MUNDO
Guerra: dezenas de corpos são encontrados em fábrica na Ucrânia
MUNDO


Um conselheiro da Prefeitura de Mariupol informou nesta sexta-feira (27) que cerca de 70 corpos foram encontrados em uma antiga fábrica da cidade.
Segundo o assessor, os cadáveres ficaram sob os escombros do local após um bombardeio efetuado pelas forças russas.
“As pessoas permaneceram nos escombros do prédio após o bombardeio. Os corpos foram fechados em sacos plásticos e serão enterrados em uma vala comum no vilarejo de Stary Krym”, confirmou.
No início da semana, cerca de 200 corpos foram achados nos escombros de um abrigo sob um edifício destruído em Mariupol, na Ucrânia. Além disso, o conselheiro municipal afirmou que vários cadáveres foram abarrotados pelo Exército russo em um necrotério improvisado nas proximidades de uma estação de metrô da cidade.
O assessor acrescentou que um menino de 12 anos de idade morreu ontem (26) pela explosão de um projétil deixado na rua na região de Kalmiusky, em Mariupol, nas proximidades de uma escola.
“Armas russas continuam matando crianças em Mariupol mesmo após as operações ativas. Tenha cuidado. Todos os dias, diga às crianças para não tocarem em objetos suspeitos, especialmente projéteis, mísseis e outros armamentos”, declarou o conselheiro, citado pela agência ucraniana “Unian”.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

MUNDO
Turquia retira veto à entrada de Suécia e Finlândia na OTAN


A Turquia retirou o veto à entrada da Suécia e da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) , depois das negociações realizadas nesta terça-feira (28) em Madri.
Segundo a agência turca Anadolu, os três países assinaram um memorando de entendimento durante uma reunião entre o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, o seu homólogo da Finlândia, Sauli Niinisto, a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.
Em nota, o governo de Ancara informou que a Turquia “conseguiu o que pediu” nas conversações com a Suécia e a Finlândia e obteve “plena cooperação” de ambos os países contra os militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), movimento que luta pela criação de um Estado curdo e que é considerado uma organização terrorista pelo governo de Erdogan.
“A política de portas abertas da Otan é um sucesso, demonstramos que sabemos resolver os problemas através da negociação, com a entrada da Suécia e da Finlândia na aliança estaremos todos mais seguros”, disse Stoltenberg.
Segundo o secretário-geral da Otan, os detalhes do memorando serão assinados em breve, incluindo o acordo de extradição, que respeitará os padrões europeus. Além disso, enfatizou que os líderes da aliança irão neste momento convidar oficialmente a Suécia e a Finlândia durante a cúpula.
Para Stoltenberg, este “é um passo que abrirá o caminho para a ratificação por todos os aliados”. “Com a entrada deles, toda a imagem do tabuleiro de xadrez báltico-escandinavo será fortalecida”.
Helsinque e Estocolmo abandonaram sua histórica política de neutralidade militar e pediram adesão à Otan por causa da invasão da Rússia à Ucrânia. Ancara, no entanto, acusava ambas as nações de darem refúgio a militantes do PKK.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo
-
GERAL5 dias atrás
Grupo participa da lluminare 2022 e apresenta suas marcas em espaço ‘italiano’
-
POLÍCIA6 dias atrás
Dupla é detida com mais de 300 pacotes de defensivo de origem chinesa
-
MULHER6 dias atrás
Não é só a Kate Middleton: especialista ensina a lidar com birra
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Mulheres falam sobre experiência em conhecer pecuária e turismo
-
POLÍTICA MT11 horas atrás
Zize desponta como 2º maior força política do PSD para deputado estadual de MT
-
POLÍCIA6 dias atrás
PM desarticula quadrilha por receptação e recupera 55 toneladas de fertilizantes
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Thiago Gagliasso alfineta festa com “tema eleitoral” de Camila Pitanga
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Pai questiona acusações de Britney Spears e quer obrigá-la a depor