Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Parceria entre Secretaria de Habitação Municipal e Associação de Moradores contemplará 122 famílias do bairro Vila Verde

Publicado em

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária em parceria com a Associação dos Moradores do bairro Vila Verde,  recebeu o projeto para a regularização fundiária de 122 famílias. Na semana passada, o secretário de Habitação, Leonardo Leão, se reuniu com representantes da Associação, José Maurício Pereira, e o representante da empresa que idealizou o projeto, o arquiteto Cláudio Miranda. 

“Por meio da UFMT chegamos à parceria com o  Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso CAU/MT, que, posteriormente, contratou a empresa responsável por elaborar o projeto de regularização fundiária. A empresa privada fez o processo de regularização , com uso de drone, topografia, cadastro social e reuniões. A última etapa foi a reunião onde entregamos o projeto ao secretário Leonardo Leão. Estamos esperando há 40 anos essa regularização e, agora,  na gestão Emanuel Pinheiro foi possível montarmos essa parceria que deu certo”, comentou o líder do bairro José Maurício.  
Conforme o secretário de Habitação, Leonardo Leão, o próximo passo será encaminhar o projeto para avaliação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e depois enviá-los ao cartório para validar os títulos . “Após esse trâmite, se estiver tudo legal, é só prepararmos a entrega dos títulos definitivos.É uma experiência pioneira , onde todos os entes comunidade poder público privado e conselhos e universidade se unem num propósito de desenvolver uma ação que visa a melhoria de todos . É uma parceria, onde todos ganhamos”, explicou.
Proprietário da empresa Mirar – Arquitetura e Tecnologia, Cláudio Miranda, conta que os recursos para a elaboração deste projeto  foram aportados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, sob o comando do presidente André Nör. “Essa parceria é do bem, com a Habitação e a associação dos moradores e o CAU foi muito importante por causa do aporte financeiro.  Foi feito o  georreferenciamento, e aguardamos agora, a Secretaria de Habitação aprovar. É inovadora  essa nova maneira de regularizar áreas, esse processo durou cerca de 6 meses. Das 122 famílias, 113 são  de baixa renda e a gente faz pela REURB-S , onde  as pessoas são isentas de pagar pelos títulos “, comentou ele. 
 
Leia Também:  Arena Pantanal vai ser sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Arena Pantanal vai ser sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Arena Pantanal, em Cuiabá, vai receber jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O estádio, gerido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), foi indicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na candidatura do Brasil para concorrer como sede da competição. O resultado foi divulgado na madrugada desta sexta-feira (17.05), durante congresso da Fifa em Bangkok, na Tailândia.

“Estamos muito felizes com essa escolha, pois é o resultado de um trabalho de uma equipe incrível e de uma estrutura de Governo sensacional, que nos dá todo o apoio. São mais de cinco anos de trabalho para deixar os nossos equipamentos esportivos e as nossas estruturas prontas e em condições de receber grandes eventos dessa forma. Mato Grosso, mais uma vez, marca a história do esporte em nosso país”, ressaltou o secretário da Secel-MT, Jefferson Carvalho Neves.

Esta será a primeira vez que a Copa do Mundo Feminina de Futebol será disputada na América do Sul. O Brasil já havia recebido duas copas masculinas, em 1950 e em 2014, sendo que, em 2014, a Arena Pantanal também foi subsede da competição masculina.

Leia Também:  Arena Pantanal vai ser sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Em setembro do ano passado, a coordenadora-geral da candidatura do Brasil para a competição, Jacqueline Barros, afirmou que Cuiabá estava apta para receber os jogos da competição esportiva. “Escolhemos Cuiabá por já ter essa experiência na Copa do Mundo de 2014 e ter toda a estrutura necessária”, relatou Jacqueline.

Ela ressaltou, ainda, que a escolha é fruto dos investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado na Arena Pantanal. “Tem estádio pronto, infraestrutura, rede hoteleira, centro de treinamento. E outra, é um local acolhedor, né? Aqui temos um povo acolhedor que sabe receber bem os turistas, o público, os torcedores”, pontuou a representante da CBF.

Na votação desta sexta-feira, o Brasil venceu por um placar de 119 votos a 78 para Bélgica, Alemanha e Holanda. Os países europeus haviam apresentado uma candidatura conjunta que concorria com a proposta brasileira. Já os Estados Unidos e o México haviam desistido da disputa em abril.

GRANDES COMPETIÇÕES

Investimentos e trabalhos contínuos do Governo de Mato Grosso na Arena Pantanal tornaram o estádio palco da elite do futebol e de variados eventos, possibilitando o fortalecimento de clubes mato-grossenses e impactando positivamente a economia local e o lazer oferecido à população.

Leia Também:  Arena Pantanal vai ser sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Mantida pela Secel, a Arena recebeu importantes competições ao longo dos últimos anos, dentre elas a Copa América, Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, Copa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e jogos da série A do Brasileirão.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA