Artigo
A parábola dos talentos
OPINIÃO

A parábola dos talentos está registrada na Bíblia no livro de Mateus 25:14-30; tendo o mesmo contexto registrado em Lucas 19:11-26 e Marcos 13:32-37.
O contexto da parábola está direcionado para como devemos gerenciar a nossa vida antes de reencontrar-nos com Jesus, isto é, a sua segunda vinda a este mundo.
Quando Jesus contou a parábola, Ele estava próximo de Jerusalém. Os discípulos e as pessoas que estavam próximas a Ele desejavam que Cristo fosse o rei terrestre, contudo, o Mestre apresentava a eles um reino futuro que um dia iria chegar, o qual é chamado de Nova Jerusalém.
É com essa perspectiva que devemos analisar a parábola dos talentos para que, assim, consigamos entender as minúcias das palavras do texto bíblico.
O nosso tempo é um dom precioso dado por Deus. Nós não devemos desperdiçar esse presente. É indispensável que tenhamos inteligência e sabedoria para saber aproveitar o tempo oferecido por Deus a cada um de nós. O tempo ofertado a nós deve ser aplicado com trabalho diligente para a obra do Senhor, e não para um trabalho ocioso ou inócuo.
Por isso a ordem é: vigie, fique esperto, fique ligado, esteja atento para vislumbrar o momento futuro que é o retorno de Cristo.
Deus deseja que cada um de nós possa aproveitar o nosso tempo; não em quantidade, mas sim com qualidade. Que esse tempo seja aprimorado e que seja cuidadosamente aplicado para a obra de Deus.
A minha pergunta para você é: como você tem aplicado o seu tempo? O seu tempo está voltado para um futuro próspero com Jesus? Quanto tempo você tem dedicado a Ele? Quanto tempo você dedica às pessoas próximas a você?
Nos próximos textos estaremos aprofundando o estudo pormenorizado da parábola que nos prepara para adentrarmos o Reino de Deus.
Essa parábola visa nos preparar para um futuro melhor, eterno e feliz. Que possamos usufruir o tempo concedido a nós por Deus com ocupações úteis e pertinentes, pensando no reino dEle. Para isso, precisamos nos capacitar, nos preparar e aguardar.
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 23 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.

OPINIÃO
Conexão Noruega-Mato Grosso: Ciência e Robótica no Agro.

A internacionalização do agronegócio mato-grossense tem se consolidado como uma estratégia fundamental para fortalecer sua competitividade global, promover inovação tecnológica e garantir a sustentabilidade da produção. Nesse contexto, a cooperação internacional desempenha um papel estratégico, ao possibilitar o intercâmbio de conhecimento, o desenvolvimento de soluções inovadoras e a formação de profissionais altamente qualificados.
O projeto DIP-Farm Edu – Programa de Inovação Digital para Educação e Pesquisa em Robótica Agrícola, Melhoramento de Plantas e Produção Sustentável de Alimentos (em português) – exemplifica esse potencial. Trata-se de uma iniciativa de cooperação entre Mato Grosso e Noruega, liderada pela Universidade Norueguesa de Ciências da Vida (NMBU) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a participação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e de empresas e organizações do setor agroindustrial dos dois países.
Como professor e pesquisador envolvido nesse projeto, terei a oportunidade de ministrar o curso “Agronegócio Global Sustentável” para os participantes noruegueses e brasileiros. Esse curso será um espaço estratégico para a troca de conhecimento entre Brasil e Noruega, permitindo que os alunos compreendam os desafios e oportunidades do agronegócio sustentável sob múltiplas perspectivas. Além disso, o curso será uma oportunidade para promover a imagem do setor de produção agropecuário e agroindustrial de Mato Grosso, destacando sua relevância econômica, sua competitividade global e os avanços em tecnologia e sustentabilidade. Essa exposição fortalecerá a conexão entre os dois países, com potencial para abrir novas possibilidades de colaboração e até mesmo de investimentos no agronegócio mato-grossense.
Com duração de 2025 a 2028, o projeto visa fomentar a inovação digital aplicada ao agronegócio, com foco no uso de robótica, inteligência artificial e big data para a produção sustentável de alimentos. Além disso, promoverá a mobilidade acadêmica e o desenvolvimento de um ambiente de aprendizado global para estudantes brasileiros e noruegueses.
Essa interação acadêmica e científica reflete a importância da colaboração internacional como impulsionadora do desenvolvimento tecnológico no agronegócio mato-grossense. Além de facilitar o acesso a pesquisas de ponta e inovações aplicadas, ela fortalece a inserção do estado em redes globais de conhecimento, ampliando as oportunidades de negócios e consolidando Mato Grosso como referência global em produção sustentável.
Dessa forma, projetos como o DIP-Farm Edu representam mais do que uma parceria acadêmica: são um passo essencial para transformar o futuro do agro, alinhando competitividade, tecnologia e responsabilidade socioambiental.
*Prof. Dr. Lucas Oliveira de Sousa é PhD em Ciências Agrícolas (Universität Hohenheim), professor e pesquisador da Faculdade de Agronomia e Zootecnia da UFMT, consultor e palestrante.
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