Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Etapa Estadual

Jogos Estudantis consagram seleções campeãs mato-grossenses

A competição promovida pela Secel é disputada por estudantes de 15 a 17 anos de todas as regiões de Mato Grosso nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol

Publicado em

ESPORTES

Foto: Cida Rodrigues

A edição 2024 dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses foi encerrada nesta quinta-feira (18.07), consagrando as seleções campeãs estaduais de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. A competição promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é disputada por estudantes de 15 a 17 anos de todas as regiões de Mato Grosso.

“É uma sensação muito gratificante ganhar o título de campeã mato-grossense. A gente treina muito pra estar aqui onde a gente chegou. A gente sabia que iam ter equipes qualificadas aqui, mas a gente treinou e se preparou bastante pra isso. Agora é comemorar!”, celebra a estudante Jaíne Vieira, campeã mato-grossense de futsal com a seleção de Várzea Grande.

Além dos títulos estaduais, as seleções campeãs representam Mato Grosso nos Jogos da Juventude, que são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).  A competição nacional reunirá os melhores atletas de até 17 anos do país, no mês de novembro, em João Pessoa (PB).

Para a campeã mato-grossense com a seleção de handebol de Sorriso, Melissa Moreno, a dedicação aos treinos continuará sendo determinante para o sucesso na etapa brasileira.

Leia Também:  Começa nesta terça-feira (18) a 4ª Conferência Estadual que vai debater emergência climática em Cuiabá

“Essa conquista mostra que todo o nosso trabalho e dedicação nos treinos está valendo a pena. Treinamos todos os dias, às vezes à tarde e à noite, e agora a expectativa é que vamos alcançar também nossos objetivos na etapa brasileira, vamos competir com as melhores atletas de cada Estado, vai ser muito importante e mais um aprendizado para nós”, destaca a jogadora.

Sediada em Várzea Grande, de 12 a 18 de julho, a etapa estadual dos Jogos teve a participação de 92 seleções de 36 municípios mato-grossenses, totalizando cerca de 1.100 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. As equipes participantes já haviam sido vencedoras das etapas regionais de sua modalidade e gênero.

Conheça as seleções campeãs mato-grossenses:

Basquetebol Masculino: Nova Mutum

Basquetebol Feminino: Barra do Garças

Futsal Masculino: Alto Paraguai

Futsal Feminino: Várzea Grande

Handebol Masculino: Sorriso

Handebol Feminino: Sorriso

Voleibol Masculino: Alta Floresta

Voleibol Feminino: Sinop

 

Etapas estaduais de competições escolares

Depois de 10 etapas regionais envolvendo os municípios de todas as regiões do Estado, os Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses seguem para as fases estaduais.

Leia Também:  Professores e alunos da Rede Estadual de MT podem receber até R$ 11 mil em auxílio para pesquisa

As disputas estaduais das modalidades coletivas são divididas por faixa etária. De 12 a 18 de julho, estudantes de 15 a 17 anos competiram na etapa estadual dos Jogos Estudantis de Seleções, que foi sediada em Várzea Grande. E de 25 a 31 de julho, em Lucas do Rio Verde, estudantes de 12 a 14 anos disputam os títulos mato-grossenses dos Jogos Escolares.

Já para as modalidades individuais, que já começa na fase estadual, as disputas ocorrem simultaneamente com as duas competições. De 4 a 7 de julho, Primavera do Leste sediou a etapa estadual de badminton, ciclismo, judô, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez.

A segunda parte da competição estadual de modalidades individuais acontece a partir deste sábado (20.08), abrangendo atletismo, ginásticas rítmica e artística, natação, taekwondo, karatê e wrestling. A competição será sediada pelo município de Várzea Grande.

Para realização das competições escolares mato-grossenses, a Secel-MT conta com a parceria dos municípios-sedes e apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Com três mato-grossenses, sorteio da Copa do Brasil será realizado nesta sexta-feira

Cuiabá, União e Operário-VG representam Mato Grosso no torneio; veja quem o trio pode enfrentar

Publicados

em

Foto: Rafael Ribeiro - CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realiza na tarde desta sexta-feira (07), o sorteio dos duelos da primeira fase e a definição dos mandos de campo da segunda fase da Copa do Brasil de 2025.

Mato Grosso terá três representantes no torneio: Cuiabá, campeão do Campeonato Mato-grossense 2024, União, vice-campeão do Campeonato Mato-grossense 2024, e Operário-VG, campeão da Copa FMF 2024.

O Cuiabá está presente no pote A, ao lado de Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, América-MG, Bragantino, Vasco, Atlético-GO e Juventude. Sendo assim, o adversário do Dourado sairá do pote E, que tem União de Rondonópolis, Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, FC Cascavel, Pouso Alegre, ASA de Arapiraca, Porto Velho e Águia de Marabá.

O Operário-VG está no pote F, com Ceilândia, Concórdia, Humaitá-AC, Inter de Limeira, Maranhão, Operário-MS, Sergipe, Trem-AP e Tuna Luso. O Chicote terá pela frente algum time do pote B, que tem Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque ou Sampaio Corrêa.

Presente no pote E, o União pode enfrentar Atlético-MG, Athletico-PR, Cuiabá, Fluminense, Grêmio, América-MG, Bragantino, Vasco, Atlético-GO e Juventude, clubes do pote A.

Leia Também:  Turismo em MT ganha força com R$ 94 milhões em obras de infraestrutura

Ao todo, 92 times disputam a Copa do Brasil. Na primeira fase, 80 clubes entram em campo em jogos únicos, com mando de campo da equipe pior rankeada no ranking da CBF. O vencedor conquista a vaga para a segunda fase. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA