CUIABÁ

GERAL

Hoje é Dia: semana traz datas sobre adoção, biodiversidade e glaucoma

Publicado em

GERAL

O fim de maio traz alertas sobre questões importantes para todos os brasileiros: o incentivo à adoção, a preservação da biodiversidade e o combate a uma doença que é a principal causa da cegueira irreversível: o glaucoma. As datas serão lembradas nos próximos dias, e repercutem no Hoje é Dia desta semana.

O Dia Nacional da Adoção é comemorado em 25 de maio. A data foi instituída em 2002, seis anos após o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, como conta este episódio do História Hoje, veiculado em 2017 pela Radioagência Nacional. Nesta entrevista, o Tarde Nacional, programa da Rádio Nacional de Brasília, explicou como funciona o processo de adoção e o que é importante considerar ao tomar a decisão de adotar uma criança ou adolescente. Ouça no player abaixo:

No Brasil, um dos principais entraves para a adoção é a exigência dos candidatos a adotantes por um perfil específico. Por conta disso, crianças pretas ou pardas, com mais de três anos, que tem irmãos ou que tem alguma deficiência encontram mais barreiras na busca por um lar. O Caminhos da Reportagem conta a vida de jovens que passaram a vida em abrigos sem terem sido adotados. Confira:

O 25 de maio também marca o Dia Internacional da Criança Desaparecida, que chama a atenção para este problema, que é motivo de dor e saudade para milhares de pais e parentes. Em episódio de 2013, o Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, narrou a luta de famílias que não perdem a esperança em encontrar entes desaparecidos, e as dificuldades que elas enfrentam para procurar alguém cujo paradeiro é desconhecido:

Riquezas naturais

E hoje (22) é celebrado o Dia Internacional da Diversidade Biológica – um alerta da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a importância da preservação dessa diversidade. A biodiversidade é riqueza do território brasileiro, que conta com seis biomas: Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Amazônia, Pantanal e Cerrado. Esses cenários foram homenageados na série de reportagens especiais Nossos Biomas, na TV Brasil (os episódios completos estão disponíveis na TV Brasil Play; clique para assistir). Terra de micos-leões-dourados, muriquis e tucanos, a Mata Atlântica tem um dia dedicada à ela: o dia 27 de maio. Para conhecer mais sobre a floresta mais antiga da América do Sul, assista este episódio de Nossos Biomas:

Cuidados com a saúde

O dia 26 marca o combate a uma doença que é a maior responsável pela perda irreversível de visão no mundo. O glaucoma é uma doença muitas vezes silenciosa, mas que pode ser combatida com o diagnóstico e tratamento precoces. O Repórter Brasil listou alguns dos principais sintomas do glaucoma, que só aparecem em sua fase mais avançada:

E uma das maneiras mais simples de evitar o agravamento da doença é ir ao oftalmologista com frequência – a recomendação é que se vá pelo menos uma vez ao ano. Além disso, é importante sempre reportar ao especialista se houve algum caso de perda de visão na família. Para saber mais sobre o glaucoma, ouça a entrevista:

No dia 28, o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher chama atenção para o combate às doenças que mais atingem o público feminino. No mesmo dia, o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna destaca a importância de cuidados pré-natal e cuidados pós-parto para saúde da mãe e do bebê. A importância de um sistema de saúde de qualidade, com leitos suficientes e acompanhamento da gestante também são requisitos para reduzir o número de mortes de mulheres durante a gestação, o trabalho de parto e o puerpério. Este episódio do Caminhos da Reportagem conta  histórias de mulheres que morreram na hora de dar à luz, e o que pode ser feito para que outras mulheres não passem por isso:

Leia Também:  Queiroga pode prestar esclarecimentos na Câmara sobre atuação do filho

Ícones da ficção

Para os amantes do mundo nerd e de obras de ficção, a semana é repleta de datas marcantes. Há 45 anos, em 25 de maio de 1977, estreava no cinema o primeiro filme de Star Wars (Guerra nas Estrelas, em português). O sucesso do Episódio IV – sim, o quarto episódio da ordem cronológica da saga foi o primeiro a ganhar as telas -, batizado de Uma Nova Esperança, atingiu patamares intergalácticos.

E para brindar os fãs, em 2021, o programa Claquete, da Rádio MEC, trouxe a trilha sonora – indicada ao Oscar 2020 – do último filme da série: Star Wars: A Ascensão Skywalker:

O Dia do Orgulho Nerd também é comemorado no dia 25 justamente por ser o dia em que o mundo foi apresentado a Luke Skywalker, Darth Vader e tantos personagens icônicos. A data também é chamada de Dia da Toalha, em alusão ao livro Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, também cultuado pelos adeptos do mundo nerd. A obra prega que a toalha “é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar”, por isso, virou símbolo das homenagens ao escritor após o seu falecimento, em 11 de maio de 2001. A cultura nerd, pop e geek já foi destaque do programa Viralizando, da TV Brasil.

Ainda no mundo das obras e personagens que marcaram gerações, há 125 anos, em um 26 de maio, surgia um dos vampiros mais famosos do mundo: Drácula, de Bram Stoker. Apesar de ter sido lançado em 1897, a história ganhou mais relevância em 1931, com o filme Drácula, protagonizado pelo ator húngaro Béla Lugósi. O História Hoje conta mais sobre esse universo sobrenatural.

E, por falar em Drácula, quem também brilhou no papel foi o ator Christopher Lee. Em 27 de maio, comemoram-se 100 anos do nascimento do artista que une adeptos da cultura nerd, fãs de obras de terror e vários amantes de ficção com participações memoráveis. Lee protagonizou o filme Drácula – O Príncipe das Trevas, participou da saga Star Wars e deu vida ao vilão Saruman, das trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Ele faleceu em 2015.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

22 a 28 de maio de 2022
22

Dia Internacional da Diversidade Biológica – comemoração instituída pela Unesco na Resolução 55/201, de 20 de dezembro de 2000

23

Nascimento do piloto paulista Rubens Barrichello (50 anos)

Morte do empresário norte-americano John D. Rockefeller (85 anos)

Dia Mundial da Tartaruga

24

Nascimento da atriz, modelo e empresária sul-mato-grossense Luiza Brunet (60 anos)

Dia Nacional dos Ciganos – data instituída em 2006 por meio de decreto em reconhecimento à contribuição da etnia na formação da história e da identidade cultural brasileira

Leia Também:  Aplicativo já permite realizar compras públicas de forma 100% digital

Dia Nacional do Café

25

Nascimento da instrumentista e compositora pernambucana Amélia Brandão Néri, a Tia Amélia (125 anos) – tocou nas rádios Mayrink Veiga, Sociedade e Clube do Brasil. Trabalhou na Rádio Nacional, no Clube da Chave e em outros clubes cariocas. Em São Paulo, atuou durante três meses nas TV Record, TV Tupi (onde fez um retrospecto da época áurea do choro brasileiro) e TV Paulista

Nascimento do cineasta fluminense Joaquim Pedro de Andrade (90 anos) – diretor dos clássicos filmes O Padre e a Moça (1965), Macunaíma (1969) e Os Inconfidentes (1972)

Morte do compositor e produtor fluminense Luiz Eça (30 anos)

Estreia de Star Wars nos EUA atinge sucesso “intergaláctico” (45 anos)

Dia do Orgulho Nerd – comemoração do lançamento do filme Star Wars

Dia Nacional da Adoção – instituído pela lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002

Dia de África – neste dia, em 1963, foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano

Início da Semana de Solidariedade com os Povos dos Territórios Não-Autônomos – criação da ONU

Dia Internacional da Criança Desaparecida

Dia Mundial do Desafio (data móvel) – celebrado na última quarta-feira do mês de maio. Originalmente, o Challenge Day foi criado no começo da década de 1980, no Canadá. É um workshop interativo, com duração de um dia, e trata-se de uma ferramenta para incentivar a prática de exercícios e esportes. Em dezenas de países passou a ser mais um instrumento antibullying nas escolas, pela integração de professores e alunos que competem juntos. Com o passar dos anos, o espírito desse dia se consolidou e se espalhou por todo o mundo

26

A banda britânica The Beatles lança o lendário álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, no Reino Unido (55 anos)

Lançamento do livro clássico Drácula, de Bram Stoker (125 anos)

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma – comemorado no Brasil, conforme lei n° 10.456, de 13 de maio de 2002, para alertar sobre a doença

27

Nascimento do ator britânico Christopher Lee (100 anos) – estrelou O Senhor dos AnéisStar Wars, entre outros grandes filmes

Nascimento da dançarina norte-americana Isadora Duncan (145 anos) – precursora da dança moderna

Nascimento da cantora baiana Ivete Sangalo (50 anos) – vencedora do Grammy Latino com o álbum Ivete, Gil e Caetano, em 2012

Dia Nacional da Mata Atlântica

28

Morte do crítico e museólogo fluminense Eurico Nazaré Nogueira França (30 anos) – ex-redator da Rádio MEC

Nascimento do político alagoano Teotônio Vilela (105 anos) – conhecido nacionalmente como Menestrel das Alagoas, devido à sua luta pela liberdade política e a redemocratização do Brasil

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Dia Internacional do Brincar

*com supervisão de Nathália Mendes

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Número de estupros de LGBTQIA+ cresceu 88% em 2021

Publicados

em

Os crimes de estupro contra a população LGBTQIA+ cresceram 88,4% entre os anos de 2020 e 2021, revelou hoje (28) o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, documento elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Em números absolutos, o registro dos estupros passou de 95 notificações em 2020 para 179 no ano passado. O número real de casos, no entanto, deve ser ainda maior porque foram computadas apenas as informações fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública estaduais e pelas polícias.

O balanço, por exemplo, não computa dados de estados como São Paulo, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que não forneceram ou não dispõe de informações detalhadas sobre o tema. Além disso, há que se considerar também a subnotificação dos casos já que muitas pessoas não registram a violência das quais foram vítimas.

Na contramão dos dados nacionais que revelaram queda no número de mortes intencionais, os assassinatos de pessoas LGBTQIA+ registraram crescimento de 7,2% no ano passado. Em 2020, o balanço computou 167 homicídios dolosos [intencionais] contra essa população. Em 2021, foram computadas 179 mortes. O número deve ser ainda maior já que diversos estados deixaram de divulgar essas informações.

Leia Também:  Polícia Federal deflagra Operação Lavagem de Ouro em nove estados

Outro crime que também apresentou alta estatística foi a lesão corporal dolosa contra as pessoas LGBTQIA+, que passou de 1.271 notificações para 1.719, um crescimento de 35,2%.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA