MUNDO
Multidão de migrantes tenta entrar em Melilla; 18 pessoas morreram
MUNDO


Pelo menos 18 migrantes morreram e 76 ficaram feridos em uma tentativa massiva de entrar no território espanhol de Melilla, na fronteira com o Marrocos, nesta sexta-feira (24).
O episódio foi registrado na área de Nador, uma província que faz fronteira com Melilla, e deixou 140 policiais marroquinos feridos. As cinco vítimas perderam a vida no meio da multidão.
Segundo as autoridades espanholas, cerca de 2 mil pessoas se aproximaram da barreira de Melilla no início da manhã e, duas horas depois, mais 500 subsaarianos tentaram quebrar a porta de acesso do posto de controle fronteiriço. Ao todo, 130 migrantes homens conseguiram entrar na cidade.
Imagens de uma ONG local transmitidas pela televisão pública da Espanha mostraram dezenas de pessoas no chão, empilhadas umas às outras, que foram detidas pela polícia marroquina.
O governo espanhol em Melilla relatou que muitos migrantes eram “violentos e organizados”. A ação ocorreu “apesar do amplo dispositivo das forças marroquinas, que colaboram ativamente e de forma coordenada com as forças de segurança do Estado espanhol”, segundo comunicado oficial.
Esta foi a primeira tentativa substancial de entrada em massa na Espanha registrada em Melilla desde que, em março passado, Madri e Rabat anunciaram uma “nova fase” das relações bilaterais, colocando fim a uma longa crise diplomática.
O imbróglio entre Espanha e Marrocos teve início depois que o líder dos independentistas saarauis da Frente Polisário, Brahim Ghali, foi recebido em abril de 2021 em Madri para tratar a Covid-19.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

MUNDO
Guerra: Zelensky diz que confronto terá fim com libertação da Crimeia


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , afirmou que a guerra iniciada pela Rússia só terminará com a “libertação” da Crimeia, anexada unilateralmente por Moscou em 2014.
“Essa guerra russa contra a Ucrânia, contra toda a Europa livre, começou com a Crimeia e deverá terminar com a Crimeia, com a sua libertação. Hoje é impossível dizer quando isso acontecerá, mas sei que voltaremos a ter a Crimeia ucraniana”, disse em seu discurso diário.
O mandatário ainda afirmou que o “mundo errou em não responder com toda a força os primeiros passos agressivos da Rússia em 2014”.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Dois casos de varíola do macaco são confirmados em Mato Grosso; outros seis suspeitos
-
CIDADES4 dias atrás
Tragédia envolvendo trator mata jovem de 18 anos em Colíder
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Márcia Pinheiro será candidata de oposição ao governo e pode criar confusão no MDB
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Homem de 42 anos desaparece no rio Teles Pires quando pescava com colegas
-
POLÍCIA1 dia atrás
Menino de três anos é estuprado enquanto passava o final de semana com o pai
-
CIDADES4 dias atrás
Engavetamento entre seis veículos deixa ferido e trânsito lento na Miguel Sutil
-
POLÍCIA4 dias atrás
Polícia Civil prende em flagrante homem que tentou matar companheira a pauladas em Tangará
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Bezerra afirma que emedebistas estão livres para apoio ao Senado e frustra Neri Geller