CUIABÁ

GERAL

Hoje é Dia: junho termina com Dia do Orgulho LGBTQIA+ e bumba meu boi

Publicado em

GERAL

O mês de junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+, dedicado a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgênero, queer, intersexo, assexuais e todas os membros da comunidade. E o marco desse período de celebrações e luta por direitos é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado na terça-feira (28). A data rememora a Revolta de Stonewall, em 1969. 

No contexto da revolta, frequentadores do bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, resistiram a uma abordagem policial no estabelecimento. As operações policiais eram frequentes e motivadas pelo preconceito. Sem alternativas, os LGBTs haviam se acomodado a não lutar contra a opressão por parte da polícia, mas não naquele 28 de junho de 1969. 

A revolta de Stonewall deu origem a outras manifestações pelos Estados Unidos e pelo mundo, tornando- se um divisor de águas na luta por direitos. Mas a luta continua. Embora oito em cada dez pessoas LGBTQIA+ se sintam confortáveis em falar sobre sua orientação sexual e identidade de gênero no ambiente de trabalho, 43% delas afirmam que já sofreram preconceito no local. É o que revela esta pesquisa, repercutida em matéria da Agência Brasil.

O programa Viva Maria falou sobre a luta e as conquistas da comunidade LGBTQIA+. Também na rádio, em 2016, o Ponto Com Ponto Br mergulhou no universo com música, conversa com ativistas e criadores de conteúdo . Ouça no player abaixo:

No cenário mundial, outro instrumento importante para os direitos humanos completa 25 anos. A Corte Penal Internacional, sediada em Haia, na Holanda, julga genocídios, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e outras violações aos direitos humanos. Saiba mais sobre o tribunal em matéria do Repórter Brasil, da TV Brasil:

Festa da cultura popular

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, celebração cultural do estado do Maranhão, é celebrado em 30 de junho.

O espetáculo, que mistura dança, folclore, música, religião e teatro, é um dos destaques das festas juninas de São Luís. A Radioagência Nacional conta mais sobre a preparação das festividades. Segundo a matéria, os grupos de Bumba Meu Boi são divididos em Boi de Matraca, Orquestra, Zabumba, Baixada e Costa de Mão:

Leia Também:  Ana Maria Machado é a entrevistada da série Depoimentos Cariocas

Em 2012, o programa Expedições, da TV Brasil, fez uma viagem pela manifestação cultural maranhense que começa logo após o carnaval e vai até outubro. Confira:

Vinte anos do penta

O último dia de junho marca 20 anos da conquista do pentacampeonato mundial de futebol masculino pela Seleção brasileira. Em 30 de junho de 2002, o Brasil ganhou da Alemanha por 2 a 0 e levou a taça da Copa do Mundo para casa. A seleção ainda teve o artilheiro do campeonato: o camisa 9 Ronaldo. O programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil, conta a história dessa conquista:

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

26 de junho a 2 de julho
26

Nascimento do cantor e compositor baiano Gilberto Gil (80 anos)

Nascimento do compositor paulista Antenor Serra, o Serrinha (105 anos) – compositor de Chitãozinho e Xororó, Bom Jesus de Pirapora e Do mundo nada se leva, dentre outras

J.K. Rowling lança o primeiro livro da série Harry Potter (25 anos)

Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas – data instituída pela Assembleia Geral da ONU, na sua Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987, e que está oficializada no Brasil pelo Decreto 8.091, de 28 de maio de 1999, através do qual se criou a Semana Nacional Antidrogas

Dia Internacional das Nações Unidas em apoio às Vítimas de Tortura – data instituída pela ONU, na sua Resolução nº 52/149, de 12 de dezembro de 1997, para marcar a data de 26 de junho de 1987, em que entrou em vigor nos países-membros signatários a”Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes

27

Nascimento do jornalista naturalizado brasileiro Vladimir Herzog (85 anos) – símbolo na luta pela democratização do Brasil

Leia Também:  Polícia investiga se belga foi dopado antes de ser morto por cônsul

Morte da pintora e professora franco-brasileira Bertha Worms (85 anos)

Nascimento da soprano italiana Anna Moffo (90 anos)

28

Nascimento o filósofo suiço Jean-Jacques Rousseau (310 anos)

Nascimento do regente e compositor cearense Elezar de Carvalho (110 anos)

Nascimento do compositor norte-americano Richard Rodgers (120 anos)

Dia Internacional do Orgulho LGBTI – comemoração para marcar a data do Incidente de Stonewall, de 28 de junho de 1969, quando frequentadores do bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, na cidade norte-americana de Nova York, reagiram pela primeira vez contra as constantes ações policiais ali ocorridas para prender travestis e todos os que vestissem mais de três peças do sexo oposto

29

Morte do poeta cordelista e repentista cearense Cego Aderaldo (55 anos)

Dia de São Pedro

A Apple Inc. lança, nos Estados Unidos, a primeira geração do iPhone (15 anos)

30

Morte do engenheiro e músico baiano Osmar Macedo (25 anos) – um dos criadores do trio elétrico

Nascimento da cantora e compositora mineira Maria Helena Toledo (85 anos) – gravou os LPs Maria Toledo sings Bonfá, em 1962, Jazz, samba, encore, em 1963, cantando em português e acompanhada por Stan Getz, e Braziliana, em 1965, com Luiz Bonfá e Bob Scott; em 1966, participou como compositora do I Festival Internacional da Canção, na TV Rio, com Dia das rosas, com Luiz Bonfá, interpretada por Maysa e classificada em terceiro lugar

Morte do médium e escritor mineiro Chico Xavier (20 anos)

Nascimento da monja zen budista paulista Cláudia Dias Baptista de Sousa, a Monja Coen Roshi (75 anos)

Reino Unido transfere soberania de Hong Kong para China (25 anos)

Seleção brasileira de futebol masculino conquista o quinto título mundial (20 anos)

Dia Nacional do Bumba meu Boi

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

MP denuncia por maus-tratos dona de asilo no Rio

Publicados

em

O Ministério Público do Rio de Janeiro, denunciou a empresária Vanessa da Silva Ferro de Souza, proprietária e administradora da casa de repouso para idosos, em Guaratiba, zona oeste do Rio, por maus-tratos que levaram a óbito um dos pacientes da instituição. A denúncia foi feita em abril, mas só foi divulgada hoje (9). 

No domingo (7), a Polícia Civil prendeu em flagrante Vanessa e dois funcionários, pelos crimes de maus-tratos, tortura, sequestro e cárcere privado e fechou a casa de repouso.

A denúncia, ajuizada junto à 40ª Vara Criminal da Capital, relata que, entre os meses de janeiro e maio de 2015, Vanessa colocou em perigo a vida e a saúde de Jorge Luis dos Santos Azeredo, um idoso que estava internado no asilo após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). A casa de repouso privou o idoso do tratamento necessário para sua recuperação, tendo deixado de administrar alimentação e hidratação adequada à vítima, que foi internada por sua filha.

Devido à falta de cuidados adequados, o idoso desenvolveu escaras ou úlceras de pressão pela falta de irrigação sanguínea em pacientes acamados, causadas pela falta de movimentação, higiene e alimentação adequadas.

Leia Também:  PF e Receita fazem operação contra importação irregular de eletrônicos

No dia 5 de abril de 2015, a filha encontrou Jorge Luis com o corpo coberto de escaras, sem roupas e sujo de fezes. Levado ao Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, na zona oeste da cidade, com quadro de desnutrição, desidratação e pneumonia, Jorge desenvolveu um quadro de infecção generalizada e morreu. 

Vanessa foi denunciada com base no Artigo 136, parágrafo 2º, do Código Penal, que prevê prisão de quatro a 12 anos.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA