Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

ECONOMIA

Bolsonaro nega planos de taxação de empresas como Shein e Shopee

Publicado em

ECONOMIA

source
Bolsonaro é contra o aumento de impostos e defende solução alternativa
Reprodução: ACidade ON

Bolsonaro é contra o aumento de impostos e defende solução alternativa

O presidente Jair Bolsonaro contraria Paulo Guedes e afirma que não concorda em assinar medida provisória para taxação de compras por aplicativos. A tese do seu ministro é a de que o digitax (imposto para compras digitais) deve ser uma saída para “equalizar o jogo”.

“Não assinarei nenhuma MP para taxar compras por aplicativos de comércio virtual como Shopee , AliExpress , Shein , etc como grande parte da mídia vem divulgando. A saída deve ser a fiscalização, não o aumento de impostos”.

Paulo Guedes foi questionado na quinta-feira, durante o seminário “Perspectivas econômicas do Brasil”, promovido pela Arko Advice e o Traders Club, sobre a questão que envolve empresas chinesas e seus preços difíceis de se competir.

“Nosso time está trabalhando em digitax com a OCDE. A China é capitalismo selvagem. Está praticando Adam Smith: passa por baixa da aduana, isso é século XVIII, não tem salário mínimo lá.”, diz Guedes.

Leia Também:  Despesa com salários do Governo de MT tem aumento de quase o dobro em relação à receita

“Tem todo tipo de fraude lá, mas queremos que a regra do jogo seja igual para todo mundo. É uma fraude porque falsifica o valor do bem. Tem algo acontecendo e temos que olhar. Acho que estamos entrando no mundo digital cada vez mais”, complementa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

Mato Grosso registra mais de 86 mil novos negócios em 2023

Publicados

em

Foto: Reprodução

No decorrer de 2023, Mato Grosso registrou 86.792 novas empresas, conforme o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O crescimento (7,6%) representou o maior avanço na região Centro-Oeste, seguido do estado do Goiás (3,7%). Distrito Federal e Mato Grosso do Sul apresentaram quedas, de -0,3% e -0,4%.

No ranking nacional de criação de empresas em 2023, Mato Grosso ocupou a 11ª posição. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideraram a lista, representando a região Sudeste.

Os dados anuais do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian também apontam a criação de 3,9 milhões de novos empreendimentos no em 2023, marcando um crescimento de 1,0% em relação a 2022. O setor de ‘Serviços de Alimentação’ liderou as aberturas de empresas, com um aumento de 6,8%.

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, atribui o crescimento do setor de serviços de alimentação à crescente demanda por comida pronta, ao aumento da utilização de aplicativos de entrega, aos baixos custos iniciais para abertura de negócios e à vasta gama de possibilidades criativas. Ele ressalta que o Brasil oferece um ambiente propício para a inovação e o empreendedorismo.

Leia Também:  Mato Grosso registra mais de 86 mil novos negócios em 2023

Em termos de segmentos, os “Serviços” lideraram a criação de empresas em 2023, seguidos pelo “Comércio” e pela Indústria. A categoria “Demais”, que engloba segmentos primário, financeiro e terceiro setor, também contribuiu para o crescimento, ainda que em menor escala.

Quanto à formalização dos negócios em 2023, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram a escolha predominante, seguidos pelas Sociedades Limitadas, representando 20,4% do total.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA