Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

ECONOMIA

Estatal boliviana reduz 30% do fornecimento de gás natural ao Brasil

Publicado em

ECONOMIA

A Petrobras informou hoje (21) que vem recebendo, ao longo do mês de maio, volumes de gás natural inferiores aos solicitados no âmbito do contrato firmado com a estatal boliviana YPFB, o que está impactando o planejamento operacional da companhia brasileira.

“Tal redução da ordem de 30% não estava prevista e implica a necessidade de importação de volumes adicionais de gás natural liquefeito para atendimento aos compromissos de fornecimento da Petrobras”, diz a nota da estatal brasileira.

A Petrobras também informou que está tomando as medidas cabíveis visando ao cumprimento do contrato pela YPFB.

Edição: Kelly Oliveira

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Despesa com salários do Governo de MT tem aumento de quase o dobro em relação à receita
Propaganda

ECONOMIA

Mato Grosso registra mais de 86 mil novos negócios em 2023

Publicados

em

Foto: Reprodução

No decorrer de 2023, Mato Grosso registrou 86.792 novas empresas, conforme o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O crescimento (7,6%) representou o maior avanço na região Centro-Oeste, seguido do estado do Goiás (3,7%). Distrito Federal e Mato Grosso do Sul apresentaram quedas, de -0,3% e -0,4%.

No ranking nacional de criação de empresas em 2023, Mato Grosso ocupou a 11ª posição. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideraram a lista, representando a região Sudeste.

Os dados anuais do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian também apontam a criação de 3,9 milhões de novos empreendimentos no em 2023, marcando um crescimento de 1,0% em relação a 2022. O setor de ‘Serviços de Alimentação’ liderou as aberturas de empresas, com um aumento de 6,8%.

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, atribui o crescimento do setor de serviços de alimentação à crescente demanda por comida pronta, ao aumento da utilização de aplicativos de entrega, aos baixos custos iniciais para abertura de negócios e à vasta gama de possibilidades criativas. Ele ressalta que o Brasil oferece um ambiente propício para a inovação e o empreendedorismo.

Leia Também:  Mato Grosso registra mais de 86 mil novos negócios em 2023

Em termos de segmentos, os “Serviços” lideraram a criação de empresas em 2023, seguidos pelo “Comércio” e pela Indústria. A categoria “Demais”, que engloba segmentos primário, financeiro e terceiro setor, também contribuiu para o crescimento, ainda que em menor escala.

Quanto à formalização dos negócios em 2023, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram a escolha predominante, seguidos pelas Sociedades Limitadas, representando 20,4% do total.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA