CUIABÁ

MULHER

Cristina Kirchner apoia nova presidente de Honduras, Xiomara Castro

Publicado em

MULHER


source
Xiomara Castro e Cristina Fernández Kirchner
Reprodução/Instagram

Xiomara Castro e Cristina Fernández Kirchner

Cristina Fernández Kirchner, primeira mulher a ser presidente da Argentina (2007-2015) e atual vice-presidente, dirigiu algumas palavras de encorajamento à  presidente de Honduras, Xiomara Castro. A política já havia sido primeira-dama do país pois é companheira de Manuel Zelaya, derrubado por um golpe militar em 2009.  Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil (2011-2016), também estava no evento realizado ontem (26).

Em seu discurso, Cristina disse que aquilo era “um abraço de mulher para mulher em meio ao poder. Uma “dupla” luta contra o poder e o patriarcado”. E isso a lembrou de uma discussão que teve com seu parceiro Nestor na época.

“Não é fácil ser uma presidente mulher porque ainda há em nossas sociedades, e em nossos próprios colegas, curiosamente, um certo resquício de sociedade patriarcal, que também chamamos de machismo. Quando uma mulher, além de pintar ela mesma, penteando o cabelo, ou vestindo uma roupa para vir aqui, também pensa e acima de tudo se atreve a dizer o que pensa em voz alta, e tomar decisões, eles o perdoam muito menos do que os homens”, disse Kirchner.

Leia Também:  PGR arquiva pedido de presidente para investigar Alexandre de Moraes

Ela continuou: “Em 2007, quando foi minha vez de assumir a presidência, falei para Néstor, meu sócio, que era uma questão de machismo, porque eu era mulher. Ele me disse não, não. Pouco antes de sair, ele admitiu para mim que eu estava certo. Isso também, além das ideias e interesses que são afetados, é fundamentalmente por causa de sua condição de mulher.”

Cristina finalizou: “E espero que todos vocês, e todos vocês, ajudem muito a camarada Xiomara, porque uma tarefa difícil a espera, duplamente difícil por ser mulher, mas estou absolutamente convencida de que ela será capaz de realizá-la porque vi ela sair para lutar por quem foi seu parceiro, para lutar pela democracia, aqui nas ruas, indo e vindo, e finalmente vamos vê-la empossada como presidente amanhã”.

Xiomara assumiu a presidência na manhã desta quinta-feira (27), buscando saída para a crise política que o país enfrenta.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 27 de maio de 2022

Publicados

em

source
O horóscopo do dia te ajuda a saber como encarar a vida da melhor maneira
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia te ajuda a saber como encarar a vida da melhor maneira

ÁRIES 

No pique da Lua minguante em Touro, tudo deve fluir de forma relaxada e amena. Uma postura mais receptiva e introspectiva deve prevalecer. A vontade é de cercar-se de coisas belas, conforto, qualidade e tranquilidade. Dê preferência para atividades leves, para o conforto, o equilíbrio, a restauração de forças e a praticidade. O céu o convida a finalizar assuntos inconclusos. Prepare-se para novas operações e iniciativas, mas lembre-se que um pouco de mistério também é ingrediente para o sucesso. 

TOURO 

Evite forçar situações, procure também controlar o ciúme e as cobranças. A Lua minguante segue na fase balsâmica em seu signo, favorecendo curas, limpezas, compreensões e purificações. Você pode concluir assuntos, mas procure pegar mais leve, sem exigir muito de si mesmo ou dos outros. Reserve tempo para si mesmo, para cuidar da alimentação, da saúde, descansar e repor energias. É bom avaliar seu crescimento e determinar quais serão as metas do próximo ciclo lunar, que chegará em breve, no dia 30. 

GÊMEOS 

A Lua minguante ingressa em Touro: é tempo de recuperar as energias, de desacelerar para apreciar a paisagem e degustar os prazeres simples que a vida oferece. Bom para finalizar pendências, mas sem pressa, com passos firmes e constantes. Mercúrio continua em movimento retrógrado, favorecendo revisões. Prefira voltar a atenção para si mesmo e se resguardar de situações conflituosas, não tenha receio de pensar diferente e de mudar de opinião. Procure expressar-se com mais sensibilidade, carinho e afeto.

CÂNCER 

A Lua balsâmica segue agora em Touro, favorecendo o conforto, a segurança e a sensibilidade estética. Reserve tempo para meditar, analisar e refletir. Prefira atividades mais simples e prazerosas. Procure cercar-se de pessoas queridas, o período é ideal para distribuir afeto. Você pode equilibrar os compromissos e com momentos de recolhimento e reservar um tempo especial só para você. Ao desacelerar e meditar, fica mais fácil ouvir a intuição e perceber o que deve fazer para renovar suas energias. 

Leia Também:  Mulheres com deficiência têm sexualidades negadas e desmotivadas

LEÃO 

Bom período para finalizar questões que vem se arrastando. Evite iniciar algo novo ou fazer grandes investimentos agora. A Lua minguante segue em Touro, fica mais fácil aliar as questões práticas com a inspiração, o conforto, a segurança e o bem-estar. É importante comer bem, descansar e restaurar as forças. A regeneração e a recuperação de forças ficam favorecidas. Vale caminhar em contato com a natureza para descarregar e transmutar energias, programar atividades relaxantes.

VIRGEM 

Período de finalizações gerais e mais recolhimento, no pique da Lua minguante em Touro. Bom período para cuidados pessoais, reflexões e práticas de cura. Vênus e Plutão pedem cuidado com disputas nas relações. Vale passar mais tempo sozinho para cuidar de si mesmo. Bom período também para encontros mais íntimos. Mercúrio segue retrógrado, pesquise melhor antes de concluir negociações ou fazer compras importantes. Novas iniciativas poderão ser tomadas a partir do dia 30, com a Lua nova. 

LIBRA 

Invista na generosidade, no bom humor, num clima agradável ao seu redor. Excelente momento para harmonizar a casa e dar mais atenção a quem ama. No pique da Lua minguante em Touro, reserve tempo também para interiorizar-se e restaurar suas forças. Vênus desafia Plutão: você pode decidir onde deve aplicar sua energia e o que deve ser deixado para trás. Vale refletir para perceber o que atravanca sua caminhada e seu crescimento para que possa mudar. Um novo ciclo chegará no próximo dia 30, com a Lua nova.

ESCORPIÃO 

É importante perceber onde foca sua atenção e suas energias – são elas que criam sua realidade. Vênus e Plutão continuam pedindo cuidado com disputas de poder, ciúme ou manipulações. A Lua segue na fase minguante e balsâmica, com propriedades restauradoras. Aproveite para cuidar de seu equilíbrio. Está em seu poder superar as energias de baixa vibração, cultivar uma visão mais elevada do mundo e da vida. Bom período para vivências espirituais, terapias, música, reflexões e práticas de cura. 

SAGITÁRIO 

Prefira atividades mais tranquilas e pacatas. A Lua minguante segue agora em Touro, favorecendo conforto e segurança. Assuntos práticos podem ser concluídos e encaminhados. Sem pressa, com determinação, atenção e cuidado. É bom reservar momentos de introspecção para avaliar resultados, importantes reflexões e compreensões estão em pauta. Sol, Marte e Júpiter se alinham para favorecer um clima mais expansivo e bem-humorado, bom também para os estudos. Não se esqueça de cuidar de si mesmo, comer bem, dormir bem e restaurar energias. 

Leia Também:  Projeto no Senado esvazia Justiça Eleitoral, diz presidente do TSE

CAPRICÓRNIO 

Com a Lua minguante em Touro, o conforto e a praticidade ganham destaque. Aproveite para cultivar leveza e um pouco mais de prazer em sua rotina. Cresce a importância da segurança, do conforto e do bem-estar. Mas prefira os prazeres simples e baratos, evite grandes gastos agora. Mercúrio segue em movimento retrógrado: cuidado com mal-entendidos e fakenews, é importante pesquisar melhor ao trocar informações. A fase é de fechamento, é tempo de recolhimento para que possa analisar a vida e elaborar planos.

AQUÁRIO 

Finalize assuntos pendentes e prepare novos projetos. Com a Lua minguante em Touro, mantenha os pés no chão, dê preferência para a praticidade e a simplicidade. Situações do passado pouco a pouco se acomodam em seu lugar. A decisão final de muitos assuntos será sua, mas procure ouvir opinião dos outros. Dê atenção e carinho às pessoas que ama, lembre-se que o bem comum vem antes do bem pessoal. Você pode aproveitar também para jogar fora aquela tralha que você continua guardando e nem sabe por quê. 

PEIXES 

Bom momento concluir assuntos, refletir sobre as vitórias, erros e acertos das últimas semanas. A Lua segue minguante e balsâmica em Touro: as artes, a meditação, os processos de cura e regeneração favorecidos. Para seguir em direção ao novo, é importante concluir o que foi começado. Mas seja prático e vá aos poucos. Vale você pode aproveitar para cuidar do conforto da casa e declarar seu afeto por alguém. Procure embelezar a vida ao seu redor, para que tudo fique mais aconchegante e acolhedor.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo. Siga também  o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA