Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

PATRIOTISMO?

Justiça Militar pede investigação a respeito de voo de helicóptero sobre escola

Um dia antes uma professora foi afastada do trabalho, após criticar o presidente Jair Bolsonaro em sala de aula

Publicado em

GERAL

O juiz Marcos Faleiros, da 11ª Vara Especializada da Justiça Militar, encaminhou ao Ministério Público Estadual (MPE) um pedido de investigação relativo ao sobrevoo feito por um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) sobre o Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá, nesta quinta-feira (2) (vídeo abaixo).

Os agentes das forças de segurança seguraram uma bandeira do Brasil na porta da aeronave, enquanto voavam próximo ao pátio do colégio, localizado no bairro Cidade Alta.

Na quarta-feira (01.08), uma professora foi afastada do trabalho, após criticar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dentro de sala de aula. A professora teria ainda mostrado uma foto do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em sala de aula.

Em nota, o Colégio Notre Dame de Lourdes informou que desde o dia 30 de agosto “estamos celebrando a Semana da Pátria junto aos alunos da Educação Infantil ao 5º do Ensino Fundamental. Dentro do Projeto da Educação Infantil, os símbolos nacionais são trabalhados para sensibilizar os alunos sobre aquilo que forma nosso País, bem como as pessoas que contribuem para a existência da nossa Nação”.

Leia Também:  Delegado acusado de cobrar propina é solto, mas é afastado da função e terá que usar tornozeleira

Já a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), da qual o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculado, esclareceu que na manhã desta quinta-feira, como parte das atividades da Semana da Pátria realizada pelo Colégio Notre Dame anualmente, o Ciopaer realizou um sobrevoo no local, a pedido da própria instituição educacional. (ver ofício abaixo)

“Na ocasião, a bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política, mas no intuito de demonstrar o patriotismo nesta que é uma data importante para o país”, complementa a SESP.

Uma fonte do MP disse à reportagem do site MT Notícias que o desconforto com o ocorrido chegou às mais altas autoridades do Judiciário mato-grossense. “A investigação se dará para verificar se realmente não houve uso indevido de parelhos do Estado”, disse a fonte.

O pedido do magistrado inclui investigações na esfera criminal por possíveis transgressões em relação ao Código Militar, e também de cunho cível, por danos aos cofres públicos e improbidade administrativa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Arena Pantanal vai ser sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Arena Pantanal, em Cuiabá, vai receber jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O estádio, gerido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), foi indicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na candidatura do Brasil para concorrer como sede da competição. O resultado foi divulgado na madrugada desta sexta-feira (17.05), durante congresso da Fifa em Bangkok, na Tailândia.

“Estamos muito felizes com essa escolha, pois é o resultado de um trabalho de uma equipe incrível e de uma estrutura de Governo sensacional, que nos dá todo o apoio. São mais de cinco anos de trabalho para deixar os nossos equipamentos esportivos e as nossas estruturas prontas e em condições de receber grandes eventos dessa forma. Mato Grosso, mais uma vez, marca a história do esporte em nosso país”, ressaltou o secretário da Secel-MT, Jefferson Carvalho Neves.

Esta será a primeira vez que a Copa do Mundo Feminina de Futebol será disputada na América do Sul. O Brasil já havia recebido duas copas masculinas, em 1950 e em 2014, sendo que, em 2014, a Arena Pantanal também foi subsede da competição masculina.

Leia Também:  Delegado acusado de cobrar propina é solto, mas é afastado da função e terá que usar tornozeleira

Em setembro do ano passado, a coordenadora-geral da candidatura do Brasil para a competição, Jacqueline Barros, afirmou que Cuiabá estava apta para receber os jogos da competição esportiva. “Escolhemos Cuiabá por já ter essa experiência na Copa do Mundo de 2014 e ter toda a estrutura necessária”, relatou Jacqueline.

Ela ressaltou, ainda, que a escolha é fruto dos investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado na Arena Pantanal. “Tem estádio pronto, infraestrutura, rede hoteleira, centro de treinamento. E outra, é um local acolhedor, né? Aqui temos um povo acolhedor que sabe receber bem os turistas, o público, os torcedores”, pontuou a representante da CBF.

Na votação desta sexta-feira, o Brasil venceu por um placar de 119 votos a 78 para Bélgica, Alemanha e Holanda. Os países europeus haviam apresentado uma candidatura conjunta que concorria com a proposta brasileira. Já os Estados Unidos e o México haviam desistido da disputa em abril.

GRANDES COMPETIÇÕES

Investimentos e trabalhos contínuos do Governo de Mato Grosso na Arena Pantanal tornaram o estádio palco da elite do futebol e de variados eventos, possibilitando o fortalecimento de clubes mato-grossenses e impactando positivamente a economia local e o lazer oferecido à população.

Leia Também:  Capitão e dois militares são indiciados por morte de aluno

Mantida pela Secel, a Arena recebeu importantes competições ao longo dos últimos anos, dentre elas a Copa América, Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, Copa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e jogos da série A do Brasileirão.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA