Dezembro laranja
Patologistas apontam cuidados com pele e lábios com a chegada do verão
GERAL
Com a chegada do verão, que começa no dia 21 de dezembro, e temperaturas que devem ultrapassar os 40°C, a população de Mato Grosso deve ter cuidados redobrados com a pele e os lábios. Este mês da chegada do verão é dedicado ao Dezembro Laranja, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de pele – que é o tipo mais comum de câncer, representando 33% de todos os diagnósticos oncológicos, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 220 mil novos casos de câncer de pele são esperados por ano.
Além disso, o câncer de boca, que pode ser desencadeado por danos solares nos lábios, também merece atenção. Estima-se que 15 mil novos casos da doença ocorram anualmente até 2025. O médico patologista Carlos Aburad e o dentista Arlindo Aburad, doutor em Patologia Bucal pela USP (Universidade de São Paulo), chamam atenção para medidas simples, mas eficazes, para prevenir esses tipos de câncer e preservar a saúde em ambientes ensolarados.
De acordo com Carlos Aburad, em Mato Grosso muitas pessoas têm pele clara, o que facilita o desenvolvimento do câncer de pele.
O tipo mais agressivo é o melanoma. “Manchas, pintas que mudam de cor ou textura e lesões que não cicatrizam são sinais de alerta. É fundamental evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e usar chapéus, roupas de mangas longas e óculos de sol com proteção UV”, explica.
Segundo ele, a aplicação diária de filtro solar, mesmo em dias nublados, é indispensável. “O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas ou após atividades como nadar ou suar depois de uma corrida. Essa rotina reduz significativamente os riscos, principalmente em regiões como Cuiabá, onde a radiação solar é intensa”, orienta o especialista. De acordo com ele, além do protetor solar, buscar sombra sempre que possível reduz em até 50% a intensidade dos raios UV. “São atitudes simples e que salvam vidas”, afirma.
Já Arlindo Aburad chama atenção para os danos que os raios UV podem causar nos lábios, muitas vezes negligenciados. “Os lábios são áreas sensíveis e muito expostas. Sem proteção, podem desenvolver queilite actínica, condição pré-cancerígena que pode evoluir para câncer de lábio”, alerta.
Ele reforça a importância de usar protetor solar labial com proteção UVA e UVB diariamente, além de evitar hábitos como fumar e consumir álcool em excesso, fatores que potencializam os riscos. “Qualquer ferida ou alteração nos lábios que não cicatrize em 15 dias deve ser avaliada por um profissional. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficiente”, completa.
O diagnóstico precoce é fundamental tanto para o câncer de pele quanto para o câncer de lábio, aumentando significativamente as chances de cura. De acordo com os patologistas, quanto mais cedo o problema for detectado, mais eficiente será o tratamento, reduzindo complicações e melhorando o prognóstico do paciente.
GERAL
Vigilância Sanitária atesta qualidade da Água Kanindé
A Vigilância Sanitária Estadual realizou uma vistoria técnica e atestou a qualidade da Água Kanindé, autorizando o envase do garrafão de 20 litros. Produzida na Serra das Araras, zona rural de Jangada, a água segue rigorosamente as normas sanitárias e ambientais, com processos e produtos acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
No dia 8 de janeiro, a equipe técnica da Vigilância coletou amostras do produto e as enviou para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen). Os resultados obtidos corroboraram as análises previamente realizadas pela empresa em laboratórios credenciados, confirmando a qualidade de todos os lotes examinados.
A Água Kanindé, que esteve com a distribuição temporariamente suspensa preventivamente em 23 de dezembro, após irregularidades apontadas pelo LACEN em duas amostras analisadas do lote 42, divergindo de outras 10 amostras analisadas por laboratórios acreditados INMETRO do mesmo lote e apresentados à VISA. A empresa solicitou a retomada dos trabalhos e a autorização foi reestabelecida em 20 dias, reafirmando seu compromisso com a qualidade e a segurança de seus consumidores.
Presente em 50% dos municípios de Mato Grosso, com destaque para a baixada cuiabana, a Água Kanindé é captada em uma área protegida de 2,3 mil hectares na Estação Ecológica da Serra das Araras, que preserva seus mananciais e a biodiversidade local.
-
ECONOMIA5 dias atrás
Custo da construção civil em Mato Grosso cresce em 2024
-
AGRICULTURA4 dias atrás
Produção de grãos 2024/25 é estimada em 322,3 milhões de toneladas com clima favorável para as culturas de 1ª safra
-
ECONOMIA5 dias atrás
Governo de MT libera volume recorde de crédito em 2024 para empreendedores mato-grossenses
-
GERAL6 dias atrás
Governo licita R$ 1,59 bilhão em obras de infraestrutura em 2024
-
GERAL4 dias atrás
Cuiabá ocupa 7ª posição entre as capitais com aluguel mais barato; veja o ranking e o custo médio do m²
-
GERAL5 dias atrás
Venezuelano de 13 anos é suspeito de estuprar menino de 4 anos em Cuiabá
-
AGRICULTURA5 dias atrás
Preço da soja tem forte queda em Mato Grosso no início de 2025
-
GERAL5 dias atrás
Zanin se cala após encontro com senador do PL-MT sobre investigação de venda de sentenças