Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Jogos Estudantis

Mais de 2 mil jovens atletas se reúnem para celebrar o esporte e a educação em Várzea Grande

Publicado em

ESPORTES

Foto: Secom Várzea Grande

Nesta segunda-feira, 8 de abril, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, marcaram presença na Abertura Oficial dos “Jogos Estudantis Várzea-grandense 2024”. O evento, realizado no Ginásio Poliesportivo do Fiotão, reuniu autoridades, educadores e entusiastas do esporte para celebrar a participação de mais de 2 mil jovens atletas das escolas municipais e estaduais.

Durante a cerimônia, o prefeito Kalil Baracat destacou a importância do esporte na formação dos jovens, mencionando suas próprias experiências como participante dos Jogos Estudantis no passado. Ele enfatizou o compromisso da gestão em proporcionar oportunidades para que os alunos desenvolvam não apenas habilidades esportivas, mas também valores essenciais para a vida em sociedade.

O prefeito destacou também que a implantação pela sua gestão do Passe Livre Escolar foi uma conquista da classe estudantil de Várzea Grande que contribui significativamente para elevar o nível de aprendizagem e reduzir a evasão escolar. “Nossos atletas são o futuro da nossa cidade, merecem nosso apoio e estão de parabéns pela participação nos Jogos assim como nossos profissionais da área esportiva pelo empenho e preparação de tão importante evento do Esporte amador de Várzea Grande” declarou.

Leia Também:  Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande disponibilizam 56 vagas para aulas gratuitas de jazz e ballet

O secretário Silvio Fidelis informou que esta edição dos Jogos Estudantis Várzea-grandense contará com a participação de aproximadamente 2 mil alunos, competindo em 18 modalidades esportivas: Basquetebol, Handebol, Futsal, Voleibol, Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Xadrez, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Judô, Karatê, Wrestling e Taekwondo.

Silvio Fidelis reconheceu e agradeceu o ex-superintendente de Esporte, Jadir Pereira pelo esforço e dedicação todo o tempo que esteve à frente da Superintendência, destacando os avanços que o município alcançou no esporte amador.

Além das competições esportivas, o evento também celebrou a parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Governo do Estado, que tem contribuído para o fortalecimento do esporte paralímpico na região. Essa colaboração foi destacada como fundamental para a consolidação do município como um Centro de Referência nesse campo.

Também participaram do evento o vice-prefeito José Hazama, o presidente da Câmara dos Vereadores, Pedro Paulo Tolares, os vereadores: Jero Neto, Sargento Galibert  Braz Jaciro, Emerson Gonçalves, Professora Eucaris Barros, Joaquim da Alameda, Hilton Gusmão, Paulo Silva e Rosy Prado.

Leia Também:  IBGE prevê safra de 299,6 milhões de toneladas para 2024

Os “Jogos Estudantis Várzea-grandense 2024” seguirão com suas competições até o dia 16 de abril, culminando em uma cerimônia de encerramento. O evento não apenas proporciona momentos de competição saudável, mas também reforça a importância da educação física e do esporte na formação dos jovens cidadãos de Várzea Grande.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

5 recordes de Senna que ainda não foram quebrados 30 anos após sua morte

Publicados

em

Senna comemora o título mundial de F1 em 1991 Foto: Pascal Rondeau/Allsport

A história de Ayrton Senna na Fórmula 1 foi interrompida abruptamente há 30 anos, no trágico acidente em 1º de maio de 1994, no GP de San Marino, em Ímola, na Itália. O legado e números do ídolo brasileiro, porém, ainda continuam no topo da principal categoria do automobilismo.

 

Números e recordes que ainda resistem

Rei de Mônaco. As seis corridas vencidas por Senna nas ruas de Monte Carlo estão entre as marcas do brasileiro que ainda resistem após três décadas. É o maior vencedor da prova, com a última vitória em 1993. Graham Hill e Michael Schumacher somaram cinco vitórias.

Vitórias consecutivas num mesmo GP. Em Mônaco, Senna conquistou cinco vitórias consecutivas (1989 a 1993). Esse recorde é dividido com Lewis Hamilton, que também soma cinco triunfos seguidos só que no GP da Espanha (2017 a 2021).

Senna somou oito poles positions consecutivas. O ex-piloto da McLaren superou o feito de Niki Lauda, que somara seis poles seguidas em 1974. O brasileiro atingiu o número em 1989.

Leia Também:  Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande disponibilizam 56 vagas para aulas gratuitas de jazz e ballet

Poles consecutivas num único GP também na lista de feitos não superados. San Marino foi o local em que o brasileiro largou à frente dos adversários em sete ocasiões seguidas. A sequência foi construída entre 1985 e 1991. A Fórmula 1 deixou Ímola em 2006 e só retomou as corridas no circuito em 2020, batizado agora como GP de Emilia-Romagna.

Senna mantém o recorde de largadas consecutivas na primeira fila. O brasileiro esteve entre 1º ou 2º lugar numa sequência de 24 corridas (da Alemanha, em 1988, até a Austrália, em 1989). Hamilton foi quem mais se aproximou do ídolo (20 vezes —entre o GP da Bélgica, em 2014, ao GP da Itália, em 2015).

Os números da carreira de Ayrton Senna

Equipes: Toleman, Lotus, McLaren, Williams;

Títulos: 3 (1988, 1990, 1991);

Vice-campeonatos: 2 (1989, 1993);

Vitórias: 41;

GPs: 161;

Temporadas: 11 (de 1984 a 1994);

Poles positions: 65;

Pódios: 80;

Pontos: 614;

Voltas mais rápidas: 19;

Abandonos: 60;

Voltas lideradas: 2931 voltas;

Hat-trick (pole, vitória e volta mais rápida): 7;

Leia Também:  IBGE prevê safra de 299,6 milhões de toneladas para 2024

Grand slam (pole, volta mais rápida e vitória de ponta a ponta): 4.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA