MATO GROSSO
Bustamante defende maior contrapartida do Governo Federal aos estados no combate ao tráfico de drogas
MATO GROSSO

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, defendeu que o Governo Federal aumente a contrapartida aos estados no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas. Ele argumenta que Mato Grosso é o estado brasileiro, que mais realiza leilões com bens provenientes do crime, no entanto, pouco deste recurso retorna aos cofres públicos estaduais.
“Mato Grosso é o estado que mais organiza leilões de materiais apreendidos do narcotráfico e de organizações criminosas. Nós temos feito um debate institucional no Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre esta questão. O custo das operações, do leilão e de tudo que envolve a realização é do Estado de Mato Grosso, mas o que retorna para cá ainda é pouco”, destacou Bustamante.
A defesa foi feita durante o Workshop do projeto piloto do monitoramento do mercado de drogas ilícitas no estado de Mato Grosso, realizado pelo Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE), nesta quinta-feira (09.06), em Cuiabá.
Mato Grosso foi um dos cinco estados brasileiros escolhidos para o debate, que também reuniu representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e representantes da Polícia Nacional da Colômbia, esta última com larga experiência no combate ao narcotráfico.
Bustamante lembrou ainda que Mato Grosso tem se tornado referência no assunto. Além da realização dos leilões, o Estado possui o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), que atua nos 900 quilômetros de fronteira seca e alagada com a Bolívia e que tem expandido seu modelo de atuação a outros estados, como Rondônia e Acre.
O aparelhamento das forças de segurança, promovido pela atual gestão, foi lembrado pelo secretário como ponto importante no combate ao narcotráfico. Recentemente, o Governo do Estado entregou mais de R$ 30 milhões em equipamentos, entre eles, equipamentos infravermelhos para identificação de drogas, destinados às unidades da Polícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) do estado.
Também participaram do evento o diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da Senad, Marcelo de Oliveira Andrade; o diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis), desembargador Marcos Machado; representantes das Polícias Civil e Militar de Mato Grosso, Politec, Gefron e juízes que integram a Comissão Especial Sobre Drogas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

MATO GROSSO
Projeto ‘Casa de Sarita no Seu Bairro’ será lançado no bairro São Matheus dia 24 novembro
Oferecerá serviços e atividades gratuitas para mulheres, destacando-se pela ênfase no empoderamento feminino. O evento, a ser realizado na EMEB Abdala José de Almeida, representa acolhimento integral, com serviços de saúde, beleza, empreendedorismo e apoio emocional

No próximo dia 24 de novembro, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), liderado pela primeira-dama da cidade e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, lançará o projeto “Casa de Sarita no Seu Bairro”. Este evento promete ser uma manhã dedicada às mulheres do bairro São Matheus e região, oferecendo diversos serviços e atividades gratuitas. Um dos objetivos do evento é que todas as mulheres conheçam a “Casa de Sarita” que é um projeto feito por mulheres e para mulheres.
“Quero expressar com entusiasmo a importância vital da ‘Casa de Sarita’, um projeto que nasceu do compromisso do prefeito Kalil Baracat com o empoderamento feminino em Várzea Grande. Este não é apenas um espaço físico, mas um refúgio caloroso feito por mulheres e para mulheres. Temos serviços que vão além do convencional, contemplando não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional. Com atendimento psicológico especializado, de saúde, de terapias integrativas e programas de empreendedorismo, a ‘Casa de Sarita’ é um espaço de acolhimento integral. E por que não levar um pouco desse espaço para os bairros, próximo das mulheres, daí nasceu o projeto ‘Casa de Sarita no Seu Bairro’”, explica a primeira-dama.
Kika Dorilêo ainda pontua que a ‘Casa de Sarita’ é um símbolo de solidariedade, compreensão mútua e apoio coletivo. “Sabemos que as mulheres enfrentam desafios únicos, e é por isso que este espaço foi concebido para atender às nossas necessidades específicas. Aqui, buscamos construir mais do que um centro de assistência; queremos criar um ambiente onde cada mulher se sinta ouvida, compreendida e fortalecida”, acrescenta.
A manhã do dia 24 de novembro, dedicada às mulheres do bairro São Matheus, será na “EMEB Abdala José de Almeida” e serão ofertados gratuitamente os serviços de atendimento de saúde, incluindo coleta de CCO, aferição de pressão, teste glicêmico, acupuntura, auriculoterapia e florais de Bach.
Também haverá Espaço de Beleza com serviços de corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelha; Oficinas e programas de empreendedorismo, destacando o projeto “Elas Empreendem” com oficinas de feltro natalino e rosca natalina. Além de inserção e atualização do Cadastro Único; Círculo da Paz, em parceria com o Poder Judiciário, e Espaço Kids para as mães participarem das atividades com tranquilidade.
Para ter acesso aos serviços gratuitamente é necessário realizar entrevista social, levar documentos pessoais e NIS atualizado no Cadastro Único.
“Quero enfatizar que este projeto é construído por mulheres que compreendem as nuances e desafios que enfrentamos diariamente. Ao ouvir falar da ‘Casa de Sarita’, quero que cada mulher sinta a autenticidade deste espaço e saiba que estamos aqui para apoiá-la em sua jornada. Agora vamos levar até aos bairros os serviços da Casa de Sarita para que todas conheçam esse espaço onde cada mulher pode se sentir empoderada, reconhecida e valorizada. Convido todas as mulheres da região do Grande São Matheus em Várzea Grande a se juntarem a nós na manhã do dia 24 de novembro”, convida a primeira-dama.
Serviços Especializados – A Casa de Sarita vai além do convencional, focando não apenas no bem-estar físico, mas também no emocional. O atendimento é para jovens a partir dos 14 anos e mulheres de todas as idades. O projeto se destaca por sua abordagem integrada, envolvendo diversas secretarias municipais para proporcionar assistência abrangente em áreas cruciais da vida das beneficiárias, como explica a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat.
“Temos atendimento psicológico especializado com duas psicólogas clínicas para ajudar essas mulheres e jovens a enfrentar desafios e desenvolver uma saúde mental positiva. Além disso, é oferecido terapias integrativas que visam ao equilíbrio da mente, do corpo e do espírito. Temos oficinas de empreendedorismo social, capacitando-as para buscar oportunidades e desenvolver habilidades. Serviços de Saúde, enfim, a Casa de Sarita é um espaço de acolhimento integral,” detalha.
Um aspecto notável do trabalho desenvolvido na Casa de Sarita é a inclusão ativa das mulheres na busca por uma vida mais plena. Para mais informações sobre a Casa de Sarita, entre em contato pelo telefone 984766715, no endereço Av. Presidente Artur Bernardes, 1332 – Vila Ipase, Várzea Grande; ou ainda nas redes sociais @casa_de_sarita.
-
AGRICULTURA4 dias atrás
Área de soja em Mato Grosso reduz em 100 mil hectares, conforme nova projeção do Imea
-
POLÍTICA7 dias atrás
Sérgio Ricardo inicia visitas técnicas em busca de soluções para combater desigualdades em MT
-
GERAL6 dias atrás
TRE-MT Aguarda Escolha de Novo Juiz-Substituto Entre Treze Advogados; Confira os nomes;
-
GERAL6 dias atrás
Fiscalização apreende 885 kg de pescado e solta 973 peixes nos dois primeiros meses de defeso da piracema
-
OPINIÃO5 dias atrás
O fulanismo na política
-
GERAL6 dias atrás
Homem surta e morre com overdose de cocaína após agredir esposa em Cuiabá
-
BRASIL5 dias atrás
Alexandre Pires é alvo de operação da PF contra garimpo ilegal
-
GERAL4 dias atrás
Policial civil aposentado atira em homem em academia em Cuiabá