Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Policiais civis são capacitados na identificação de peças de caminhões mais visadas para roubos e furtos

Publicado em

POLÍCIA

Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furto de Rondonópolis e da GCCO participaram na segunda-feira (27.06) de uma capacitação sobre identificação de peças e componentes de caminhão.

O curso foi promovido em parceria com a Associação Nacional das Empresas Agenciadoras de Cargas em Rondonópolis e teve como objetivo capacitar os policiais para identificação das principais peças alvo de crimes de furto/roubo em caminhões visando o rastreio e identificação da origem. A modalidade criminosa gera grande prejuízo ao setor de transporte, principalmente, pelo alto valor agregado de peças como módulo Arla, módulo de farol, cervo de embreagem, entre outras.

De acordo com a Derf de Rondonópolis, o furto de peças de caminhões apresentou aumento significativo no ano passado, razão pela qual a Polícia Civil vem desenvolvendo trabalhos contínuos para repressão especializada a esse tipo de crime, mirando tanto os autores, quanto os receptadores.

Um exemplo das ações desencadeadas foi a Operação Mercado Paralelo, deflagrada pela Derf no final de 2021, que desarticulou uma associação criminosa responsável pelo furto e receptação de peças de caminhões na região sudeste e em outras cidades de Mato Grosso. Na oportunidade, foram mandados de busca e apreensão em empresas de Rondonópolis e Cuiabá, além do indiciamento e prisão de oito pessoas.

Leia Também:  'Matariam um por dia', diz delegado sobre sequência de assassinatos a motoristas por aplicativo em MT

Neste primeiso semestre, o crime apresentou redução em Rondonópolis, na comparação com o mesmo período do ano passado. “ A Polícia Civil realizou planejamento operacional para o desenvolvimento de outras ações ao longo deste ano mo combate a esta modalidade criminosa”, pontuou o delegado Santiago Sanches, titular da Derf de Rondonópolis.

Fonte: PJC MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

‘Matariam um por dia’, diz delegado sobre sequência de assassinatos a motoristas por aplicativo em MT

Publicados

em

Foto: Reprodução

Os suspeitos de assassinar três motoristas por aplicativo, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, agiam como ‘serial killers’ e tinham como objetivo matar um por dia, segundo o delegado responsável pela investigação, Nilson Farias. Os corpos de Elizeu Rosa Coelho, de 58 anos, e Marcio Rogerio Carneiro, de 34 anos, foram encontrados na noite dessa segunda-feira (15). Já Nilson Nogueira, de 42 anos, foi localizado nesta terça-feira (16).

Um jovem, de 20 anos, foi preso e dois menores, de 15 e 17 anos, foram apreendidos suspeitos de envolvimento nos assassinatos. Eles confessaram os crimes à polícia.

De acordo com o delegado, a princípio, o objetivo do grupo era roubar os veículos e pertences das vítimas.

“Era para ser um crime de roubo de veículo, mas um queria se vingar e demonstrar que o crime também vence, então ele resolveu, junto com os outros, matar […] A partir da primeira morte, todos os motoristas que eles pegavam eles mataram. Eles iriam matar mais um e matariam um por dia”, disse.

Leia Também:  'Matariam um por dia', diz delegado sobre sequência de assassinatos a motoristas por aplicativo em MT

 

ENTENDA O CASO

Elizeu, Marcio e Nilson desapareceram entre os dias 11 a 14 deste mês após saírem para trabalhar. Os três veículos utilizados pelos motoristas eram alugados e foram localizados no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.

A polícia acredita que os veículos foram deixados no mesmo local, possivelmente, para ‘esfriarem’, uma ação que consiste em abandonar o item furtado durante certo tempo para ver se ele é rastreável.

Ainda de acordo com a polícia, os veículos já passaram por perícia e as investigações estão em andamento.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA