CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá realiza novo mapeamento para traçar perfil e quantitativo da população em situação de rua e imigrantes na capital

Publicado em

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, realiza de 27 a 29 de junho, novo mapeamento para traçar  o perfil e o quantitativo da população em situação de rua e imigrantes.

A ação integra o Projeto Quero te Conhecer, realizada desde 2017, tendo como principal objetivo identificar a realidade atual, principais demandas, a fim de elaborar novas políticas públicas efetivas no atendimento dessas pessoas. 

Dados registrados apontam que em 2021, foram identificadas 96 pessoas em situação de rua. Em 2019,  212.  A equipe será formada por técnicos da Coordenadoria de Proteção Especial, em dois períodos, matutino (10h às 12h) e vespertino (16h às 19h). 

A equipe de abordagem social irá percorrer os principais pontos de concentração, como o Morro da Luz, Beco do Candeeiro, região da Rodoviária, avenidas Barão de Melgaço, Carmindo de Campos, do CPA, trevo do Santa Rosa, praças Ipiranga, Orla e do Porto e viaduto do Shopping Três Américas. 

Durante a ação serão realizadas entrevistas, onde serão levantados dados como identificação pessoal, escolaridade, documentação, emprego e renda, familiares, condições de saúde, entre outros pontos para conhecer o perfil atual da população em situação de rua e imigrantes.

Leia Também:  Aeroporto de Cuiabá está perto da internacionalização

“Esse levantamento servirá de base para elaboração de novo relatório baseado na identificação das pessoas que utilizam das ruas como espaço de moradia e ou sobrevivência e as unidades de acolhimento como moradia provisória. É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e,  da primeira-dama Márcia Pinheiro,  ofertar cada vez mais melhores condições e acesso aos programas e ações que contribuam às suas vidas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, Hellen Ferreira. 

Nas abordagens aos imigrantes, informou a secretária, serão oferecidas cestas básicas  àqueles que aceitarem retornar para suas casas. A equipe irá acompanhar até as residências para validação das informações.

Além da abordagem nos pontos de concentração, serão entrevistados também as pessoas que estão nas unidades de acolhimento e no Centro Pop. 

“Mesmo se que consigamos todo o detalhamento, poderemos coletar informações,  tabular os dados recebidos e traçar um perfil do público. As pessoas que se negarem a participar serão classificadas como “não quiseram se manifestar”, explica  a coordenadora de Proteção Social Especial, Fabiana Soares. 

“Após as abordagens, a equipe técnica da coordenação de proteção social especial fará a compilação e análise dos dados. Com eles, será possível obter informações para implementar políticas públicas para atender as necessidades desse público”, finalizou Ferreira.

Leia Também:  Semob capacita colaboradores da Águas Cuiabá sobre sinalização temporária de obras

Projeto Quero te Conhecer:

O Serviço de Abordagem Social é um serviço contínuo, tem por finalidade, assegurar o atendimento e o desenvolvimento de atividades de sociabilidade, visando o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, como forma de contribuir para a construção de novos projetos e trajetórias de vida.

Para tanto as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) “Centro e Norte” realizaram, nesses quatro anos de gestão, abordagens em períodos alternados, em praças, galpões/casarões, viadutos e rodoviária, entre outros, a fim de mapear esta população para então discutir estratégias, levantar desafios e recomendações, objetivando a formulação de políticas públicas dirigidas para esse segmento populacional. Agora, com a entrega do Centro Pop, no final do mês de maio desse, os técnicos do Centro de Referência que estão realizando o trabalho. 

A equipe de Abordagem social também realiza a entrega de cobertores, marmitas, além de orientações e encaminhamentos para unidades de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, e Centro Pop, bem como foram ofertadas passagens para retorno à cidade de origem, atendendo o desejo dos cadastrados.

Tendo como público alvo estendido, desde 2020, o projeto também é executado para os imigrantes e LGBTQIPA+.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Área tomada por lixo é transformada em novo complexo esportivo para moradores do bairro Planalto

Publicados

em

Um trabalho em conjunto entre as diferentes esferas do poder público resultou na transformação de uma área utilizada para descarte irregular de lixo em um novo espaço de lazer à população cuiabana. Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Cuiabá entregou o Complexo Esportivo Maria nos Anjos Nascimento, no bairro Planalto.

A construção foi possível graças à parceria com a Câmara Municipal, por meio do vereador Cezinha Nascimento, contando ainda com as importantes colaborações do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) e do deputado estadual Elizeu Nascimento. O complexo beneficia mais de 5 mil pessoas do Planalto, além de moradores dos bairros vizinhos.

A “Arena Planalto”, como já é carinhosamente chamada, é composta por três quadras de areia voltadas para a prática do futevôlei. A área ao redor recebeu ainda novo calçamento, instalação de bancos e lixeiras. Todo espaço possui iluminação de LED, garantindo a segurança necessária para sua utilização também durante o período noturno.

“Aqui começamos tirando um bolsão de lixo e muitos não acreditavam que ia dar certo. Mas, o prefeito Emanuel Pinheiro autorizou o início da obra e estamos entregando mais um complexo de lazer para o bairro Planalto. A primeira arena de futevôlei da nossa comunidade. No miniestádio também solicitamos a iluminação e fomos atendidos. Agora, está pronto também, o campo 100% iluminado”, explicou o presidente da Associação de Moradores, Lucas Tintim.

Leia Também:  Área tomada por lixo é transformada em novo complexo esportivo para moradores do bairro Planalto

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, relatou que a limpeza executada no local resultou na retirada de mais de 40 caminhões de lixo. Segundo ele, a área era tomada pelo mato, escuridão, servindo de esconderijo para objetos furtados ou roubados e também para o consumo de drogas ilícitas.

“Me lembro de muito mato, lixo, garrafa, gato e cachorro morto, de tudo um pouco. Hoje é um local saudável, iluminado, com uma quadra, um espaço que o cidadão pode correr, brincar, jogar. Enfim, o jovem do Planalto, que há pouco tempo tinha um local escuro, hoje tem um local de prática de esporte. Isso se chama qualidade de vida. Isso melhora a autoestima das pessoas. Isso traz a cultura da paz”, disse Stopa.

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, completou a fala do vice-prefeito e reforçou que a triste realidade foi vivida por mais de 35 anos. Todavia, por meio desse trabalho em conjunto, essa situação foi totalmente transformada, melhorando a vida da comunidade.

Leia Também:  Prefeito e vice vistoriam obras de pavimentação asfáltica no bairro Parque Amperco

“O prefeito Emanuel Pinheiro me chamou e falou ‘Júnior, apoie! Veja o que precisa, vai e apoie’. Falamos com o deputado Emanuelzinho e, de pronto, ele colocou recursos à disposição para que a gente fizesse a iluminação de LED, moderna. O Stopa nos ajudou com toda a parte de areia. Enfim, aqui foi uma obra realmente em conjunto”, enfatizou Júnior Leite.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) afirmou que está à disposição para promover uma Cuiabá melhor para todos. “Eu me sinto honrado por fazer parte dessa história, de estar com toda essa equipe de garra, trabalhando para que possamos fazer com que a população se sinta orgulhosa de viver em seu bairro. São os moradores, que conhece cada palmo dessas ruas, que sabe a importância que um campo, que uma iluminação ou que uma revitalização, tem na vida dos jovens e de suas famílias”, pontuou o parlamentar.

Também participaram da solenidade de entrega o deputado estadual Elizeu Nascimento, e os vereadores Cezinha Nascimento, Robertinho Fernandes, e Sargento Vidal. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA