URGÊNCIA EM UBS
Paciente morre após buscar atendimento em UBS de Cuiabá sem recursos
GERAL

Uma mulher de 41 anos morreu após buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tijucal, em Cuiabá, com suspeita de dengue. Sem equipamentos adequados para casos de urgência, a unidade acionou o Samu, que transferiu a paciente para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Ela não resistiu.
Segundo o prontuário, a mulher havia passado por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 23 de janeiro e foi liberada. No dia seguinte, familiares a levaram à UBS, onde passou mal enquanto aguardava atendimento. “O carrinho de parada (estrutura indispensável para atendimentos de urgência) não tinha os materiais necessários”, relatou um profissional da unidade.
No dia 23 de janeiro, o prefeito Abílio Brunini (PL) assinou um decreto em que suspendia os agendamentos de consultas nas UBSs da capital e determinava que deveriam ser priorizadas as demandas espontâneas, em razão do aumento do número de casos de arboviroses.
O presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Diogo Sampaio, criticou a situação. “Avisamos que casos assim ocorreriam. As UBSs não possuem estrutura para atendimentos de urgência. A Prefeitura de Cuiabá tem estimulado as pessoas a buscarem essas unidades, e a família dessa paciente seguiu a orientação. No local, não havia condições de atendê-la, o que levou ao óbito”, afirmou.
Sampaio também apontou que vans da prefeitura estariam transportando pacientes das UPAs para as UBSs, sobrecarregando o serviço. O CRM-MT realizou uma fiscalização na UBS do Tijucal nesta quinta-feira (30.01) e constatou vários problemas. Pacientes recebiam soro e medicamentos sentados em cadeiras na recepção, por falta de leitos. Cinco casos graves estavam sendo atendidos no local, sem estrutura adequada.
A prefeitura tem alegado que as UBSs atendem menos de dez pacientes por dia, mas profissionais contestam. “Em um dia comum, atendemos pelo menos 20 pessoas por agendamento, sem contar a demanda espontânea”, disse um dos médicos.
Os problemas também têm levado a um aumento nas agressões verbais contra profissionais da saúde. A porta de um consultório foi danificada após um ataque. “A situação é caótica, e a ‘solução mágica’ apresentada pela prefeitura tem causado sérios problemas. Não vamos esperar outra morte para tomarmos providências”, afirmou Sampaio.
Em reportagens publicadas ao longo deste mês pelo PNB Online, especialistas alertaram que a desvirtuação do papel das UBSs poderia agravar a crise na saúde. “A UBS tem um papel preventivo, evitando a evolução de doenças graves. Sem territorialidade e agendamento, a unidade perde sua função essencial e se torna semelhante a uma UPA, para a qual não possui estrutura adequada”, disse Felipe Amorim Zarour, cardiologista e professor da UFMT.

GERAL
Operações Lei Seca resultam na prisão de 16 condutores embriagados na madrugada deste domingo (23)

Em duas operações da Lei Seca, realizadas na madrugada deste domingo (23.3), em Cuiabá, 16 condutores foram presos por embriaguez ao volante. As ações ocorreram em dois pontos diferentes da avenida Miguel Sutil, nos bairros Jardim Cuiabá e Coophamil.
No bairro Jardim Cuiabá, as abordagens ocorreram em frente ao Shopping Estação e resultaram em seis prisões por embriaguez, além de 38 autos de infração de trânsito confeccionados. Ainda foram realizados 80 testes de alcoolemia, fiscalizados 78 veículos e removidos 16 deles, sendo 10 carros e seis motos.
Já no bairro Coophamil, a operação resultou em 10 prisões por embriaguez, das quais dois condutores ainda receberam agravante por não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Neste ponto, foram realizados 38 testes de alcoolemia, confeccionados 33 autos de infração, fiscalizados 37 veículos e removidos 17 deles, sendo 14 carros e três motos.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nas ações, são empregadas equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran) da Polícia Militar, da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros (CBM), da Polícia Penal e do Sistema Socioeducativo.
-
Conversa de Bastidor6 dias atrás
Marcelo Oliveira garante esforço por obra do BRT mas não define data
-
GERAL6 dias atrás
Governo vai apresentar políticas públicas em 8 feiras do agro em 2025
-
GERAL4 dias atrás
TCE-MT aponta direito de servidores à devolução de contribuição previdenciária cobrada indevidamente
-
OPINIÃO7 dias atrás
Derrapadas, gafes e deslizes
-
GERAL7 dias atrás
Lobby, violência e conexões perigosas: a parte não contada do escândalo
-
GERAL6 dias atrás
BRT será licitado em lotes; Estado tem recursos para conclusão das obras
-
GERAL7 dias atrás
STF alega que lobista corre risco de morte e o transfere para Brasília
-
GERAL4 dias atrás
Funcionário pula em rio para resgatar paciente e desaparece