Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

TRÁFICO INTERNACIONAL

Ex-secretário de Mendes, lobista e doleira são denunciados pelo MPF e podem pegar 60 anos

Além do tempo atrás das grades, os alvos da investigação também deverão pagar R$ 139 milhões

Publicado em

GERAL

Foto: Reprodução / MPF - MT

Presos desde o dia 19 de abril após a Operação Descobrimento  deflagrada pela Polícia Federal, o ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, o lobista Rowles Magalhães, e a doleira Nelma Kodama foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) e caso sejam condenados por tráfico internacional de drogas os alvos podem ser punidos com mais de 60 anos de prisão.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do MT Notícias no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1 e no Grupo 2! Participe também do Grupo de Discussão

Além do tempo atrás das grades, juntos os réus também deverão pagar R$ 139 milhões.

O MPF aponta Rowles como um dos cabeças do grupo criminoso que teria a responsabilidade de agendar os voos entre o Brasil e países da Europa. Um deles foi interceptado em Salvador, dando origem ao inquérito que culminou com as ordens judiciais para que o trio fosse detido.

Borgato atuava em outro núcleo da quadrilha junto com Kodama sendo a ponte entre os clientes, negociando a compra com os fornecedores da cocaína e vendas com os compradores.

Leia Também:  Avião com armamento de guerra e 600 munições cai em Mato Grosso e dois suspeitos são presos

Operação Descobrimento 

As apurações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador (BA) para abastecimento. Após ser inspecionado, foram encontrados cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.

No curso das investigações, a PF contou com a colaboração da DEA (Drug Enforcement Administration – Agência norte-americana de combate às drogas), da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária Portuguesa e do Ministério Público Federal.

Borgato é apontado como o facilitador da entrada de drogas em Mato Grosso por meio da fronteira com a Bolívia. Rowles, ex-assessor do governo Silval Barbosa, atuava na outra ponta, estruturando o transporte das drogas até a Europa. O advogado brasileiro também tem reconhecida a nacionalidade portuguesa  e conseguia transitar nos países alvos das entregas com mais facilidade.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Vaqueiro morre após sofrer ataque de onça em fazenda de MT

Publicados

em

Foto: Divulgação

Um vaqueiro perdeu a vida após um brutal ataque de onça na região da comunidade Portal do Borges em Tapurah, na manhã desta quarta-feira (24). O ataque ocorreu por volta das 7h30 enquanto o trabalhador realizava reparos em uma cerca de arame.

De acordo com as informações apuradas pelo site Portal Sorriso, o ataque foi repentino e violento. A vítima, cujo nome ainda não foi divulgado, estava consertando a cerca quando a onça a atacou. Testemunhas relataram ter ouvido barulhos do animal na madrugada, durante o período em que o vaqueiro desapareceu.

Após o ataque, uma busca imediata foi iniciada para localizar a vítima. O corpo do trabalhador foi encontrado a cerca de 500 metros da cerca, em uma área de mata próxima à beira do rio. As marcas de violência eram evidentes: o rosto e a costa da vítima apresentavam sinais de arranhões profundos, e sua mão havia sido arrancada.

A Polícia Civil de Tapurah e a Politec de Sorriso foram acionadas para investigar o caso. As autoridades ainda não divulgaram mais detalhes sobre a onça responsável pelo ataque, mas a investigação está em andamento.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mãe e padrasto são acusados de amarrar pênis de criança
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA