CUIABÁ

ESPORTES

Corinthians aumenta distância na ponta do ranking feminino de clubes

Publicado em

ESPORTES


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (14) a atualização anual do ranking nacional de clubes no futebol feminino. Atual campeão paulista, brasileiro e da Libertadores, o Corinthians não apenas manteve a liderança como aumentou a diferença para a segunda colocada Ferroviária.

Em 2021, o Timão assumiu a ponta com 10.792 pontos, deixando as Guerreiras Grenás para trás, com 9.216 pontos. Na atualização de 2022, o Alvinegro subiu para 11.360 pontos, enquanto a equipe do interior paulista desceu para 8.952 pontos.

A estatística considera os resultados dos clubes nos últimos cinco anos no Campeonato Brasileiro. O campeão da Série A1 (primeira divisão), por exemplo, recebe 800 pontos. O vice leva 640 pontos, 40 a mais que o terceiro. Já o time vencedor da Série A2 (segunda divisão) ganha 400 pontos. Às pontuações, são atribuídos pesos. O desempenho mais recente (no caso, o de 2021) é multiplicado por cinco, o imediatamente anterior (2020) por quatro e assim sucessivamente até o quinto ano (2017).

O Avaí/Kindermann subiu do quinto para o terceiro lugar, com 8.632 pontos, ultrapassando Santos (que teve o peso do título nacional de 2017 reduzido) e Flamengo (que deixou de ter em conta na pontuação a conquista do Brasileiro de 2016). As Sereias da Vila, que estavam empatadas com as Rubro-Negras no ranking passado, ocupam a quarta posição de forma isolada (8.568), enquanto as cariocas estão em quinto (8.112). O São José segue em sexto (7.624).

Leia Também:  Campeonato Mineiro: Atlético busca empate com Villa Nova na estreia

A sequência do top-10 é toda nova se comparada a 2021, com as entradas, pela ordem, de Internacional, Minas Brasília, Grêmio e São Paulo. Atual vice-campeão brasileiro, o Palmeiras avançou dez posições na tabela e aparece em 11º, na cola do Tricolor Paulista. Iranduba (caiu de sétimo para 12º), Audax-SP (oitavo para 16º), Ponte Preta (nono para 13º) e Vitória (décimo para 14º) deixaram o grupo dos dez melhores clubes.

O calendário do futebol feminino brasileiro em 2022 será inaugurado com a primeira edição da Supercopa do Brasil, entre os dias 6 e 13 de fevereiro. A competição terá os confrontos revelados nesta segunda-feira (17), em cerimônia na sede da CBF, às 15h30 (horário de Brasília). O torneio reunirá Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Real Brasília e Esmac-PA.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Na volta ao circuito mundial, Rafaela Silva é ouro em Portugal

Publicados

em


A brasileira Rafaela Silva foi campeã do Grand Prix de Almada, em Portugal, na categoria até 57 kg nesta sexta-feira (28). Esse foi o primeiro ouro da campeã olímpica em 2016 dentro do Circuito Mundial desde que ela retornou da suspensão de dois anos por doping.

O retorno da atleta aos torneios havia ocorrido no final da temporada de 2021. Na primeira competição internacional depois de retornar as disputas, em novembro de 2021, Rafaela havia sido eliminada na primeira luta no Azerbaijão. Ela já tinha conquistado também o Mundial Militar em 2021, mas o torneio não faz parte do Circuito Mundial da modalidade.

Na decisão do ouro, nesta sexta-feira, a carioca passou pela holandesa Pleuni Cornelisse por ippon. Ao subir no lugar mais alto do pódio, ela somou 700 pontos no ranking mundial. Na campanha que culminou com o ouro, Rafaela passou pela suíça Evelyne Tschopp, a tcheca Vera Zemanova e a sul-coreana Eunsong Park antes da final.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cuiabá e Luverdense farão o 54º duelo histórico; Dourado leva vantagem
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA