Comércio
Páscoa deve movimentar R$ 640,6 milhões na economia local
ECONOMIA
																								
												
												
											Expectativa dos comerciantes cresce a pouco mais de três semanas para a Páscoa. Pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 80% da população ativa planejam festejar a data religiosa, que, neste ano, será celebrada em 20 de abril. A estimativa é que a comemoração movimente R$ 640,6 milhões na economia local, influenciada pela demanda aquecida nos setores de confeitaria, supermercados e artesanato.
Um dos principais símbolos da data, o chocolate terá presença garantida nos festejos dos consumidores mato-grossenses. A intenção de compra do produto oriundo do cacau saltou 26% em comparação ao ano anterior, passando de 36% para 62%. O ticket médio de gastos é de R$ 405,70 e uma parte considerável dos entrevistados disse que deve investir cerca de R$ 250. Produtos industrializados como ovos de chocolate (69%) e caixas de bombons (48%) estão no topo das preferências dos clientes – especialmente entre aqueles que recebem entre dois e cinco salários mínimos.
Produtos da categoria “premium” também têm participação expressiva nas vendas da Páscoa, segundo a pesquisa. Isso porque entre os grupos socioeconômicos mais elevados (que ganham acima de cinco salários mínimos), as principais escolhas são itens artesanais como ovos caseiros recheados (22%), barras de chocolate (18%) e cestas personalizadas com produtos diversos (8%). Especialistas destacam que o forte apelo afetivo e comercial da data também abre oportunidades para o empreendedorismo.
Segundo a analista técnica do Sebrae/MT, Beatriz Jardim, muitas empresas dos segmentos de confeitaria surgiram na Páscoa como uma alternativa para profissionais com vocação para o artesanato e que estavam desempregados ou em busca de renda extra. “O grande destaque da confecção caseira é o toque de customização, que torna o produto mais elaborado. Apostar em sabores sofisticados, receitas saudáveis, embalagens atrativas e edições limitadas pode atrair um público disposto a gastar mais por uma experiência diferenciada”, pontua.
Apesar do interesse em aproveitar a Páscoa, a aquisição de produtos para presentear amigos e familiares tem uma série de desafios. O levantamento do Sebrae/MT revela que a situação financeira e a disponibilidade imediata de produtos em meio à alta demanda são fatores que influenciam o consumo. Para a maioria (60%) dos entrevistados, o preço ainda é determinante na decisão de compra da mercadoria.
“Praticar valores competitivos é importante, mas não é tudo. Nos últimos anos, o perfil do consumidor mudou muito e a exigência por melhores custos-benefícios só aumentou”, comenta Beatriz. Ainda conforme a analista, a pesquisa ressalta a necessidade de se investir em um bom atendimento, qualidade dos produtos, promoções ou descontos atrativos e oferta de condições vantajosas de pagamento. “Essa combinação contribui não só para fidelizar como também para conquistar novos clientes que, eventualmente, não tenham interesse de consumir na data”.
Para auxiliar empreendedores em suas empreitadas durante a Páscoa, o Sebrae Mato Grosso oferece uma gama de serviços voltados ao desenvolvimento de micro e pequenos negócios. A instituição traz soluções de design de embalagens para empresas de pequeno porte, bem como consultorias para a edificação de novos produtos e precificação. “Preparar-se de forma eficaz e antecipada é o primeiro grande passo para fabricar bons produtos e ter sucesso em vendas”, finaliza a analista Beatriz Jardim.
Dados da Pesquisa
O levantamento foi realizado por meio de entrevistas telefônicas entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março de 2025 em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 1.089 residentes maiores de 18 anos. Para a sondagem, utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% e índice de confiança de 95%.
																	
																															ECONOMIA
Menor Preço ajuda consumidores a economizar no presente do Dia dos Pais
Ferramenta está disponível pelo site e aplicativo do Nota MT
														O Dia dos Pais está entre as datas comemorativas mais importantes para o comércio varejista, com aumento expressivo das vendas. Com a proximidade da data, marcada para 10 de agosto, cresce a procura pelo presente ideal com o melhor custo-benefício. Para ajudar os consumidores na hora da compra, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) disponibiliza a ferramenta Menor Preço, integrada ao programa Nota MT.
A ferramenta permite consultar e comparar os preços praticados pelos estabelecimentos comerciais, tendo como base as notas fiscais eletrônicas emitidas. A pesquisa pode ser feita de forma rápida e prática, pelo celular ou computador, antes mesmo de ir às compras.
De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado, os itens mais procurados para este Dia dos Pais são roupas (44,2%), perfumes e cosméticos (34,1%), calçados (14,9%), acessórios (5,7%) e eletrônicos (3,3%). Todos esses produtos podem ser pesquisados diretamente na ferramenta do Menor Preço.
A consulta pode ser feita em qualquer município de Mato Grosso. Para isso, basta acessar o site ou aplicativo do Nota MT, selecionar a opção “Menor Preço” e digitar o nome ou escanear o código de barras do produto. O resultado apresenta os preços praticados recentemente, além de informações como nome da empresa, endereço e data da venda.
Para se ter uma ideia da variação de preços, ao pesquisar, por exemplo, o item “camisa manga curta” na região de Cuiabá, é possível encontrar valores que vão de R$ 59,90 a R$ 429,90. Para obter um resultado mais assertivo, é importante que o consumidor descreva o produto desejado com maior detalhe possível, usando os parâmetros de busca como palavras chaves, município (localização), período em dias e valor máximo e mínimo.
Além de auxiliar o consumidor, o Menor Preço também oferece vantagens ao comércio local. O secretário adjunto de Projetos Estratégicos da Sefaz, Vinicius Simioni, destaca que a ferramenta funciona como uma vitrine para os estabelecimentos que emitem os documentos fiscais regularmente.
“É uma ferramenta muito importante também para os lojistas. Ela funciona como uma propaganda gratuita. Ao emitir a nota fiscal, o comerciante pode atrair mais clientes por oferecer o melhor preço de determinado produto”, ressalta.
Para os consumidores cadastrados no programa, os benefícios vão além da economia. Ao exigir a nota fiscal e solicitar a inclusão do CPF na nota, o cidadão concorre aos prêmios mensais de até R$ 100 mil, indica uma instituição social para receber o equivalente a 20% do valor da premiação e ainda ganha desconto no IPVA.
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