DEU NA GAZETA
Mato Grosso registra 6 pessoas desaparecidas por dia
GERAL
Mato Grosso registra seis desaparecimentos de pessoas por dia, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), enviados pela Secretaria de Segurança Pública ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Durante 2025, foram registrados 2.112 desaparecimentos, colocando o estado na 13ª posição no ranking nacional entre as unidades da federação com mais ocorrências desse tipo. Segundo o levantamento, 1.130 pessoas foram localizadas.
Os dados indicam que a maior parte das pessoas desaparecidas em Mato Grosso tem mais de 18 anos. Foram 1.476 registros nessa faixa etária, enquanto 624 envolveram crianças e adolescentes de 0 a 17 anos. Em outros 12 casos, a idade não foi informada. O levantamento também aponta predominância masculina entre os desaparecidos, sendo 1.445, contra 667 do sexo feminino.
Delegado e coordenador do Núcleo de Pessoas Desaparecidas, Roberto Amorim explica que os registros englobam diferentes situações. Segundo ele, nos chamados desaparecimentos voluntários e involuntários, aparecem com frequência fatores como conflitos familiares, fuga motivada por violência doméstica, abuso, envolvimento com drogas e álcool, além de casos ligados a trabalho análogo à escravidão e exploração sexual. Já os casos classificados como desaparecimento forçado, costumam estar associados ao envolvimento com facções criminosas, o que torna as investigações mais complexas.
Segundo Roberto, grande parte dos registros acaba sendo solucionada, especialmente quando se trata de desaparecimentos voluntários ou involuntários. A localização das vítimas, porém, se torna mais difícil quando há indícios de desaparecimento forçado.
Ele explica que a tecnologia tem sido uma aliada importante nas investigações. Entre as ferramentas citadas está o Alerta Amber, sistema usado principalmente em casos de sequestro ou quando há risco iminente à vida da vítima. O mecanismo funciona por meio de convênio entre o governo do Estado e o Ministério da Justiça e permite a rápida divulgação das informações em um raio de até 180 quilômetros, normalmente em menos de 24 horas, ampliando as chances de localização.
Segundo Roberto, a população é fundamental para o avanço das investigações. Qualquer informação pode ser repassada pelo 197. Tudo é sigiloso.
GERAL
Autoridades alertam para aumento de crimes sexuais no Carnaval em Mato Grosso
Com a aproximação do Carnaval, as autoridades de Mato Grosso reforçam o alerta sobre o aumento de crimes sexuais em locais com grande aglomeração. Em 2025, o estado registrou 626 casos de estupro, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, média de duas ocorrências por dia. O número representa um crescimento de quase 3% em relação a 2024.
Cuidados e orientações
Para reduzir riscos durante as festas, recomenda-se:
-
Evitar ficar sozinho(a) em locais isolados ou pouco movimentados.
-
Não aceitar bebidas ou alimentos de desconhecidos e não deixar sua bebida desacompanhada.
-
Manter contato com amigos e familiares, informando sempre onde está.
-
Priorizar locais bem iluminados e com presença de segurança.
-
Caso perceba qualquer situação suspeita, procurar ajuda imediatamente e se afastar do local.
-
Em caso de violência sexual, buscar um local seguro, acionar a polícia e registrar a ocorrência.
-
Procurar atendimento médico o quanto antes, preservando possíveis vestígios.
-
GERAL7 dias atrásPreço da soja volta a cair no Brasil
-
GERAL7 dias atrásFim da piracema abre temporada de pesca esportiva em Mato Grosso a partir de fevereiro
-
GERAL7 dias atrásVolta às aulas mobiliza 628 escolas da rede estadual e marca início do ano letivo 2026 em Mato Grosso
-
GERAL6 dias atrásCuiabá passa a oferecer chip anticoncepcional pelo SUS
-
GERAL6 dias atrásMax prega independência e lembra aprovação de RGA na AL
-
OPINIÃO5 dias atrásDiagnóstico rápido de leucemia precisa ser prioridade no SUS
-
GERAL5 dias atrásMais de 80 moradores de MT são deportados dos EUA em menos de um ano
-
GERAL6 dias atrásSTF julga pedido de liberdade de lobista de MT preso por venda de sentenças no STJ



