ECONOMIA
Conta de luz terá bandeira verde em fevereiro para os mais pobres
ECONOMIA


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que irá aplicar a bandeira tarifária verde no mês de fevereiro para os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. Com essa bandeira, que indica condições favoráveis de geração de energia, não há acréscimos na tarifa.
A bandeira verde também esteve em vigor nos meses de dezembro e janeiro. Para os demais consumidores de energia elétrica, a bandeira vigente até abril será a de Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.
A bandeira tarifária é um adicional cobrado nas contas de luz para compensar os custos extras decorrentes da geração de energia por meio de usinas termelétricas. A bandeira ficará verde por conta da previsão de chuvas dentro da média, o que favorece a geração de energia por termelétricas.
Neste momento, a bandeira verde vale apenas para os consumidores com tarifa social, que programa que concede descontos a consumidores de baixa renda inscritos em benefícios do governo.
Instituída pelo Ministério de Minas e Energia, a bandeira Escassez Hídrica visa a cobrir os custos da geração de energia por usinas térmicas necessárias para garantir o fornecimento durante a crise hídrica. A bandeira Escassez Hídrica seguirá em vigor até abril de 2022.

ECONOMIA
Governo quer privatizar Porto de Santos ainda neste ano, diz ministro


O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, nesta quinta-feira (26) que o governo mantém a intenção de privatizar o Porto de Santos ainda em 2022, junto com a 7ª rodada de leilões de aeroportos. Segundo Sampaio, o calendário eleitoral não deve afetar as vendas.
O edital deve ser lançado no quarto trimestre, e o leilão ainda este ano, disse o ministro a jornalistas da mídia internacional.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
A 7ª rodada de aeroportos inclui os terminais de Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG) e Montes Claros (MG) deve acontecer até agosto, mas o governo aguarda aval do TCU (Tribunal de Contas da União) para o edital.
Sampaio alfinetou o líder das pesquisas eleitorais, Luiz Inácio Lula da Silva, dizendo que com ele no Planalto não será possível ter os investimentos necessários para infraestrutura do país sem a participação do capital privado.
“Essa é uma demanda da sociedade”, disse ele.
-
CIDADES2 dias atrás
Outdoor com ataques ao presidente Jair Bolsonaro é publicado em cidade de MT
-
GERAL7 dias atrás
Filha de motorista de ônibus que perdeu braço na BR-163 faz cota virtual para visitar o pai
-
GERAL7 dias atrás
Primeira morte por hipotermia em onde de frio é registrada em Mato Grosso
-
GERAL7 dias atrás
Homem é preso em flagrante pela Polícia Militar transportando 103 peças de peixe
-
POLÍCIA2 dias atrás
Carga de soja roubada é recuperada e barracão usado por criminosos como depósito ‘cai’
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Emendas destinam R$ 33 milhões para estrada que interliga rodovias; obra desafogará BR-163
-
GERAL7 dias atrás
Semirreboque se desprende, atinge caminhonete na contramão e casal morre
-
POLÍCIA2 dias atrás
Médico comete suicídio e se mata com tiro na cabeça no interior de Mato Grosso