre seis veículos deixa ferido e trânsito lento na Miguel Sutil
-
POLÍCIA4 dias atrás
Polícia Civil prende em flagrante homem que tentou matar companheira a pauladas em Tangará
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Homem forte de Mendes, Mauro Carvalho será primeiro suplente de Fagundes